quarta-feira, 20 de maio de 2020

Documentário Coronavírus - Linha do Tempo da pandemia

Boa noite pessoal,

Hoje venho trazer esse documentário, brasileiro, feito pelo time do Spotniks, que traça uma linha do tempo desde o surgimento do primeiro relato de Coronavírus até o cenário de um ou dois meses atrás, quando já vivíamos em um estado de Pandemia.

Uma pandemia, quem diria. 
Do nada, fomos obrigados à reclusão, à interiorização. Forçados a repensar nossa rotina, nosso trabalho, nossa forma de interagir. Em parte um desastre e em parte uma ótima oportunidade. Torço para que conseguimos sair dessa como uma sociedade melhor, com uma nova forma de pensar e agir.

Mas, será que alguém tem culpa nessa Pandemia? Não quero dizer em relação ao surgimento do vírus, mas sim à transmissão, à propagação. Pois do primeiro caso até a pandemia existe um abismo enorme.

Assistam o documentário e entendam, de forma mais clara, o papel da China, da OMS, e de todos os países em relação ao COVID-19.

Pessoal, ninguém acertou, aliás, só a Alemanha acertou na forma de lidar com a doença, e por isso até o futebol já voltou por lá.


Após assistir, responda nos comentários: A China e a OMS foram negligentes no processo? Por conta dessa negligencia, seriam as duas "instituições" culpadas pela Pandemia?

Bom documentário!

31 comentários:

  1. Bárbara Marchior

    Sim, essas duas "instituições" foram negligentes e, de alguma forma, são sim as responsáveis pela pandemia. Se elas tivessem sido claras quanto todas as informações desde o início talvez não estaríamos nessa situação. É claro que não da para imaginar exatamente o que teria acontecido caso soubessemos tudo sobre a doença, mas é quase certeza de que algumas atitudes seriam tomadas para previnir melhor. Se desde o começo todos os dados e todas as informações fossem nos passadas estariamos bem mais preparados para encarar algo assim, pois da forma que as coisas foram tratadas meio que o mundo todo foi pego de surpresa e isso poderia ter sido evitado.

    ResponderExcluir
  2. Para mim a China foi negligente no começo do processo ao esconder de todos o primeiro caso do Corona Virus, deixando as fronteiras abertas para que os turistas entrem a saiam do pais com toda normalidade. Se em dezembro/2019 onde tudo começou eles tivessem alertado os outros países, conseguiríamos ter fechados as fronteiras com a china fazendo com que o surto se concentrasse lá no local e não afetasse o mundo todo, onde isso poderia ter parado na china e não fazendo com que o mundo todo se prejudique por orgulho de um pais assumir o erro e querer "apenas ele prejudicarem".
    Hoje a china está estagnado no numero de mortos e é difícil confiar nesta informação em um pais de um regime tão autoritário, mas como podemos acreditar também na OMS que fechou aos olhos as informações passadas pela china e não quis pesquisar mais sobre e ainda acreditou que fechar as fronteiras não seria a solução no momento?
    Na minha opinião tanto a china quanto a OMS é culpado.
    Noma: Ana Clara de Albuquerque Ramos
    RA: 20190377
    Curso: Biomedicina 3º semestre

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que eles foram negligentes sim, pois se a China e a OMS não tivessem acobertado as informações verdadeiras sobre o vírus, talvez os estudiosos e profissionais já tivessem descoberto vacina e medicamento para combater o vírus, e nós não estaríamos vivendo uma pandemia mundial.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a china e a OMS foram sim negligentes e acredito que seus posicionamentos acarretaram sim para algo maior, pois a primeira relação com o coronavírus aconteceu muito antes de avisarem qualquer coisa. Levaram como algo fácil de se estabilizar, mesmo os números de casos subindo, e enquanto isso preferiram manter escondido do mundo. Sendo assim, acho que tanto a china como a OMS tem uma certa culpa em relação a pandemia, pois se tivessem alertado antes, talvez as coisas poderiam estar numa escala menor, e mais preparada.

    Nome: Rafaella Batista Lemos

    ResponderExcluir
  5. Sim, no meu ver a china e a OMS foi totalmente negligente em esconder os casos no inicio de sua proliferação,fazendo com que o vírus se espalhasse a ponto de não ter mais controle, alem da censura cada vez mais ferrenha da internet, borrando qualquer crítica do descaso inicial e impossibilitando a troca de informações entre populares e governantes. A falta de uma posição no inicio da pandemia pela OMS certamente deve se ao medo que a OMS tem de que o governo Chines feche as portas novamente a eles, ou seja, agindo por conveniência. Creio que nao podemos mais tolerar absurdos ambientais e sanitários do governo chinês, que colocam nao so eles como a humanidade em risco.

    Hugo Donizete
    Biomed
    RA: 20181430

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, em primeiro lugar a China que causou esse estrago todo... Se eles tivessem anunciado o vírus antes de tantos casos, talvez não estaria afetando o mundo todo dessa forma, porém acho sim que a OMS foi negligente por não dá importância a vacinas e medicamentos que os profissionais desenvolveram ou tentou desenvolver!! Se não fosse isso o mundo não estaria vivendo esse terror.

    ResponderExcluir
  7. Considero importante lembrar que em 1894 iniciou em Hong Kong a terceira pandemia de peste bubônica e foi necessário cinco anos para que a mesma atingisse nosso país. Atualmente bastou apenas alguns dias para a chegada dos primeiros casos suspeitos. Em termos palpáveis podemos considerar essa pandemia como "contemporânea" pois a mesma mobilizou diversas nações para o combate ao vírus. Acredito que não há um culpado excepcional para essa situação que estamos vivendo. Como disse posteriormente assim como diversas outras doenças que derrubaram países inteiros, gostaria de dar ênfase na necessidade de estarmos prevenidos para uma circunstância como essa. Indo mais fundo também confio que a desinformação e ignorância foram papeis fundamentais para a proliferação. Enquanto países ricos e superpopulosos acreditavam não serem possíveis vítimas desse atentado a saúde, populações subalternizadas precisam urgentemente repensar políticas. Mesmo com todos os avanços, essa doença escancarou países e suas políticas incompetentes, e também o egoísmo vergonhoso de suas populações. Não considero que a OMS nem a China foram as instituições culpadas por tudo. Antes de acreditar que houve negligencia precisamos entender que todos os países que não estão seguindo corretamente os métodos de prevenção também são culpados, o que seria menos pretensioso. Acredito também que a exposição dos profissionais da saúde a diversos fatores patológicos influencia completamente na pré-disposição a problemas de saúde o que gere uma constante busca e avanços na área de pesquisa, e isso tudo garante uma abrangência muito maior no mercado da medicina. Não se trata só da doença e de sua formação (mesmo já havendo consciência de possíveis mutações) e sim de como devemos nos posicionar através dela.
    Vitória Gransoti

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina Vieira20 de maio de 2020 às 22:23

    De alguma forma houve sim negligências partidas dessas duas “instituições”, pela omissão de informações, dados e explicações sobre o Coronavírus, sendo assim, fizeram com que prevenções fossem feitas tardiamente, causando uma proporção extremamente grande, e resultando - se então em uma pandemia.

    Nome: Ana Carolina da Silva Vieira
    RA: 20191400

    ResponderExcluir
  9. Grazielle Longhini
    2º semestre biomedicina

    Após assistir ao documentário é perceptível tamanha negligência por parte da China e da OMS, omitindo informações, censurando meios de comunicação e não adotando medidas para que a disseminação do vírus fosse contida.
    Se após a descoberta do vírus houvessem realizado o máximo de ações possíveis para controlar a propagação certamente o cenário atual seria diferente. Acredito que foram, sim, duas instituições culpadas pela pandemia.

    ResponderExcluir
  10. Francielle Souza Lourenço20 de maio de 2020 às 22:30

    Francielle Souza Loureço- 3º Biomedicina

    Sim, a China e a OMS foram negligentes e culpados pela pandemia pelo fato de terem acobertado por muito tempo o assunto sobre a doença, por não terem tomado as medidas certas sobre as viagens q os chineses fizeram para os outros Países e também por terem desconsiderado por mais de 1 mês em decorrência de mais de mil mortes que o mundo estava vivendo uma pandemia. Como diz no documentário, se tivessem feito o comunicado sobre o novo coronavírus o pais teria contido o surto em 95% e hoje não estaríamos vivendo esse surto. Mesmo com o número de casos confirmados e mortes pela covid-19 a OMS não foi capaz de tomar uma decisão e deixou o mundo virar um caos. Caso tivessem alertado antes, hoje estaríamos com um pouco mais de preparo diante de toda a situação.

    ResponderExcluir
  11. Diante dos fatos apresentados no vídeo e que foram coletados desde o primeiro caso suspeito em Dezembro de 2019 na China, não há dúvidas que tanto o governo Chinês quanto a OMS foram negligentes desde o início desta Pandemia do novo Corona Vírus.
    Várias medidas poderiam ter sido tomadas tanto pelo Governo Chinês quanto pela OMS para tentar controlar e inibir a disseminação e contaminação do vírus pela cidade alvo, mas ao invés disso, muita informação foi censura e manipulada pelo governo Chinês e nenhuma medida maior preventiva tomada pela OMS, que como órgão maior e responsável mundialmente, só confirmou a contaminação de humano para humano quase após um mês.

    ResponderExcluir
  12. Ana Lívia Assoline RA: 20191665 2°semestre Biomedicina.

    Acredito que sim, a suposta pneumonia viral deu início em dezembro, desde então começou o surto na China, a pneumonia foi reconhecida como corona vírus, porém foi sensurada e não foi alertada a gravidade pelas autoridades da china, muito menos tomaram alguma providência para que os pacientes e pessoas da China não saíssem do país para não espalhar para o resto do mundo, como sabemos a China é um país com muitos turistas do mundo inteiro. Somente no dia 31 de dezembro de 2019, depois de semanas, Taiwan revelou um surto de uma pneumonia desconhecida (que no caso não era desconhecida, pois eles já sabiam que havia evidências do corona vírus) transmissível de humano para humano. E por muito tempo, a China e a OMS esconderam algo grave e expondo o mundo todo a uma grave infecção, passando as informações de que era uma pneumonia e um vírus “controlável”, censurando muitas informações de médicos e pessoas que tentaram falar sobre a epidemia que estava acontecendo de corona vírus.
    De acordo com o documentário do dia 09 de janeiro de 2020, a OMS declarou que “não há transmissão significativa de humano para humano” e “não foram relatadas infecções entre os profissionais da saúde” e manteve essa posição até o dia 14 de janeiro de 2020, que declararam a suspeita de transmissão limitada de humano para humano, subestimando a gravidade de contágio.
    E mesmo com o tanto de caso relatados em outros países, a China continuou a declarar a situação “controlável” após confirmar o primeiro caso no país. Depois de 1 mês a China declarou quarentena, porém muita gente já havia deixado a cidade levando o corona vírus ao mundo.
    Mesmo depois de tudo isso, a OMS não declarou a epidemia como emergência de saúde pública internacional. E somente no dia 30 de janeiro de 2020, com o corona vírus em 19 países, em quatro continentes a OMS declarou a epidemia como emergência de saúde pública internacional. Somente em 6 de fevereiro começou a mandar testes para o diagnóstico do corona vírus para alguns laboratórios. Desde de fevereiro a doença tem se espalhado cada vez mais.
    O Brasil foi o primeiro país da América latina a confirmar um caso de COVID- 19, que no caso foi um viajante da Itália, que também estava em uma situação grave.
    Finalmente no dia 11 de março de 2020 a OMS declara uma Pandemia. E a partir disso começou orientar sobre a proteção para evitar o contágio e tomar algumas providências, mesmo assim muitos países não receberam toda proteção necessária e nem testes suficientes para toda população.
    Acredito que se desde do início a China e a OMS tivessem tomado as devidas providências, e não tivessem tentando encobrir as informações e tratado a situação com a gravidade que era desde o início, não teria acontecido a contaminação do mundo todo e não estaríamos numa pandemia no momento, como no documentário mesmo disse, um estudo publicado por uma universidade do Reino Unido, hipoteticamente disse que a se a China tivesse agido 3 semanas antes, o país poderia ter contido o surto em 95%, ou seja, é comprovado que não estaríamos vivendo em uma pandemia.
    É completamente notório que a China e a OMS negligenciaram sim a situação quando não alertaram sobre a situação e censuraram as informações, entretanto, são responsáveis SIM pelo vírus se espalharem pelo mundo.

    ResponderExcluir
  13. Pedro Amauri - 3° sem. Biomedicina

    Diante dos fatos apresentados no vídeo e que foram coletados desde o primeiro caso suspeito em Dezembro de 2019 na China, não há dúvidas que tanto o governo Chinês quanto a OMS foram negligentes desde o início desta Pandemia do novo Corona Vírus.
    Várias medidas poderiam ter sido tomadas tanto pelo Governo Chinês quanto pela OMS para tentar controlar e inibir a disseminação e contaminação do vírus pela cidade alvo, mas ao invés disso, muita informação foi censura e manipulada pelo governo Chinês e nenhuma medida maior preventiva tomada pela OMS, que como órgão maior e responsável mundialmente, só confirmou a contaminação de humano para humano quase após um mês.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Noemi Áquila da Silva – RA 20191704 – Biomedicina 2° semestre
    Sim, para mim, sem dúvidas ambas foram totalmente negligentes em suas atitudes. Houve muita informação oculta que impossibilitou a comunicação e alerta contra um novo coronavírus. O atraso da OMS em declarar as transmissões possíveis e entre humanos fazendo com que o vírus circulasse livremente entre diversos países, para mim, foi o mais chocante. O documentário inteiro na verdade é bem desconfortável, decepcionante.
    Com certeza podíamos ter uma situação diferente hoje, se tantas censuras não tivessem sido aplicadas, talvez tivéssemos esperança de controlar a doença antes que tantas pessoas perdessem seus familiares e amigos, ou a própria vida.
    Ambas tem sim grande parte da culpa, porém em conjunto com outras “instituições” e governos, além de atitudes da própria população.

    ResponderExcluir
  16. Dizer que a China e a OMS não foram negligentes seria muita hipocrisia, já que se tratando de um vírus com mais de 80% de semelhança ao corona vírus da SARS, era bem nítido o potencial destrutivo do vírus. Não é muito difícil entender os motivos da China negar vírus, questões geopolíticas, econômicas e claro, devemos lembrar que no país o sistema é estritamente autoritário. Já a OMS é bem difícil de se compreender, já que uma ameaça de pandemia com um vírus potencialmente mortal e contagioso deveria ser levado a sério independentemente do seu local de origem. A demora para declarar uma pandemia só prejudicou o combate ao contágio, já que muitos testes foram atrasados, demora para instituir uma quarentena e também a falta de urgência para pesquisas relacionadas a vacinas e tratamentos. Caso o governo Chinês tivesse se posicionado de maneira correta em relação a Wuhan desde os primeiros relatos de pneumonia viral, a dimensão dessa pandemia poderia ter sido muito reduzida, até 60% de redução. É importante ressaltar o seguinte fato: Desde 2006 a Yale University vem publicando artigos sobre uma possível nova pandemia relacionada com um vírus do tipo SARS ou MERS, a grande questão aqui, é que nunca foi dada a devida atenção para estudos como esses, mesmo vindos de universidades tão renomadas. Um vírus da gripe poderia ser uma possível forma de extinção da humanidade e não se deu atenção a isso. Bem, podemos ver os reflexos atuais da negligencia de informação, avisos não faltaram.
    Agora nos resta apenas esperar e respeitar o isolamento para que os números não cresçam e a curva decaia. Lembrando que não podemos enxergar uma questão política e ideológica nisso, mas sim uma questão de humanidade e saúde.

