quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Como a comida afeta nosso cérebro?

Bom dia pessoal,

o vídeo abaixo, um daqueles videozinhos curtos e maravilhosos TED, mostra do que nosso encéfalo é formado e como os alimentos podem influenciar nosso humor, nosso comportamento, nosso dia e vida de uma forma geral.

Apreciem, mas não deixem de associar com os seus hábitos alimentares. O que está bom? O que pode melhorar na sua rotina alimentar? Aprendam (o que exige paciência e dedicação - eu mesmo estou engatinhando nisso) a observar o que  uma refeição faz ao seu corpo.

O que você sente quando você come o suficiente? E quando você sai de um rodízio de comida japonesa/pizza...? Você consegue notar a diferença na sua disposição para cumprir outras tarefas? Observe todos esses pontos no vídeo, vale cada minuto:



Conhecimento é vida!

15 comentários:

  1. Nossa, que interessante professor, agora entendo o motivo de logo depois do almoço sentir sono, ou depois de uma refeição à base de carboidratos sobrecarrega tanto nosso organismo.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que almoço ou janto sinto o corpo mais lento, um soninho 😴,e isso aumenta ou diminui em relação ao que ingiro,por exemplo quando como coisas mais saudáveis ou quando como coisas mais pesadas como massas,ou como citado acima comidas japoneses que em grande parte é alimento cru, de certa forma fico "estufada"com a sensação de que passei dos limites ao comer em um rodízio, já quando como de forma que satisfaça sem exageros já não sinto essa sensação de estar "passando mau". Vou passar a observar muito mais a partir desse vídeo 😊

    ResponderExcluir
  3. Sempre fico notando como eu fico com uma preguiça (sono) depois que almoço e janto, mas fiquei super interessada no vídeo e vou começar a reparar toda vez que isso acontece!

    ResponderExcluir
  4. É muito comum para mim sentir muito sono após o almoço mesmo tendo dormido a quantidade de horas suficiente para que o dia seja produtivo, e quando como comidas mais pesadas me sinto mais cansada facilmente, a minha disposição muda conforme minha alimentação. Ou seja, quanto mais saudável a alimentação mais disposição eu sinto para fazer as atividades do dia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o vídeo, muito interessante. Eu sempre optei por me alimentar melhor, prefiro comidas leves justamente por me deixar mais disposta e com uma sensação mais leve. Porém não deixo minha comida japonesa/pizza de lado hahah e a maioria das vezes que como esses tipos de alimentos mais pesados é no período da noite, o que me traz uma certa preguiça após a refeição e também sinto que preciso de algumas horinhas para dormir, acho que sinto essa necessidade justamente por comprometera saúde do cérebro como o vídeo explica.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre noto diferença, quando como comidas mais pesadas a longo prazo me sinto mais estressado e sem muita disposição. Eu sempre comi muita carne vermelha, porém a um mês atrás decidi fazer digamos que um "experimento" com meu corpo, comecei a fazer exercicios todos os dias, cortei a carne vermelha,e comia fruta todos os dias, me sentia muito mais disposto e feliz, acordava Até mesmo mais cedo do que o costume já com uma ótima disposição, eu semrpe acordo umas 6:30 para trabalhar, nessas semanas que cortei a carne acordava as 6, 5:30. Para não passar aquela vontade de comer um hambúrguer, aos finais de semana eu comia carne vermelha, e quando comia não me sentia nada bem, sempre passava mal, me sentia muito estufado, e me dava vontade de vomitar por estar muito cheio. Quando fui voltando aos poucos a comer carne fui notando que voltei a ficar muito mais estressado no meu dia a dia, perdi aquela disposição e os dias foram se tornando mais cansativos. Pretendo em breve tornar a fazer isso, pois sinto que meu corpo e minha cabeça funcionavam muito melhor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei os vídeos, eu Sinto bastante diferença em relação a minha rotina de serviço,geralmente quando vou para o serviço levo mais verduras,legumes e uma quantidade aceitável de carne e ao longo do tarde ingiro o açúcar com isso sinto uma disposição melhor para trabalhar,fazer meus afazeres, estudar quando chego em casa,quando eu abuso e levo alguma massa ou uma comida mais pesada eu já sinto sono,e cansaço mais facil perco 50% da disposição para trabalhar e fico sem ânimo para estudar...Vejo que é importante pensar e repensar no que comemos e como isso pode afetar nossa vida,tanto profissional quanto nos estudos...

    ResponderExcluir
  8. Adorei os vídeos, eu Sinto bastante diferença em relação a minha rotina de serviço,geralmente quando vou para o serviço levo mais verduras,legumes e uma quantidade aceitável de carne e ao longo do tarde ingiro o açúcar com isso sinto uma disposição melhor para trabalhar,fazer meus afazeres, estudar quando chego em casa,quando eu abuso e levo alguma massa ou uma comida mais pesada eu já sinto sono,e cansaço mais facil perco 50% da disposição para trabalhar e fico sem ânimo para estudar...Vejo que é importante pensar e repensar no que comemos e como isso pode afetar nossa vida,tanto profissional quanto nos estudos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos são muito útil em relação a minha rotina no dia a dia, geralmente quando eu chego do trabalho o meu corpo pede para descansar, as vezes eu abrevio eu chego tomo banho, depois eu faço um lanche de batata doce, ovos, e frutas e legumes, carboidratos, para ver se consigo sigo ter uma boa deposição para estuda, trabalha e fazer exercícios físicos, tocar instrumentos...

      Excluir
  9. Os vídeos são muito interessantes, compreendi melhor a forma que os alimentos da nossa dieta cotidiana podem vir a afetar nosso humor. Percebi que temos que ter um equilíbrio em nossa forma de alimentação para que seu funcionamento não seja afetado. Minha dieta costumava ser melhor antes de entrarmos em quarentena, mas sempre busco fazer exercícios e controlar a alimentação nos dias de semana principalmente pelo fato de eu ser pré-diabético. Quando como alimentos como pizza ou lanches me sinto mais preguiçoso e cansado, porém quando me alimento de frutas ou uma refeição balanceada me sinto mais feliz e disposto.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante esse vídeo, AMEI. Agora entendo o motivo de sentir sono depois da refeição, e a mudança de Humor, e o quanto é importante a gente se alimentar bem, pq nosso celebro tbm precisa de combustível para funcionar assim como nosso corpo.

    ResponderExcluir
  11. Sempre após o almoço sinto muito sono e indisposição. Sou vegetariana há 3 anos, mas atualmente não estou me alimentando como deveria e consumindo muito carboidrato. Adoro massas e sempre que como sinto mal estar com a sensação de inchaço.
    O vídeo é muito interessante, faz a gente refletir e pensar mais sobre mudanças na nossa alimentação.

    ResponderExcluir
  12. Bom vídeo. Sim, realmente uma rotina inadequada atrapalha o nosso desempenho, e quando faço uma refeição inadequada,de fato sinto me indisposta e com diminuíção na concentração ao longo do dia.

    ResponderExcluir
  13. Video bem explicativo. Realmente uma alimentação balenceada é muito importante, meu marido é Diabetico e sempre passava mau mesmo com remédios e insulinas, passamos com uma nutricionista e mudamos a alimentação.Faz 6 meses que ele não passou mais mau de precisar ser socorrido e não toma mais nenhuma insulina. Realmente uma boa alimentação muda muito a vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir