domingo, 8 de novembro de 2020

Cérebro Direito Vs Cérebro Esquerdo? Exercício faz bem para o cérebro?

Boa tarde pessoal,

Hoje, entrando nas etapas finais da nossa jornada de estudos de Neuroanatomia e Neurociência, chegamos às estruturas encefálicas.

Opa, mas espera ai, nós já vimos tronco encefálico e cerebelo, que são estruturas encefálicas.

Sim, mas a dica de vídeo de hoje trás uma visão diferenciada sobre o assunto, explicando o antigo mito de que o hemisfério esquerdo do cérebro é responsável pela lógica e o hemisfério direito pela criatividade.

Falei do encéfalo pois conseguimos entender no vídeo que todas as estruturas encefálicas são compostas por duas partes.

Se pensarmos no cérebro, telencéfalo (os dois hemisférios) e diencéfalo (tálamo e hipotálamo, também podem ser divididos ao meio), o mesmo vale para o cerebelo com seus dois hemisférios cerebelares e para os três componentes do tronco encefálico.

Mas o mais importante nessa matéria de hoje, é entenderem de vez que existem algumas funções que são responsabilidade mais de um hemisfério do que do outro, mas que nosso cérebro funciona como um todo, e se considerarmos sua capacidade de plasticidade neural (adaptação conforme os estímulos que recebe), as possibilidades são infinitas.

Aproveitem o rápido vídeo:



ou pelo link:


Para quem ainda não leu os materiais sobre Tronco Encefálico e Cerebelo, vou deixar os links aqui embaixo:

http://plantandociencia.blogspot.com/2020/11/tronco-encefalico-20.html

http://plantandociencia.blogspot.com/2020/11/cerebelo-e-motricidade.html


Para confirmar que realmente é um mito, e saber mais sobre alguns outros mitos que envolvem o nosso órgão mais fascinante, recomendo a leitura do maior sucesso até hoje aqui do blog, a matéria sobre os Mitos do Cérebro Humano:

http://plantandociencia.blogspot.com/2019/03/mitos-sobre-o-cerebro-humano.html


Lembrem-se, quanto mais conhecemos sobre o funcionamento do nosso cérebro, melhor uso fazemos do mesmo, o que pode ser um grande diferencial para o rumo de nossas carreiras e também de nossas vidas!


Mas ok.

Bem interessante visualizar que o cérebro funciona sem uma de suas metades (e as características lógicas e criativas se mantém), desmascarando mais um neuromito. 

Sabe o que esse vídeo mostra quando nos explica um pouco sobre o funcionamento do cérebro? Da magnífica capacidade do nosso cérebro se adaptar, funcionar de novas maneiras, se reinventar, se reconectar.


Isso é muito parecido com o caso das pessoas que conseguem recuperar todas suas funções motoras e sensitivas após um AVC (dependendo da extensão do mesmo e, consequentemente, da quantidade de tecido nervoso atingida), de sentirmos um membro após a amputação, de conseguirmos lidar com uma doença gravíssima como o transtorno depressivo maior.

Se pararmos para analisar com um pouco mais de carinho, e olhar pelo lado do copo meio cheio, saímos sempre mais fortes depois dos estresses.


Vocês lembram de como chamamos esse processo de adaptação do cérebro e seu funcionamento, de acordo com os estímulos que ele recebe?

Sim, Plasticidade Neural.


Em alguns momentos falei para vocês que tudo é fruto de um plantio. 

Que estimular o cérebro constantemente, aprendendo novas coisas, vai gerar um resultado daqui 30, 40 anos, podendo inclusive prevenir ou pelo menos atrasar bastante o surgimento de uma doença neurodegenerativa, como o Alzheimer. 

Que nos alimentarmos extremamente mal, optarmos sempre pelo bom e velho sofá, levar uma vida combinando obesidade e sedentarismo, outro resultado surgirá, um cérebro bem menos saudável, de acordo com as últimas pesquisas. 

Falamos do cérebro, mas serve para o coração, para o fígado, para a imunidade, para os pulmões. Nosso corpo, assim como os dois hemisférios do nosso cérebro, trabalham em conjunto, funcionam de forma harmoniosa, para poder funcionar com saúde e harmonia.

Mesmo serve para nossos hábitos, que são criados após repetirmos constantemente determinadas atitudes/experiências... O nosso cérebro aprende através de novas sinapses, quanto mais repetimos alguma coisa, mais as sinapses se fortalecem e se criam, criando novos caminhos para essa informação ser acessada. Até que as coisas comecem a acontecer no automático.


Para entenderem melhor esse conceito de adaptabilidade do nosso cérebro e como nossas escolhas podem influenciar em seu funcionamento e em nossas capacidades cognitivas (como nossa atenção e nossa memória, por exemplo), vamos assistir o vídeo que explica a relação dos exercícios físicos com o funcionamento do nosso cérebro:



ou pelo link:


Conseguiram visualizar um pouco melhor como nosso cérebro/encéfalo funciona, como não temos controle, mas temos todas as ferramentas necessárias para mudar o rumo de nossas vidas? Junte a tudo isso a nossa gigantesca capacidade de aprender.

Mas vamos lá, vamos ver se vocês entenderam mesmo.

Responda, individualmente, nos comentários:
- Defina plasticidade neural.
- Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
- Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.

97 comentários:

  1. Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se adaptar de acordo com certos estímulos que nós o submetemos formando, assim, novas sinapses nervosas. A importância da plasticidade neural para a Fisioterapia, é o fato de que ao aprender movimentos novos, ao realizar exercícios de reabilitação, por exemplo, o cérebro deve se adaptar formando novas conexões nervosas, portanto, aumentando as capacidades psicomotoras do paciente, sendo ele em reabilitação ou não. Pensando em minha rotina habitual, eu realizo escolhas que sem dúvidas colaboram com o funcionamento do meu cérebro. Como por exemplo, realizando atividade física diariamente, mantendo uma alimentação saudável, aprendendo novas coisas, estudando, estimulando e cuidando do meu cérebro em geral. (Danilo Vicentini)

    ResponderExcluir
  2. Laís Gabrielli Neves9 de novembro de 2020 às 09:23

    Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro possui de se readaptar quando colocado em situações incomuns, concededo ao cérebro a propriedade de alteração das suas configurações quando influenciado pelo ambiente. Dentro do curso de fisioterapia a plasticidade neural é muito visível quando analisamos casos de reeducação em pacientes que sofreram lesões e precisam se adaptar a sua nova condição física, sendo necessário o processo de compreensão das suas novas limitações porém buscando, por meio das sessões de fisioterapia, recuperar ao máximo sua capacidade motora. Atualmente as escolhas tem prejudicado o funcionamento, como apresentado no vídeo, a realização de atividades físicas colabora com um bom funcionamento do cérebro, em contra partida, uma alimentação não balenceada, com execeso de alimentos industrializados e açúcares, atuam de forma prejudicial no funcionamento do cérebro.

    ResponderExcluir
  3. Yanka da P. Oliveira
    Plasticidade neural nada mais é do que que a capacidade que nossos nervos cerebrais tem de se modificar e se adaptarem com novos estímulos seja com uma rotina diferente ou movimentos e afins. Para meu curso de fisioterapia, a plasticidade neural é de extrema importância, pois há pacientes com traumas e lesões e nosso sistema nervoso tendo essa capacidade em adaptar-se a novas experiências, colabora para volta de um bom funcionamento das funções afetadas. Acredito que minha rotina varia, algo que eu sei que atrapalha o bom funcionamento do meu cérebro é o celular e o quão posso passar muito tempo nele, e algo que ajuda a minha memória e disposição é sair para correr. Nosso cérebro e nosso organismo em geral pode se adaptar a diversas situações, o nosso estilo de vida pode influenciar a nossa saúde positivamente ou negativamente.

    ResponderExcluir
  4. Talita Gabriela Guerreiro9 de novembro de 2020 às 09:25

    Plasticidade neural - É o processo de adaptação do cérebro, é a capacidade de fazer novas conexões sináptica mesmo após o cérebro ter sofrido danos irreversíveis.

    Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    R: É extremamente importante, pois é pela plasticidade neural que o indivíduo se adapta a novas situações e consegue fazer transformações em sua mente, através da terapia ele conseguirá compreender melhores formas de lidar com situações, mas é a plasticidade neural que ajudará as novas atitudes serem internalizadas.

    Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    R: Acho que faço um pouco de cada rs, tenho hábito de fazer atividades físicas no mínimo três vezes por semana e todos os dias como saladas, frutas, bebo bastante água, evito refrigerante e frituras, dou preferência por grelhados,mas também como bastante chocolate e pão, mas também dou preferência por integral. Atualmente leio menos que alguns anos atrás.

    ResponderExcluir
  5. 1-A partir de novas experiências e do comportamento o cérebro desenvolve novas conexões simpáticas. Através da plasticidade novos comportamentos são apreendidos.
    2- A importância da plasticidade para a Psicologia é que ela ajuda o indivíduo a aprender novos comportamentos assim ajudando no seu desenvolvimento.
    3- Pensando em minha rotina faço mais escolhas que colaboram com o funcionamento do meu cérebro. Gosto muito de fazer exercício físicos, tenho uma alimentação saudável, e sempre procuro aprender coisas novas.
    -Amanda Nunes

    ResponderExcluir
  6. Plasticidade Neural é basicamente a função do cérebro de se adaptar conforme as funções do nosso sistema,por exemplo em uma relação consigo mesmo de traumas recentes(fatos que mudaram a vida de uma pessoa radicalmente) nossa plasticidade entra em cena para se readaptar com o ambiente que agora vivemos.
    A grande importância da plasticidade é que sem ela não conseguiríamos nos adaptar se houvesse uma lesão ou perca de movimento, ela é capaz de restaurar em alguns casos nossas capacidades.
    No meu caso sobre rotina diária habitual, creio que faço mais escolhas que prejudicam o funcionamento do cérebro, pois fumo e o cigarro querendo ou não prejudica o funcionamento do nosso sistema nervoso,e não faço exercícios. uma escolha que defenderia entre ponto de partida seria a prática de ler muito, que acredito que ajuda no nosso desenvolvimento no dia a dia, também tenho várias outras atividades no dia a dia como trabalho e outros cursos que não deixam a vida cair na rotina monótona e repetitiva.

    ResponderExcluir

  7. • Plasticidade neural é a capacidade de o cérebro se desenvolver e se adaptar em situações diferentes e em diferentes cenários como por exemplo a perda de memória recente, a plasticidade entra na correlação da aprendizagem e adaptação do cérebro a essa nova realidade.
    • A plasticidade neural está interligada com nossa aprendizagem, fazendo com que nós nos adaptamos as estruturas, pois através da plasticidade os comportamentos se tornam contínuos assim como o desenvolvimento.
    • Depende, um exemplo positivo seria a quantidade de agua que bebo, que é um habito simples e para mim, já natural, mas existem outros fatores que para mim, influenciam negativamente também, como o fato de não dormir pelo menos 8h de sono ou não comer adequadamente.

    ResponderExcluir
  8. Tiago Negrini

    Responda, individualmente, nos comentários:
    - Defina plasticidade neural.
    É a capacidade que o cérebro tem de se remodelar ao longo da vida pelas as experiências que ele passa. Isso acontece pelas conexões entre as sinapses onde os neurônios se comunicam, e vão evoluindo através de suas repetições.

    - Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    Este se faz importante devido à amplitude que ela proporciona ao profissional da área de psicologia, com o intuito de intensificar a percepção do qualificado junto ao paciente, com base em desenvolver a sua plasticidade de forma positiva através de estímulos.




    - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    Acredito que, por estar em constante desenvolvimento, no momento atual as minhas escolhas caminham muito mais de encontro com propostas positivas do que negativas.

    Exemplo. Atualmente sou praticante de meditação, alimentação saudável e banho gelado. E percebo o quão isso vem contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento do meu cérebro.




    ResponderExcluir
  9. Rafael Quaglio Polieri9 de novembro de 2020 às 09:31

    Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de formar novas conexões sinápticas a partir de determinados estímulos.
    Acredito que a plasticidade neural seja importante para o meu curso devido à grande quantidade de informações que recebemos ao longo dele, é somente através da capacidade do nosso cérebro de aprender que podemos de fato assimilar as teorias e colocá-las em prática ao longo dos anos de trabalho.
    Considero que faço escolhas que colaboram para o funcionamento do meu cérebro, mantenho uma rotina diária com exercícios físicos e uma alimentação saudável.

    ResponderExcluir
  10. Thaís F Ramos da Costa9 de novembro de 2020 às 09:31

    Plasticidade neural é a capacidade do cérebro em se adaptar desenvolvendo novas conexões sinápticas (forma de aprendizagem), após a ocorrência de uma lesão
    A importância da plasticidade neural para a psicologia é que durante as terapias, conseguiremos auxiliar o paciente a compreender melhor a sua nova situação, ajudando na readaptação.
    Atualmente não faço nenhuma atividade física, porém está em meus planos iniciar o mais breve possível. Mas minha alimentação, faço da maneira mais natural possível evito os produtos industrializados, frituras e estou tirando o açúcar da minha alimentação.

    ResponderExcluir
  11. 1. Plasticidade Neural:
    É a capacidade de aprender coisas novas, novos estímulos, novas conecões. É adptar o cérebro a novas experiências, nosso cérebro se renova e se adapta.

    2. A importância da Capacidade Neural para meu curso: (Fisioterapia)
    No meu curso a capacidade neural é de extrema importância, quanto maior minha capacidade de aprendizado,de desenvolver novas habilidade, melhor será meu desempenho em processo de reabilitação de meus pacientes.

    3. Momento de falar de minha rotina diária que beneficia ou não o meu cérebro !!

    exemplo 1 : procuro exercitar meu cérebro( me adptando a novas experêcias) Procuro ter uma vida saudável, com boa alimentação, exercicios, descanso diário;

    exemplo 2 : eu ajo de forma prejudicial quando deixo se der saudável, em momentos sedentários( dias de preguiça) e alimentação ruim( qdo bebo refrigerantes e alimentação pouco saudável) e deixo de exercitar meu cérebro...

    Jakeline Meireles Sena

    ResponderExcluir
  12. - Plasticidade neural seria a capacidade do cérebro de “ser plástico”, ser adaptável, ser reinventável. O conceito de plasticidade neuronal está diretamente relacionado à flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições e tarefas. Os neurônios são células características do sistema nervoso central que possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Essas conexões são responsáveis por tudo o que somos. Por nossa personalidade, modo de agir, pela forma que nosso corpo vai adquirindo ao longo da vida.

    - Ao meu ver, a plasticidade neural é importante para todos os cursos, bem como para todos os seres humanos. A plasticidade tem correlação com a cognição, e esta pode-se considerar quase como sinônimo de inteligência humana. Nesse sentido, a cognição, seria a capacidade que os seres-humanos têm de se adaptar à situações diversas. E vale ressaltar que essa capacidade de adaptação é ímpar no reino animal. Essa cognição ou a plasticidade neural pode ser entendida como o que nos caracteriza como humanos. Exemplos de cognição, dessa capacidade do cérebro se adaptar muito presentes na Psicologia: Memória, linguagem, raciocínio lógico-matemático, assim como são os aspectos afetivos e emocionais. Aproveito para evidenciar que, enquanto seres-humanos, podemos usá-la para criar curas para doenças ou bombas atômicas, a escolha é nossas de nos tornarmos mais "sábios" ou "ignorantes", dependendo do uso que fizermos dessa cognição.

    - Sendo muito sincera, estou muito satisfeita com meus hábitos e acredito que a longo prazo meu cérebro agradecerá as escolhas saudáveis que fiz no passado. Uma escolha que colabora é a prática de exercícios físicos que faço praticamente todos os dias e adoro fazer. Uma escolha não muito saudável seria os alimentos ricos em açúcar, mas em geral, a balança está "equilibrada".

    ResponderExcluir
  13. Plasticidade Neural é a capacidade do sistema nervoso de molda-se, de forma funcional e estrutural quando sujeito a novas experiências.
    Qual importância da plasticidade Neural para o curso?
    Quanto maior nossa capacidade de desenvolvimento e aprendizagem melhor será nosso desempenho.
    Com o conhecimento através do curso, tenho mudado vários hábitos, principalmente os alimentares. E isso tem me trazido consideravelmente grandes mudanças.

    ResponderExcluir
  14. A plasticidade neural é a capacidade do nosso cérebro de fazer novas conexões, se adaptando e aprendendo coisas novas, e em contrapartida protegendo, amenizando e até mesmo adiando doenças neurodegenerativas que podemos desenvolver ao longo de nossas vidas.
    A importância desse conhecimento no curso de fisioterapia ajuda a entendermos, compreender e desenvolver sessões que vão ajudar de maneira global a evolução desse paciente e a recuperar sua capacidade motora e também uma sensação de bem estar de forma geral.
    Minhas escolhas vária em diversos momentos, e é visível que quando adquiro hábitos saudáveis, como me exercitar diariamente, dormo melhor e minhas escolhas alimentares também são melhores, favorecendo minhas escolhas e autoestima.Já quando não faço atividades físicas, acabo me alimentando de maneira errada, com alimentos prejudiciais e consequentemente me sentindo mais ansiosa, com menos disposição, foco e atenção, vendo o quantos essas escolhas são prejudiciais a minha saúde.(Jéssica Pereira)

    ResponderExcluir
  15. Kamila de Fatima Tiozzo

    Plasticidade Neural: trata-se da capacidade em que o cérebro possui de reaprender algo, tem-se como exemplo após um AVC, o individuo perder a fala, este pode voltar a falar de acordo com a plasticidade neural, apoio de fonos, psicólogos, fisioterapeutas. Em que a cada aprendizagem, é formado uma nova sinapse (local de encontro entre um neurônio e outro, passa-se informação), portanto, existe capacidades de que habilidades perdidas sejam reaprendidas.

    Plasticidade Neural para o meu curso: Para o meu curso, a plasticidade neural é importante no sentido de ajudar psicologicamente o paciente, antes e depois da plasticidade ocorrer, além de faze-lo notar seu progresso, tempo gasto, motivações, fazer o individuo sentir-se bem para que permaneça no processo e alcance o objetivo desejado, pois o suporte psicológico é essencial para uma melhor qualidade de vida, lidar com as emoções e sentimento. E o fato de ser algo muito bonito de se pensar, pois algo que a pessoa acreditava que jamais conseguiria voltar a fazer, ela tem possibilidade de voltar, sempre com ajuda.

    Agora seja sincera: No período anterior da quarentena, cuidava bem de sempre fazer atividades físicas, porem quando tudo fechou, me vi sem o que fazer que gerasse aquele prazer da atividade física, portanto descontei na comida como sendo o ato de não ajudar com o funcionamento do cérebro e todo o corpo. Entretanto, decidi que precisava mudar, pois tinha engordado, não que isso seja algo ruim, mas cheguei em um peso que nunca me vi, então me consultei com uma nutricionista que me ajudou muito, além de ter voltado a fazer academia, como sendo o que ajuda no funcionamento do cérebro e corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defina plasticidade neural
      Plasticidade Neural é basicamente a capacidade que nosso cérebro tem em fazer novas conexões e adaptar-se a novos estímulos.
      A plasticidade neural, por sua vez, tem grande importância para o ser humano, pois permite que o cérebro se adapte em diferentes circunstâncias da vida, principalmente após uma lesão

      - Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
      Bom, ao meu ver a plasticidade neural tem grande importância para o curso de psicologia,visto que, através dela é possível identificar possíveis lesões ou até mesmo perda de funções motoras e seus possíveis tratamentos.
      Além do mais, é através da plasticidade neural que o indivíduo consegue adaptar-se a novas situações do dia-a-dia e é justamente isso que um paciente, na maioria das vezes, quer ao procurar um psicólogo

      - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
      Bom, depende!
      Não tenho uma rotina de exercícios físicos e também não tenho uma alimentação regrada. Em contrapartida, sou muito regrada quanto ao meu sono e com a quantidade de água que bebo por dia, além de ler bastante e tirar uns minutos do meu dia para meditar.
      (MANOELLA MARTINS DE PAULA)

      Excluir
  16. Entenda-se a plasticidade neural como a mudança adaptativa em relação às funções e estruturas no sistema nervoso. Sendo assim, a flexibilidade do sistema em se adequar a determinadas tarefas e condições.
    Devido à plasticidade neural ser a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões a partir das experiências adquiridas pelo individuo é de suma importância para a área da Psicologia. Observando o aspecto de experiências e qualidade de vida sendo essenciais.
    Escolhas que colaboram, posso citar situações cotidianas que ocorrem no serviço fazendo que crie soluções para resolver determinados problemas, outro exemplo seria a faculdade.

    ResponderExcluir
  17. Ana Julia Pavinatto

    Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se adaptar àquilo que não está habituado e também aprender novas coisas, realizando assim novas sinapses.

    Para a psicologia é muito valiosa a plasticidade neural, pois dessa forma o individuo pode passar pelo processo de aprendizagem, adaptando seu cérebro a coisas novas que se dão ao decorrer da vida.

    Em minha rotina não é tão comum notar uma boa alimentação, porém a pratica do voleibol quase todos finais de semana é um ponto que vejo como positivo, mas de uma forma geral, me vejo como uma pessoa que precisa melhorar muitos hábitos para uma melhor qualidade de vida e que contribuam para o bom funcionamento do meu cérebro.

    ResponderExcluir
  18. Laura Rios Moreira

    Plasticidade neural é a capacidade que nosso cérebro tem de se adaptar e moldar a depender do que é necessário e de como temos utilizado ele, sendo assim, os resultados podem ser tanto positivos quanto negativos.
    Para a psicologia, a plasticidade neural é importante pois ela trata sobre a cura e desenvolvimento de doenças emocionais e neurais, pois entender esse conceito ajuda a entender como os hábitos de vida de alguém podem levar essa pessoa a um desenvolvimento emocional saudável ou não.
    Pensando na minha rotina diária, posso observar que por um lado tenho tido falta dos exercícios físicos, pois no contexto de pandemia eu dificilmente saio de casa e tenho mais esforços físicos, já que minha rotina tem se fechado a atividades dentro de minha casa, e isso afeta negativamente meu cérebro pois é importante a prática de exercícios físicos. Por outro lado, tenho tido mais tempo de me atentar para a minha alimentação, e tenho escolhido por alimentos mais saudáveis, o que é algo positivo já que nossa alimentação impacta na saúde cerebral.

    ResponderExcluir
  19. Plasticidade Neural: é a capacidade do sistema nervoso se adaptar a novas experiências, a novos estímulos.
    No curso e após ele, a plasticidade neural auxiliará na forma de entendermos melhor as teorias e futuros pacientes, Assim nos levando a um melhor entendimento de como o meio ou experiências influenciaram/afetaram a pessoa e consequentemente ajudando a alcançarmos um melhor resultado no tratamento.
    Sim e não. Sou uma pessoa sedentária, ansiosa tentando melhorar a alimentação dia após dia. Para o sim, passo maior parte do meu dia no trabalho exercitando a mente e após ele assistindo aulas da faculdade. No final de tudo isso ainda arranjo um tempo para a leitura como hobby.

    ResponderExcluir
  20. Ana Flavia de Moraes
    1 - Defina plasticidade neural.
    A Plasticidade Neural é a forma com que o cérebro se adapta a novas situações, com os estímulos se modificando com coisas novas, assim formando novas sinapses nervosas.
    2- Q ual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    Para o meu curso de psicologia, a plasticidade neural é de extrema importância, pois ajuda o paciente a se adaptar com uma nova forma de vida, além de o cérebro conseguir compreendo o novo estilo, as experiências novas, a compreensão de novos hábitos.
    3- Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    No momento, as minhas escolhas estão colaborando para o funcionamento do meu cérebro, estou me exercitando mentalmente através do trabalho, estou me alimentando corretamente, além de estar seguindo diversos cronogramas para uma rotina melhor, porém as vezes, prejudico com refrigerante, ou dias cansativos que só penso em deitar.

    ResponderExcluir
  21. Bruna Carolide Detilio

    1- plasticidade neural é quando a capacidade do sistema nervoso tem de se modificar, fazendo se adaptar em diferentes circunstancias, como por exemplo quando uma pessoa sofre um acidente e perde o movimento das pernas ela vai precisar de adaptar na sua nova realidade por disso a importância da plasticidade neural.
    Plasticidade neural e sua importância para o meu curso (Psicologia),quando o paciente precisa mudar seus hábitos e procura um psicólogo na área comportamental, na terapia o paciente vai ser condicionado a novas tarefas para extinguir seu comportamento destrutivo o dever do psicólogo é trabalhar mudando as contingencias em que o paciente é condicionado fazendo se adaptar a uma nova rotina, como por exemplo algum tipo de toc que a pessoa tenha, a plasticidade neural vai atuar nessa nova adaptação contribuindo para eficácia do tratamento do paciente.
    Pensando na minha rotina, tenho problema com bebida alcoólica muita dificuldade de ficar mais que 2 dias sem álcool, isso me prejudica em vários fatores como por exemplo na minha alimentação e memoria, se eu bebo eu não me alimento como eu deveria e isso me prejudica pois tenho redução de estomago e sou vegetariana resultado, b12 está 219 e estou com anemia.
    Por outro lado rs... Faço muita atividade física, em média ando 200km de bike por semana e agora comecei a caminhar e correr, quando tenho foco minha alimentação é regrada alternando com base na alimentação frugi, sempre tenho muita disposição, isso me faz sempre pensar muito quando estou fazendo atividade física (mesmo de ressaca), sempre buscar melhorar e não desistir nunca das minhas lutas.

    ResponderExcluir
  22. Plasticidade Neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir das experiências e do comportamento do indivíduo.
    Sua importância na psicologia é o fato dela ser responsável por tudo o que somos, o modo como somos, a razão e a emoção.
    Minhas escolhas variam muito de acordo com meu momento emocional. No atual cenário eu não posso dizer que estou no meu melhor momento, mas tento ter alguns mínimos hábitos saudáveis. Espero que ao melhorar psicologicamente eu volte a adquirir hábitos melhores.

    ResponderExcluir
  23. A plasticidade é a capacidade do nosso cérebro de se adaptar quando se encontra em uma situação diferente da comum, criando assim a formação de novas sinapses. A sua importância na psicologia é que através da terapia, o indivíduo será capaz de ter uma melhor compreensão das situações que é apresentada ao profissional. Em partes, costumo ter muito a prática de leitura, porém, não praticar exercícios e não manter uma alimentação tão saudável esta sendo prejudicial.
    Maria Julia Lisboa Romeiro

    ResponderExcluir
  24. João Pedro Saron Lopes9 de novembro de 2020 às 20:38

    Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se readaptar sob condições anormais porque o cérebro tem a característica de mudar suas configurações sob a influência do ambiente. Para o curso de psicologia é importante porque um indivíduo pode se adaptar a novas situações por meio da plasticidade neural e tentar mudar de ideia. Por meio do tratamento, ele será capaz de entender melhores formas de lidar com as situações, mas a plasticidade neural pode ajudar novas situações. Atualmente acredito eu, estar fazendo escolhas que colaboram com o funcionamento do meu cérebro, pois tenho o habito de comer coisas saudáveis, sempre pratiquei esportes e agora com a faculdade adotei o habito de ler mais.

    ResponderExcluir
  25. A plasticidade neural é a capacidade de fazer novas conexões sináptica, permitindo que coisas novas sejam absorvidas e aprendidas, ajuda também a amenizar doenças neurodegenerativas.

    Esse conhecimento se faz importante, pois é a partir da plasticidade neural que o indivíduo se adapta a situações novas, e através do processo terapeutico se torna possível compreender melhores formas de lidar com situações, mas é a plasticidade neural que fará com que atitudes novas sejam incorporadas.

    Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    Um pouco de cada, tento estar sempre lendo e trabalhando bastante meu cérebro, gosto de fazer muitas viagens o que faz diferença, mas desde o começo da pandemia acabei lendo menos não consigo terminar os livros que começo, mas em compensação comecei a praticar yoga todos os dias, e me sinto mais disposta e minha memória tem estado melhor!
    Rafaela Benkert Ra: 2011515190

    ResponderExcluir
  26. 1 - R:Plasticidade Neural: é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões.
    2 - R: E de extrema importância, pois é através da plasticidade neural que novos comportamentos são aprendidos.
    3- R: Procuro fazer escolhas que contribuam para o bom funcionamento do meu cérebro. Ex: pratico atividade física 3x por semana e procuro me alimentar de uma forma saudável.

    ResponderExcluir
  27. Caroline A.F.Reis
    A plasticidade neural e a capacidade que nosso cérebro tem de desenvolver conexões sinápticas e se readaptar em novas situações realizadas através de estímulos. Dentro da Fisioterapia é de grande importância, pois com a estimulação de novas sinapses o processo de se adaptar a novas experiências, faz com que o paciente colabore e desenvolva melhor a motricidade, lembrando que sempre devemos respeitar os limites do mesmo. Bom creio que com a situação atual, eu esteja prejudicando o meu cérebro, ficando em casa estamos mais propícios a ter uma alimentação desregrada, e o sedentarismo também ajuda bastante para o mau funcionamento.

    ResponderExcluir
  28. Plasticidade Neural é a capacidade do nosso cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir de nossas experiências e comportamentos.

    A importância da Plasticidade Neural na Psicologia é que através da plasticidade novos comportamentos são aprendidos e assim podem ajudar o indivíduo no seu desenvolvimento.

    Infelizmente as escolhas que eu tenho feito estão prejudicando o funcionamento do meu cérebro. Como por exemplo: as atividades físicas e uma alimentação saudável colaboram para o funcionamento, e eu não tenho praticado atividades físicas faz um bom tempo, e a minha alimentação tem excesso de alimentos industrializados e gordurosos. E também bastante açúcar, pois tenho o hábito de tomar refrigerante todos os dias.

    ResponderExcluir
  29. 1 – Plasticidade Neural é um processo adaptativo que o nosso cérebro sofre seja após uma lesão ou aprendizado, ele se organiza para suprir as necessidades diante o estimulo que ele recebeu. Essa organização se dá pela modificação de algumas conexões sinápticas.
    2- Na fisioterapia, a adaptação do cérebro de acordo com os estímulos é muito importante no processo de reabilitação dos nossos pacientes para atingirmos os objetivos esperados com a terapia e tambem devolver a funcionalidade que em muitas vezes são perdidas com o acometimento das patologias ficam perdidas para esses pacientes.
    3- Na maioria das vezes minhas escolhas não ajudam muito, sedentarismo, má alimentação acabam deixando indisposta para algumas atividades, ou com um cansaço extremo após atividade leve como uma simples caminhada, um trote. Percebo que em épocas mais focada em leitura etc meu cérebro se organiza de uma maneira melhor, tanto nas atividades de vida diária como no trabalho e estudo.

    ResponderExcluir
  30. João Henrique Marques de Souza

    1) Plasticidade neural é a capacidade do nosso cérebro de se adaptar, funcionar de novas maneiras, se reinventar e se reconectar. Quanto mais repetimos alguma coisa, mais as sinapses se fortalecem e se criam, criando novos caminhos para essa informação ser acessada.
    2) Entendo que a importância da plasticidade neural para a psicologia é principalmente pela forma como nosso cérebro se fortalece após uma situação de estresse onde em cada situação, conseguimos resignificar o que foi vivido de forma a fazer o cérebro encontre novas maneiras de lidar e superar uma situação adversa e potencializar o que deu certo refletindo em todo nosso corpo e além dele.
    3) Eu tenho feito mais escolhas que tem prejudicado o cérebro ao levar uma vida combinando obesidade e sedentarismo, porém essa aula me fez refletir melhor e ganhar uma dose de motivação para mudar essa situação. Em contrapartida, reforçou o lado positivo de gostar de estudar e aprender muitas coisas diferentes que me fez entender que estou expandindo através da plasticidade neural, agora preciso fortalecer através da atividade física.

    ResponderExcluir
  31. 1_Plasticidade neural é a capacidade do sistema nervoso se adaptar, através de mudanças estruturais e proteicas, ao ser exposto à ambientes ou experiências que exigem essa mudança. Essa adaptação pode ser tanto a nível estrutural quanto a nível funcional. É base na formação do aprendizado, memória e na reestruturação em eventos traumáticos.

    2_A associação de plasticidade neural e psicologia pode ser bem apontada no desenvolvimento humano e no quesito aprendizagem. Afinal, se houver alguma lesão em algum campo qualquer do cérebro, o mesmo irá tentar se recompor e tudo será basicamente reaprendido ou adaptado para uma nova situação, assim como a teoria da aprendizagem... Passo a passo, através de experimentos e convívio social.

    3_Em minha rotina, hoje, minhas escolhas infelizmente afetam mais do que beneficiam o funcionamento do meu cérebro.
    Benefício - Consumo regular de água
    Prejuízo - Alimentação não balanceada e sedentarismo

    ResponderExcluir
  32. Izabela Lima da Silva9 de novembro de 2020 às 20:47

    Plasticidade Neural é capacidade de aprender, é o que permite que nosso cérebro de adapte em diversas funções diferentes.
    A importância da PN no meu curso são os métodos de aprendizado passados pelos professores onde irei receber a informação e adquirir conhecimentos e aprendizados para utilizar futuramente suas bases teóricas para as práticas.
    As minhas escolhas de rotinas habituais hoje fazem mal para meu cérebro, pois não pratico nenhum exercício físico, tenho poucas horas de sono, ultimamente não tenho muito tempo para leitura pois devido meu trabalho meu foco tem sido estas atividades.
    Izabela Lima da Silva

    ResponderExcluir
  33. Laís Paulino Souza

    - Defina plasticidade neural.
    Plasticidade Neural, é a capacidade que nosso cérebro tem de se desenvolver quando precisa a se adaptar a novas mudanças comportamentais do indivíduo, onde passa a ocorrer novas conexões sinápticas entre os neurônios, gerando novos estímulos.
    - Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    A importância da plasticidade no curso de Psicologia é que ela ajuda o indivíduo a desenvolver novos estímulos, o qual faz com que ele compreenda e consiga mudar os seus comportamentos.
    - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    Depende, no momento atual os pontos negativos é que me vejo não me alimentando tão bem, mas, procuro sempre tentar mudar isso. Já os pontos positivos são que prático exercícios físicos durante a semana e a quantidade de água que bebo durante o dia.

    ResponderExcluir
  34. A plasticidade neural é importante para o funcionamento do cérebro, pois aprendendo novas atividades vamos criando novas conexões e consequentemente essa estrutura vai se desenvolvendo com uma melhor capacidade. Assim, a plasticidade neural faz com que o cérebro se readapte, melhore seu desempenho cada vez mais, logo prevenindo ou retardando doenças degenerativas.4
    A relação sistema neural e comportamento são extremamente complexas, pois elas mantem um relação em sua estrutura. Comportamentos afetam o funcionamento do cérebro e esse pode mudar as atitudes do indivíduo. Assim, a plasticidade neural, entender como ela ocorre e a sua importância é de extrema relevância para a psicologia, pois entender comportamento e funcionamento cerebral estão interligados. Somente entendendo e ampliando os conhecimentos sobre ambos, pode-se ajudar o sujeito a ter um melhor desenvolvimento e novos ganhos em relação a saúde mental e física como um todo.
    Ultimamente tenho me alimentado mal, não tenho tido tempo para realizar atividades físicas e sinto diferença no meu humor, no controle do peso, diferente de quando fazia o oposto de hoje.

    ResponderExcluir
  35. André Isidoro Galusni9 de novembro de 2020 às 20:48

    - Plasticidade neural é o processo de adaptação do cérebro e seu funcionamento, de acordo com os estímulos que ele recebe.

    - É fundamental para a psicologia, já que é pela plasticidade neural que o indivíduo pode se adaptar a novas situações, resinificando e compreendendo sentimentos e ideias ligadas a elas, conseguindo assim melhorar a forma de lidar com tais situações.

    Pratico exercícios físicos quase todos os dias, e procuro manter uma alimentação saudável durante a semana. Preciso desenvolver meu habito de leitura, que está quase nulo ultimamente, isso ajudaria e muito o funcionamento e desenvolvimento do meu cérebro.

    ResponderExcluir
  36. Alexandre Honorato Castilho9 de novembro de 2020 às 20:49

    A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios, a partir da experiência e do comportamento do indivíduo, possibilitando respostas adaptativas diante de novos estímulos e experiências. A plasticidade neural também está relacionada à formação de novas memórias.

    Com relação ao papel da plasticidade neural para a psicologia, vejo que ela pode contribuir para a recuperação cognitivo-emocional de pacientes que tenham passado por algum tipo de trauma físico, além de prevenir doenças neurodegenerativa, como o Alzheimer. Acredito que seja umas das chaves mais eficientes para uma maior qualidade de vida e para a manutenção da condição psíquica do sujeito, o que significa viver mais e melhor.

    No que diz respeito às escolhas que colaboram para o funcionamento do meu cérebro, embora eu tenha uma rotina regulada de estudos e leituras que estimulam sinapses e a plasticidade neural, no que tange à alimentação fico devendo créditos, pois mantenho uma rotina de consumo de açúcares e carboidratos. Contudo, procuro subir escadas e fazer o maior caminho possível a pé de um determinado trajeto, o que, penso, deve ajudar a manter uma rotina mínima de esforço físico. No campo do exercício intelectual, procuro sempre estar em contato com assuntos novos e interagir com um maior número de pessoas diferentes.
    -- Alexandre Honorato Castilho

    ResponderExcluir
  37. 1)Plasticidade neural é a capacidade de mudança e adaptação nas funções e estruturas do sistema nervoso que podem ocorrer através de interações com o ambiente interno e externo.
    2)Considerando a Psicologia como ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais dos quais tem participação direta e indireta do sistema nervoso e suas funções, que por sua vez, integram e constituem a neurociência em suas variáveis metodologias e conceitos. A plasticidade neural possibilita a alteração de respostas que constituem os padrões comportamentais, tornando o desenvolvimento humano mutável através de estímulos, experiências e comportamentos do indivíduo.
    3)Minha rotina diária mais colabora com o funcionamento do meu cérebro, levando em consideração os benefícios resultantes das atividades físicas e boa alimentação.
    Hábitos que colaboram: Corrida
    Hábitos que prejudicam: Dormir pouco

    ResponderExcluir
  38. - A Plasticidade Neural se trata da capacidade do nosso cérebro de se adaptar às novas circunstâncias de nosso dia-a-dia, de aprender mais, e assim, modificar sua estrutura através do Sistema Nervoso Central. É ela que define a ação do cérebro para criar novas conexões sinápticas entre os neurônios. Também é responsável pela adaptação de uma nova realidade após uma certa lesão cerebral. Ela é capaz de fazer uma adaptação à essa nova realidade.
    - Considero que a Plasticidade Neural seja como uma forma de superar os problemas diários, sempre se adaptando, aprendendo e se reinventando. É através dela que o ser humano se desenvolve, sendo assim, ela anda lado-a-lado com a psicologia para o tratamento do nosso cérebro.
    - Nesse tempo de pandemia confesso que o tenho prejudicado bastante, tanto psicologicamente, não cuidando do meu interior, não lendo um bom livro ou buscando se distrair, quanto fisicamente, não praticando exercícios e fazendo uma boa alimentação.

    ResponderExcluir
  39. Plasticidade neural é a habilidade de adaptação que o cérebro possuí, transformando suas estruturas por meio de aprendizados e experiências, através da regeneração de neurônios e a criação de novas conexões sinápticas. Tem um papel importante na área da psicologia, utilizada no processo de reabilitação neuropsicológica. Especialmente no quesito de recuperação comportamental, que pode ser prejudicado por conta de uma lesão no sistema nervoso central.
    Acredito que vivo de forma equilibrada fazendo tanto escolhas boas e ruins para o funcionamento do meu cérebro. Um exemplo claro de hábitos bons são minha alimentação balanceada, e minhas oito horas diárias de sono. Mas eu peco terrivelmente quando o assunto é exercício físico, ainda mais atualmente com a quarentena. (Mayara Fernanda de Jesus)

    ResponderExcluir
  40. Amanda Poiani

    - Defina plasticidade neural:
    È uma mudança, uma adaptação na estrutura e nas funções do sistema nervoso, o cérebro se adapta as diferentes mudanças e circunstancias, principalmente quando ocorre lesões.
    É manter o nosso cérebro ativo, formar novas conexões, novos conhecimentos é a habilidade do cérebro para se recuperar e se reestruturar.

    Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    A importância desse conhecimento no curso de psicologia, é compreender que quanto maior a minha capacidade de aprendizado, de novos conhecimentos, maior vai ser a capacidade de aprender novos comportamentos e técnicas para auxiliar o meu paciente.
    E me auxilia a compreender também que o meu paciente também vai ter essa capacidade, de se reestruturar, de se adaptar as novas situações, a formar novas conexões, e aprender novas formas de lidar com os sentimentos e emoções.

    Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.

    O que prejudica na minha rotina diária habitual:
    Atualmente estou sem atividade física, sempre me cobrei para fazer mesmo não gostando muito, mas com a maternidade acabei deixando de lado e hoje não me exercito mais de forma regular.

    O que colabora na minha rotina diária habitual:

    Procuro me alimentar de forma saudável, não gosto de consumir produtos industrializados, enlatados, gosto mais de consumir legumes, verduras, frutas, evito também comer frituras.
    E procuro sempre ter o cérebro ativo com uma boa leitura, agora com os estudos, gosto de novas conexões e aprender sempre.

    ResponderExcluir
  41. A plasticidade neural é a capacidade do cérebro de adaptar conforme os estímulos que ele recebe. É importante para diversas áreas científicas, principalmente para a psicologia que atua, em geral, com base no comportamento humano. Embora não tenha total propriedade do assunto ainda, é de meu conhecimento que junto da plasticidade neural, o aumento de axônios e dendritos, há também um crescimento dopaminérgico no SN, que influencia diretamente no comportamento e no humor de alguém, isso conforme as atividades realizadas por ela. Além de que hábitos saudáveis é que são responsáveis pelos benefícios trazidos pela plasticidade neural, como na prevenção de doenças. Honestamente, minha rotina não tem sido das melhores pois tenho uma alimentação um pouco ruim e não durmo muito, porém é garantido que estou sempre exercitando meu cérebro com leitura e passatempos que me trazem uma certa calma durante o dia, embora não seja tanto quanto eu queria é o que eu consigo, mas tento não me sentir mal por não ter mais hábitos bons, pois sempre terá nos meus dias os pontos positivos e os negativos, o importante é manter um "equilíbrio", uma rotina que não me prejudique.

    ResponderExcluir
  42. Lara Cristina Carneiro - 2011514596
    - A plasticidade neural é a capacidade do cérebro para criar novas conexões nas sinapses com os neurônios a partir do que a pessoa já viveu ou o processo de aprendizagem (adaptação).
    - A plasticidade neural é muito importante na psicologia, podendo ajudar a criar traumas e uma resposta rápida em uma situação delicada, como luta ou fuga.
    - infelizmente no momento não estou fazendo boas escolhas, me alimentando com coisas não saudáveis e também não me exercitando direito.

    ResponderExcluir
  43. Plasticidade Neural é a adaptação do cérebro e seu funcionamento, de acordo com os estímulos que ele recebe, ele desenvolve novas conexões sinápticas entre os neurônios; é através da plasticidade que novos comportamentos são aprendidos e o desenvolvimento humano torna-se um ato contínuo uma vez que o cérebro não é imutável.
    É graças a neuro plasticidade que se torna possível a reabilitação ou amenização de de um quadro patológico, traçando um plano de avaliação e tratamento com o intuito de estimular os neurônios saudáveis a suprir as funções da lesão correspondente.
    A importância da plasticidade neural para a Psicologia é de extrema relevância, pois, as alterações neurológicas afetam diretamente a cognição e posteriormente podem afetar o humor,as emoções, as manifestações afetivas e comportamentais, trazendo um quadro depressivo,transtorno de ansiedade e psicopatologias, o que impactam diretamente na história de vida da pessoa em sofrimento psíquico. A intervenção terapêutica ( e ou reabilitação) podem cooperar de maneira eficaz para a regulação e a extinção de psicopatologias mediante a modificação estrutural e funcional do cérebro. As técnicas psicoterapêuticas promovem alterações neurais tão consistentes quanto a farmacologia e demonstra também eficácia na remissão dos sintomas.

    Sendo sincera, eu optei por uma alimentação mais saudável desde 2004, qd me tornei vegetariana, embora atualmente eu não seja, mas ainda sim procuro alimentos saudáveis, que possam contribuir para minha saúde em geral. Eu pratico yoga, meditação e faço psicoterapia uma vez por semana, para manter minha saúde mental, tenho notado uma mudança significativa no meu processo de memorização e raciocínio e no meu comportamento e equilíbrio emocional. Eu tenho certeza que ainda a muito o que fazer para garantir um bom funcionamento do cérebro, isso é algo que precisa ser sempre renovado e estimulado.(Gleide Oliveira Bastos/Psicologia)

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Carla Menegate Amaral9 de novembro de 2020 às 20:55

    Plasticidade Neural pode ser definida como uma mudança adaptativa nas funções do sistema nervoso funciona como interações com o ambiente, como resultado de traumatismo ou lesões que afetam o ambiente neural.

    A importância da neuro plasticidade possui relevância justificada pela definição do processo de reabilitação neuropsicologia ou psicoterapia ,que se baseia na capacidade de inserir modificações na instrutura do sistema nervoso,alterando suas funções por meios de novos padrões de comportamento.

    Devido a rotina um pouco agitada confesso que faço mais coisas que prejudica o funcionamento do meu cérebro, Alimentação ruim e nada de atividade física.

    ResponderExcluir
  46. Prastidade neural- processo de adaptação do cérebro e capacidade do cérebro de se adaptar de acordo com certos estímulos onde passa a ocorrer novas conexões sinápticas entre os neurônios


    No curso de fsioterapia é muito importante entender como funciona e seus processos de novos estímulos, caso o paciente tenha algum trauma e tenha que mudar alguns hábitos e ter novas limitações, conhecer essas funções é importante para usarmos a favor de nossas profissões seja ela qual for

    Acredito que atualmente minha rotina nao colabora com o o funcionamento do cérebro por ter a rotina “corrida” acredito escolher o caminho mais facil para alimentação e acabo não fazendo exercícios fisicos e tendo poucas horas de sono, o que acaba me prejudicando a longo prazo
    -Milene E. da silva- noturno

    ResponderExcluir


  47. Daniela Graciana de Souza Fideles

    *Defina plasticidade neural: A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas e os neurônios sempre partindo de uma experiência e do comportamento de cada indivíduo. Através da plasticidade, novos comportamentos são aprendidos e o desenvolvimento humano se torna continuo, esse fenômeno tem como princípio que o cérebro não é imutável, já que a plasticidade neural permite que o SNC possa ser desenvolvida em outro local do cérebro como resultado da aprendizagem e do treinamento.
    *Qual a importância da plasticidade neural para seu curso? A plasticidade neural é importante para a psicologia, pois nos dá a certeza de que nossos futuros paciente em a capacidade de se reinventar e aprender, partindo para novos começos e superando dificuldades como uma depressão ou o luto.
    *Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    As minhas escolhas no meu dia-a-dia estão pouco em uma tentativa de equilibrar uma vida saudável, tento fazer exercício com os meus filhos justamente para incentiva-los assim também como os legumes e frutas como eles não pequenos tenho que dar o exemplo ! rsrs
    Já um habito pouco saudável é que meu pai tem uma pizzaria e isso contribuiu para uma alimentação não muito saldável nos finais de semana, porém meus pais são vegetarianos e me ajudam a manter o foco.

    ResponderExcluir
  48. Plasticidade Neural é a habilidade que o cérebro possui para se adaptar a novas condições a aprender novos comportamentos, isso ocorre devido a capacidade cerebral de ampliar novas conexões sinápticas a partir de estímulos.

    Para a Psicologia a plasticidade Neural é de suma importância, além dos vários estudos e pesquisas de abordagem sobre o assunto o profissional de psicologia ao se deparar com casos específicos poderá desenvolver atividades que auxiliara o paciente a desenvolver melhor e a compreender a situação.

    Devido ao pouco tempo livre, não consigo me exercitar como eu gostaria porém sabendo da importância da uma vida saudável não só para a saúde física mais também para a mental, sempre que posso busco fazer alguma atividade física, tento fazer boas escolhas quanto a alimentação no entanto é algo que raramente consigo manter um equilíbrio.

    ResponderExcluir
  49. Defina plasticidade neural.

    É a aptidão do nosso cérebro de se alterar ou adaptar em decorrência as nossas experiências, essas mudanças pode ocorrer tanto na estrutura quanto no funcional, através de novas conexões sinápticas, os neurônios que tornam possível a plasticidade neural.

    Qual a importância da plasticidade neural para seu curso? (Psicologia)

    Pode nos auxiliar durante a vida acadêmica, com novos aprendizados, mas também nos processos de tratamento de traumas, experiências, sentimentos ou comportamentos permitindo que estes sejam resignificados de algum modo.

    - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.

    De modo geral, acredito que tenho mais hábitos negativos, como a má alimentação e sedentarismo, mas estou sempre em busca de novos aprendizados, principalmente na área acadêmica, como leitura de livros, cursos ou palestras que fujam do gênero que estou habituada.

    ResponderExcluir
  50. Gabriela De Brito Garcia9 de novembro de 2020 às 21:01

    - Plasticidade neural é a capacidade de adaptação / flexibilidade do cérebro de se adaptar a determinadas situações / condições através do desenvolvimento novas conexões neurais

    - A plasticidade neural é extremamente importante pois esse processo permite que o cérebro se recomponha de modo a garantir o desenvolvimento do individuo de forma adaptada a nova realidade (em casos onde ocorrem lesões permanentes por exemplo) ou reaprendida (em casos de lesões temporárias).


    - Tento manter a alimentação na linha "saudável" sempre que possível optando por uma alimentação equilibrada, escolho os conteúdos à serem consumidos (quais filmes / series / livros irei assistir / ler) porém, no quesito atividade física, com a chegada da pandemia, tenho deixado a desejar.

    ResponderExcluir
  51. Melissa de Miranda Martinez

    Plasticidade neural apresenta a capacidade do cérebro de criar novas ligações sináptica. É através da plasticidade que aprendemos coisas novas.

    A importância da plasticidade neural para o meu curso de psicologia é que, podemos ajudar os pacientes a exercer meios para aprender coisas novas para que talvez o ajude para a melhora de algo em determinado assunto.

    Algo que prejudica é a minha alimentação, pois ultimamente tenho me alimentado com coisas não saudáveis. Mas eu estou me esforçando para aprender e criar um novo hábito e melhorar isso.
    Algo positivo é, comecei a fazer caminhada e eu percebi realmente melhora no meu humor após a caminhada.

    ResponderExcluir
  52. Plasticidade neural é o processo de adaptação do cérebro e seu funcionamento, de acordo com os estímulos que ele recebe. Para o meu curso a plasticidade neural é muito importante, pois se o paciente for bem orientado a fazer boas escolhas para sua vida ele poderá melhorar consideravelmente seu psicológico, sua motivação, sua autoestima, suas noites de sono, etc. O cérebro tem uma magnifica capacidade de se adaptar, funcionar de novas maneiras, se reinventar, se reconectar, por isso as possibilidades de melhoras no paciente é muito considerável, dependendo da orientação e convencimento do Psicólogo.
    Uma escolha que tenho como hábito de vida é estudar, ler, cantar, dançar, acredito que essas escolhas colaboram com o funcionamento do meu cérebro. Porém, nem sempre encontro tempo para me exercitar, e por vezes faço escolhas de uma alimentação não saudável, essa última é uma escolha que pode prejudicar o mesmo. Preciso ter mais disciplina e começar exercícios físicos com regularidade, e melhorar a alimentação.

    ResponderExcluir
  53. 1- Plasticidade neural é a capacidade de adaptação do cérebro através da aprendizagem com a repetição e captação de novos estímulos.
    2 - Para a Psicologia, a função adaptativa do cérebro é extremamente importante no que diz respeito ao uso de medicamentos que auxiliam no tratamento de psicopatologias e também no que corresponde ao individuo ser capaz de se adaptar com novas situações em seu cotidiano.
    3- Acredito que como grande parte das pessoas, temos uma variação nas rotinas que estimulam o cérebro. Mas de modo geral, posso dizer que opto por hábitos mais saudáveis como a prática de exercícios físicos regularmente, o interesse por estimular a memoria e a escolha por alimentos mais saudáveis. Mas como dito anteriormente, alguns dias deixo a desejar no que tange a alimentação, principalmente aos finais de semana e ao fato de não ler tanto quanto gostaria e ter ciclos de sono mais satisfatórios.

    Pricila Cordeiro

    ResponderExcluir
  54. Iranilson Pereira da Silva - Psicologia9 de novembro de 2020 às 21:05

    Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro tem de formar novas conexões nervosas, quanto mais eu estimulo, mais conexões se formam de maneira que sempre poderá ocorrer adaptações e mudanças neurais para se adequar aos estímulos.
    Acredito que na psicologia,a plasticidade neural seja importante para que o indivíduo, tenha uma compreensão mais clara de todo o processo de vida que o constituiu.Que tudo pode ser readequado por meio da visão e do estimulo correto, possibilita percepção mais ampla de crenças e valores,potencializa a prática de hábitos saudáveis e aquisição de melhor qualidade de vida. A plasticidade neural por meio de estímulos adequado possibilita uma reorganização e reestruturação de informação, melhorando processos químicos, funcionais e estruturais do cérebro.
    Acredito que na minha rotina habitual, poderia voltar a fazer exercícios mais sistêmico, não consegui voltar para a academia ainda, tenho feito uma caminhada quase que diariamente. Acredito que poderia ler, estudar mais, me alimentar de forma mais equilibrada, descansar um pouco mais, melhorar a qualidade do sono. de modo geral tenho buscado cuidar da minha saúde, inclusive menta.

    ResponderExcluir
  55. Plasticidade neural e a capacidade do cérebro de se adaptar, criando um conjunto de novas conexões neurais através de estímulos, no intuito da aprendizagem e recuperação de funções do corpo que sofreu uma lesão.
    Para o curso de Psicologia é muito importante pois precisamos fazer novas conexões para criar novas formas de comportamento e de ver o mundo.
    Após as aulas pude perceber como meus hábitos não estavam colaborando para uma boa reserva de neurônios, atualmente estou comendo peixe pelo menos duas vezes na semana e comecei a fazer uma caminhada que leva aproximadamente uma hora.

    Ricardo de Alencar Brazil

    ResponderExcluir
  56. Thainá Francielle Gomes.

    - Defina plasticidade neural.
    R: Plasticidade Neural é a capacidade do nosso cérebro ser adaptável/maleável à novos estímulos, á novas experiências, ou seja, é a flexibilidade do sistema nervoso central se adaptar novas à situações.

    - Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    R: Para o meu curso, a Plasticidade Neural é de extrema importância, pois é aliado da aprendizagem. Além de contribuir para a readaptação do cérebro, caso o mesmo tenha sofrido alguma lesão (ex: AVC), além de contribuir para a recuperação comportamental, garantindo o desenvolvimento contínuo do indivíduo.

    - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    R: No meu dia-a-dia, reconheço que faço mais escolhas que prejudicam o funcionamento do meu cérebro, considerando que atualmente não estou fazendo nenhuma atividade física e por conta da correria diária acabo optando por comidas rápidas, muitas das vezes, que não são saudáveis. Mas, também tem a parte boa, onde passo o dia todo focada nas coisas do trabalho, onde aprendo cada dia uma coisa nova e também nas atividades da faculdade me ajuda a "exercitar" cada vez mais o meu cérebro e criando conexões rs.

    ResponderExcluir
  57. Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar perante os estímulos que ele recebe, ou seja, a forma que o cérebro encontra para funcionar, se reinventar a cada nova situação que aparece.

    No curso de psicologia, a importância da plasticidade neural se dá em alguns aspectos. O primeiro deles é que novos comportamentos e novos hábitos promovem novos aprendizados para o nosso cérebro que, por sua vez, aprende a fazer novas sinapses melhorando seu desempenho a médio e longo prazo.

    O segundo aspecto remete ao impacto positivo das atividades físicas no cérebro humano. Atualmente, nota-se um aumento de doenças ligadas ao cérebro como Alzheimer e depressão e, como foi possível ver no vídeo, a atividade física aumenta a concentração, o foco e a memória de longo prazo. Além disso, a atividade física constante ajuda na liberação dos neurotransmissores do humor bem como no bom funcionamento do hipocampo e córtex pré frontal diminuindo as chances de doenças ligadas ao cérebro.

    Sinceramente falando, este ano de 2020 me fez diminuir o ritmo de atividades físicas. Eu costumava jogar futebol de 03 a 05 vezes por semana e conseguia sentir meu corpo e mente funcionar de forma muito mais eficaz.

    (Andres Colmenero - Psicologia)

    ResponderExcluir
  58. Bruna Camargo
    Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e aprender a fazer nova conexões.
    Como vimos pessoas que sofrem acidentes vasculares, e com fisioterapia conseguem fazer os movimentos novamente, ou até pessoas que sofrem danos cerebrais, ou perder partes importantes do cérebro, mas graças a essa capacidade de adaptação, a outra parte vai fazer a função da parte que se perdeu. Isso é muito interessante como o nosso cérebro se adapta para suprir a necessidade, e assim ter um bom funcionamento.
    Sua importância para nós é muito grande, pois agora que aprendemos no curso que a atividade física, e uma boa alimentação faz uma diferença muito grande no nosso organismo. E se nos policiarmos, para ter uma vida mais saudável, vamos proteger nosso cérebro de muitas doenças degenerativas, e fazendo novas conexões sinápticas, e estimulando vários neurotransmissores, com isso melhorando nossa memoria e atenção, para conseguir reter mais conhecimentos e assim nos tornarmos melhores profissionais.
    E também passar o nosso conhecimento para ajudar uma grande quantidade de pessoas.
    Nós podemos ajudar pacientes com quadro depressivo, mostrando que podemos resignificar suas memoria negativas, até que essa memoria sejam extinguida.
    E estimulando nosso pacientes a fazer atividades físicas, que dessa forma um aumento de neurotransmissores, com isso melhorando o quadro do paciente. Sem contar a melhora do funcionamento cerebral.
    Eu depois que entendi da importância dos novos hábitos mais saudáveis, e das atividades física para o nosso organismo, tenho me policiado para tentar ter uma alimentação mais saudável, e fazendo atividade física.
    confesso que gosto muito de comer coisas que não são saudáveis, mas as vezes me dou ao luxo de comer coisas que não fazem bem ao meu organismo.
    Mas faço atividade física quatro vezes na semana, leio bastante, e tento me alimentar de forma mais saudável.

    ResponderExcluir
  59. Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se adaptar a novos estimulos / situações.

    A plasticidade neural é importante pois é através desse processo que o cérebro se adapta as novas condições do individuo.

    Minha rotina vem sendo muito prejudicial ao funcionamento do meu cérebro. Não me alimento bem e não prático exercícios físicos. Acredito que esse sedentarismo me deixa com muita preguiça de fazer minhas tarefas e minha atenção e foco diminuem. Percebo que quando tinha uma rotina a saudável e organizada tinha mais disposição e atenção.

    ResponderExcluir
  60. Plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se readaptar quando colocado em momentos fora do comum, dando ao cérebro a habilidade de alteração das suas ações normais quando influenciado pelas coisas ao seu redor. Na área da Biomedicina a plasticidade neural é muito importante porque é preciso estar sempre atualizado sobre as novas descobertas na área da saúde, estudando e aprendendo sempre. Estou prejudicando, não constumo ter uma boa alimentação e quase sempre faço as mesmas coisas no trabalho, mas também aprendo pelo menos uma coisa nova todos os dias.