    Arthur Miranda Mirandola
    RA 20191161
    Biomedicina 3

    ResponderExcluir
  17. Isabella Silva
    Biomedicina 2°
    RA 20191727

    Seria eu “dona da verdade” ao dizer que a China e a OMS foram negligentes e talvez as possíveis manjedouras para esta ‘desordem’, com o intuito de mudar toda uma globalização mundial e fazer uma redução populacional e ter controle sob cada pessoa nessa terra? Pois bem, jamais! Entretanto como em cada ‘situação de não controle’ que aparece coloca-se a culpa em um pobre animal, neste caso não foi diferente, sobrou até para o nosso querido mamífero voador. Tudo já estava planejado desde o início, a robotização nunca foi tão “útil” quanto agora, para -combater- a propagação desta ‘desordem’ e talvez vigiar a população!? Será que a história dos caixões FEMA eram boatos?
    Tudo se relaciona, abra os olhos e veja. Teoria da conspiração existe, mas neste caso a teoria está na Prática; e bem óbvio que a ‘desordem’ iria começar logo em um país não ‘aberto a expressão’ para deste modo a população sair propagando inocentemente, que ideia *brilhante* fazer uma guerra indireta usando o próprio ser humano como uma bomba de potencial alto destrutível sem ao menos agredir alguém.

    ResponderExcluir
  18. A China foi, sem sombra de dúvidas extremamente negligente em lidar com a situação do coronavírus no país quando tudo começou. Além da irresponsabilidade em censurar estudos e pesquisas feitas sobre o novo vírus; impedir que médicos, cientistas e jornalistas emitissem opiniões, estudos e fatos verdadeiros que poderiam evitar que a doença se espalhasse; a China também omitiu informações para a OMS sobre a situação do país e esta por sua vez replicou continuamente que estava tudo sob controle. A Organização Mundial da Saúde e a China possui uma grande parcela de culpa no alastramento do vírus. Ambas pecaram em prevenir que virasse uma pandemia, ambas permitiram que a China prosseguisse com o calendário normal, ambas prosseguiram tratando o coronavírus como algo que não era de fácil transmissão e, consequentemente, toda essa neutralidade diante de algo tão grave e alarmante resultou em uma pandemia em um espaço de tempo tão curto. Tudo poderia ser diferente e o mundo poderia não ter perdido tantas vidas se a verdade tivesse sido ouvida desde o principio,ações de prevenção e contágio fossem realizadas quando sugeridas e se esse assunto tivesse sido tratado com clareza, seriedade e transparência quando chegaram ao público.

    Bruna Bastos- Biomedicina 2° semestre.

    ResponderExcluir
  19. Giovanna Pagani
    3º Semestre

    Ao meu ver, são sem dúvidas os principais culpados pela pandemia, pois podiam ter sido honestos com o mundo todo, tenho certeza que se tivessem sido mais humanos em relação a propagação do vírus, o mundo hoje estaria mais 'tranquilo'.
    O que mais me indignou foi a morte e sumiço de pessoas que tentaram alertar a população chinesa sobre o 'possível surto'.

    ResponderExcluir
  20. Ana Paula Teixeira
    Após assistir ao documentário é possível perceber que a China e a OMS foram sim negligentes no processo. É importante apontar que, com todo o conhecimento dessas instituições, se os devidos procedimentos de cautela e de prevenção fossem tomados no início da descoberta e disseminação do novo vírus, provavelmente estaríamos encarando uma realidade diferente da que nos encontramos nesse momento. Principalmente a OMS, que deveria ser responsável pela manutenção da saúde pública mundial, bem como a disseminação de conhecimento e orientações acerca de patologias que ameaçam a saúde de todos os cidadãos. Se o conhecimento científico e a valorização do ser humano estivessem em primeiro lugar nessas instituições, estaríamos em uma situação totalmente diferente. Dessa forma, acredito que o descaso e a imprudência duas instituições foram responsáveis pela disseminação da pandemia no cenário mundial.

    ResponderExcluir
  21. Cristiane Fernandes de Oliveira Moraes-Terceiro semestre Biomedicina.

    Assistindo ao vídeo acima, concluo que o Governo da China e a Organização Mundial de Saúde (OMS) foram culpadas pela disseminação do vírus Covid-19, causando essa pandemia em que estamos sofrendo até os dias de hoje, pois foram negligentes ao não informar a todos sobre os casos, a não proibir viagens para outros países em todo o mundo através de aeroportos, a demora para informar a todos que passava de humano a humano e também a demora em admitir que já havia ocasionado pandemia para toda a população mundial.
    Mesmo com médicos e laboratórios provando todos os dados, encobertaram informações e até mandaram descartar amostras.
    Se tivessem espalhado as verdadeiras notícias no início, talvez estaríamos a salvo de nos contaminar e não teríamos tantas mortes em tempos de paz! Paz essa, por não estarmos em guerra com armas físicas, mas não paz interior, emocional; porque, se pararmos pra pensar melhor, estamos em guerra contra um vírus mortal que não vemos (a olho nu), mas afeta nossa vida da pior maneira possível: o medo da morte que nos aguarda do lado de fora da porta de nossos lares.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, após ver esse documentário o primeiro sentimento é de indignação, com a China e o seu autoritarismo, restrição de informações, varias pessoas que tentaram ajudar e sumiram, isto é lamentável. Porém, a China não é a unica culpada, pois a OMS se tivesse mais cautela a respeito, declaro uma pandemia antes, entre outras medidas de precaução, não só eu acho como as pesquisas também relatam que o número de mortes seria bem menor.
    Na minha opinião são as mais culpadas no geral, mas de acordo com a cenário que vemos hoje, todos nós temos culpa, pois grande parte da população também está sendo negligente com as dicas de cuidados.

    ResponderExcluir
  23. Heloisa Francini Braga
    Sim, acredito que eles tiveram grande culpa para a ocorrência da pandemia. Ao não quererem reconhecer e, no caso da China, quererem silenciar as informações, não fechar as fronteiras quando sabiam que havia uma comemoração, o ano novo lunar, que causaria uma grande circulação de pessoas eles permitiram que assim a doença se dispersasse. Como comentado no vídeo, segundo um estudo, se a China, juntamente com a OMS tivessem tomado uma atitude diferente três semanas antes, 95% da contaminação seria contida. Foram pequenos e grandes atos de irresponsabilidade e desconsideração que nos trouxeram onde estamos.

    ResponderExcluir
  24. Emanuelle Souza - Biomedicina - 3° semestre
    RA: 20190400
    Acredito que sim, a china e a OMS foram responsáveis e totalmente negligentes da forma como trataram e agiram diante dos casos do novo Coronavírus que surgiam e aumentavam rapidamente, omitindo informações e calando pessoas para que não houvesse esclarecimentos à toda população.
    Se ambas tivessem tido uma posição contrária da que apresentaram, alertando todos os países do novo vírus que acabará de ser descoberto, provavelmente a humanidade não estaria passando por essa pandemia mundial.
    Diversas medidas de prevenções, ações e elaborações teriam sido tomadas com antecedência para tentar controlar e inibir a transmissão do vírus. Poderíamos não estar vivendo tamanha calamidade que infelizmente o mundo todo está presenciando.

    ResponderExcluir
  25. Ana Carolina Leandro Ribeiro
    RA: 20191165
    Biomedicina - 2 ° Semestre
    o documentário me fez sentir uma grande grande indgnação pela China e a OMS por conta da negligência por parte deles. Poderiam ter tomado medidas mais extremas quando a doença começou a se propagar lá na China, pois era claro o nível de propagação da doença, e talvez se tivessem adotado medidas mais extremas de contenção lá não chegaríamos a esse nível caótico em que o mundo todo está vivendo.

    ResponderExcluir
  26. Vivian Alves Gomes- 3º Biomedicina
    Avaliando que os primeiros casos já foram presenciados em Dezembro de 2019, é visivelmente confirmada e presente a negligência por parte do governo Chinês, constando que na data de 27/12/2019 um médico já determinará que o surto de pneumonias era causado por um novo coronavírus e que a transmissão era de humanos para humanos, deixando assim cientes as autoridades de saúde do governo Chinês, entre médicos repreendidos e informações censurada, o coronavírus se espalhou drasticamente em Wuhan e rapidamente pelo mundo.
    Na data de 31/12/2019, Taiwan entra em contanto com a OMS sobre o surto, a partir dai podemos ver como atuaram o governo Chinês+OMS e os inúmeros pontos negligenciados e ignorados, em Wuhan a situação se tornou alarmante em pouco tempo, se a principio medidas cabíveis tivessem sido tomadas, o vírus poderia ter sido contido até determinada providencia de países próximos e mesmo dos distantes. A epidemia do coronavírus se deu por encobrimento informacional, e em segundo plano, após assumirem os países que era uma situação alarmante para todos, a falta de comprometimento dos cidadãos (que poderiam realizar claro) para com a quarentena e as medidas de higiene preventiva.
    Então numa linha temporal, antes do entendimento da população sobre o risco que o Covid-19 representará, o governo Chinês e a OMS, tem sim culpa completa sobre a disseminação do vírus, e então após serem finalmente liberadas as informações que foram com tanto veemência escondidas e acobertadas, cabe a todos a responsabilidade, direta ou indiretamente da pandemia decorrente.
    Concluindo, no dia 21/01/2020 vias midiáticas como O Globo já noticiavam sobre o novo coronavírus para o mundo! No dia 08/02/2020, eu fiz pequenos posts informativos sobre o novo coronavírus no meu instagram, se nessa determinada data, EU, já sabia da existência do vírus, e sabia do risco que o mesmo apresentava, como os nossos governantes, ministros e afins, já não estariam cientes para tomar medidas imediatas de proteção em nosso país? fica a dúvida, indignação e decepção, a ignorância é a pior das doenças.

    ResponderExcluir
  27. Alana dos Santos Fernandes cruz (Biomedicina 3º Semestre)
    Eu como a maioria das pessoas identificam a China como culpada pelo surto do Covid-19, principalmente se for levar em consideração o começo do vídeo, onde explica que já teria sido identificado que o vírus teria 80% da base do SARS. Onde o governo chinês foi negligente e censurou a transmissão de informações entre médicos e especialistas.
    Quando declarou a OMS sobre o "surto de pneumonia de casa desconhecida", diminuiu seu perigo e tratou como uma doença "evitável e controlável" (irônico como esse erro repete em outros países *Brasil*).
    O governo Chinês ignorou e tentou evitar a análise de pesquisadores que tentavam coletar amostras, apenas dia 20/01/2020 assumiram a transmissão de humanos para humanos porem a cidade só entrou em quarentena dia 23/01/2020.
    O governo chinês é responsável pelo surto, e principalmente pela transmissão da doença para outros países, escondeu e evitou informações para a população, permitiu que sua população transitase por todo país e mundo. Mas não deve carregar sozinho a culpa por ainda ter transmissão e mortes, a OMS e a maioria dos países diminuíram a gravidade da doença, foram negligentes, e como sempre seus governo ignoraram e desrespeitaram cientistas especialistas no assunto, a fim de manter seus interesses econômicos, o Brasil atualmente demostra como a ignorância e ganância favorecem a doença, onde o financeiro é considerado mais importante do que a saúde, mostra o frágil governo e sistema de saúde do país.
    Profissionais da saúde estão carregando toda a responsabilidade de conscientizar a população sobre medidas de evitar a transmissão da doença, o grande problema é que o mundo não está só combatendo uma PANDEMIA, mas também governos irresponsáveis que não se baseiam em evidências e sim em senso comum, em meio a corpos, famílias destruída, dor e sofrimento e cabe a nós * Futuros profissionais da saúde* respeitam e agir de acordo com a nossa formação, ajudar e desanimar falsas informações e transmitir informações correta baseadas em FATOS.

    ResponderExcluir
  28. Keila do Nascimento Gonçalves
    Tanto a China como a OMS foram negligentes em relação ao processo de pandemia, é triste ver o quanto eles ocultaram tanto um caso tão serio assim, depois que viram que estava fora do controle foi que tomaram medidas que poderiam ter sido tomadas bem antes de se alastrar tanto assim esse vírus.Se a China levasse seus profissionais de saúde a serio teriam pedido para irem a fundo nos diagnósticos sobre o vírus não teriam feito o que fizeram com os profissionais que falavam disso. Acredito que se a China e a OMS tivessem tomado as devidas medidas desde o principio poderiam ter controlado muito antes este vírus antes de chegar a ser uma pandemia que atingiu o mundo todo.

    ResponderExcluir