    ResponderExcluir
  61. Bianca Souza (Biomedicina)

    1) Plasticidade neural é a capacidade o nosso cérebro tem de se readaptar à diversas situações através das sinapses.

    2) A grande importância para o meu curso é e será de criar novos protocolos de atendimentos individuais e personalizados, fazer contribuição para a auto estima,
    daquela pessoa, sempre se atualizar nos conhecimentos, aprender algo novo sempre.

    3) Neste ano infelizmente tive que parar os meus treinos de corrida e academia que faziam muito bem para mim, meu corpo e minha mente, mas devido a pandemia tive que parar. Porém me concentrei muito, voltei a ler, e depois de alguns meses que havia terminado o ensino técnico, me dediquei à faculdade que tem me trazido muitos conhecimentos e alguns até consigo por em prática na vida profissional.

    ResponderExcluir
  62. Plasticidade Neural: é o processo de adaptação do cérebro, mesmo após o cérebro sofrer danos irreversíveis, tem também a capacidade de estabelecer novas conexões sinápticas.
    Qual a importância da Plasticidade Neural para o seu curso?
    Resposta: é de exrema importancia para a minha área de atuação a plasticidade Neural, pois para desenvolver pensamentos e aprender novos conteúdos, estimulo o cérebro a desenvolver novos neurotransmissores, me adaptando à novas situações, e novos pensamentos.
    Devido a correria do dia a dia e todas as obrigações diárias, não venho me alimentando de forma adequada, não tenho praticado exercícios físicos com frequência, devido à essa rotina percebi um desempenho menor cerebral do que quando eu me alimentava saudavelmente, tenho habito de ler muito e me sinto cansada e sem animo para continuar lendo por longos períodos, semana passada comecei a voltar a rotina de alimentos saudáveis, isso já começou a ter uma melhora significativa em meu humor, acordo mais disposta, tenho que começar a praticar atividades físicas para ajudar nesse processo de melhoria corporal e cerebral.

    ResponderExcluir
  63. Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e se remodelar conforme as circunstâncias e situações durante a vida, e sempre fazer novas ligações quando exercitado, criando novas memórias e novos aprenzizados, ou até mesmo reaprender no caso de ter sofrido algum trauma ou lesão.
    Para o meu curso é importante a plasticidade neural para que consiga reter todas as informações e conteúdos estudados, podendo me desenvolver cada dia mais ao longo dele.
    Meus hábitos não constumam ser muito saudáveis, possuo mals hábitos já vindos de muito tempo e é dificil de desfaze-los, principalmente a má alimentação e o costume de não praticar atividades físicas com frequência. Um bom habito meu que considero é ser rigorosa na quantidade suficiente de descanso e horas de sono.

    ResponderExcluir
  64. Plasticidade Neural está relacionado á flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar as condições, estímulos e situações.

    Ela é importante porque ela permite que o cérebro se adapte as diversas circunstâncias e principalmente para o bom aprendizado, para que assim eu possa desenvolver novas habilidades e aplicar elas na minha futura profissão.

    Pensando na minha rotina diária, na minha percepção eu faço mais escolhas negativas do que positivas, por não praticar exercícios físicos diariamente, não comer de forma saudável ou não ingerir quantidade de água suficiente para que haja o bom funcionamento do corpo e do cérebro. E isso é perceptível na disposição, quando faço uma alimentação ruim costumo sentir mais sono que o normal.

    ResponderExcluir
  65. Defina Plasticidade Neural:
    R: A Plasticidade Neural pode ser definida como uma mudança adaptativa na nossa estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorre em qualquer estágio da ontogenia.
    Qual a importância da Plasticidade Neural para seu curso?
    R: A importância da Plasticidade Neural no meu curso, proporciona o desenvolvimento de novos conhecimentos e comportamentos do dia a dia.
    R: Sobre minha rotina procuro fazer escolhas que colaboram com o funcionamento do meu cérebro, costumo ler, tenho uma vida saudável e sempre procuro interagir em assuntos recentes e buscando novos conhecimentos.
    Ana Laura - Biomedicina

    ResponderExcluir
  66. Plasticidade Neural: é o processo de adaptação do cérebro, mesmo após o cérebro sofrer danos irreversíveis, tem também a capacidade de estabelecer novas conexões sinápticas.
    Qual a importância da Plasticidade Neural para o seu curso?
    Resposta: é de exrema importancia para a minha área de atuação a plasticidade Neural, pois para desenvolver pensamentos e aprender novos conteúdos, estimulo o cérebro a desenvolver novos neurotransmissores, me adaptando à novas situações, e novos pensamentos.
    Devido a correria do dia a dia e todas as obrigações diárias, não venho me alimentando de forma adequada, não tenho praticado exercícios físicos com frequência, devido à essa rotina percebi um desempenho menor cerebral do que quando eu me alimentava saudavelmente, tenho habito de ler muito e me sinto cansada e sem animo para continuar lendo por longos períodos, semana passada comecei a voltar a rotina de alimentos saudáveis, isso já começou a ter uma melhora significativa em meu humor, acordo mais disposta, tenho que começar a praticar atividades físicas para ajudar nesse processo de melhoria corporal e cerebral.

    ResponderExcluir
  67. A plasticidade neural e a capacidade que nosso cérebro tem de desenvolver conexões sinápticas e se readaptar em novas situações realizadas através de estímulos. Dentro da Biomedicina ela é importante, pois ajuda a gente ter novas ideias, a superar problemas e assim ter uma nova perspectiva para algum experimento novo. Acredito que nessa pandemia meus hábitos não estão corretos, pois acabo comendo errado, comendo comidas mais industrializadas ou gordurosas. Um hábito que ajuda é que sempre procuro dormir cedo e dormir ás 8 horas que precisamos.

    ResponderExcluir
  68. A plasticidade neural é a capacidade que o nosso cérebro possui de se readaptar em situações incomuns, isso ocorre por conta das conexões entre as sinapses. É algo de extrema importância no curso de biomedicina pois deste modo, os pacientes possuem soluções para melhorar a movimentação sob uma lesão por exemplo, já que por conta da plasticidade, o cérebro faz uma ''moldagem'' para que o resultado final seja mais efetivo (ou seja, possibilita que a lesão não se estenda para problemas piores).

    Faço escolhas que ajudam mas não sempre as escolhidas. Por exemplo: tenho uma vida muito agitada, isso não me deixa ser sedentária (ponto positivo), entretanto, as pausas que tenho para comer são muito curtas, então acabo comendo o que é mais fácil, e na maioria das vezes não são coisas saudáveis (ponto negativo).
    Tento sempre manter a leitura em livros, para sempre estar progredindo nas sinapses, cada vez mais adquirindo conhecimento, isso me ajuda a desenvolver cada vez mais meu cérebro.

    Giovana Thomazin

    ResponderExcluir
  69. Plasticidade neural pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorre em qualquer estágio da ontogenia, como função de interações com o ambiente interno ou externo.
    A importância da plasticidade neural para o meu curso é que: ele estimula o cérebro constantemente, o que me ajuda aprender novas coisas, gerando resultados melhores não só atuais como futuros, prevenindo surgimentos de doenças ao longo do tempo, pois é através desse processo que o cérebro se adapta as novas condições... Também é importante para que eu aprenda mais sobre o corpo humano hahah.
    Geralmente faço escolhas prejudiciais sem perceber, pelo cotidiano, como alimentação, concentração, muito esforço mental, mudanças de humor constantes entre outras mil coisas, mas estou atrás de melhoria e pode ter certeza que minha aula de neuroanatomia de certa forma me ajuda bastante nesse processo, entendendo o que preciso melhorar, nosso corpo pede.

    ResponderExcluir
  70. A plasticidade neural é a capacidade do cérebro de responder e se adaptar aos novos estímulos e é importante pois conforme aprendemos novos habitos, novos comportamentos, novas ideias, estimulamos nosso cérebro a fazer novas sinapses a se fortalecerem para se adaptar e com isso melhorar o nosso desempenho.

    Na minha rotina faço coisas tanto positivas quanto negativas, o fato de eu acabar comendo comidas não muito saudáveis pode prejudicar o cérebro, o deixando também menos saudável, mas costumo fazer exercícios físicos, que podem ajudar muito no funcionamento do cérebro. Ambas podem piorar e melhorar meu desempenho para estudar o curso, por exemplo, a falta dos hábitos saudáveis pode me causar indisposição.

    ResponderExcluir
  71. Plasticidade Neural: é a capacidade do sistema nervoso se adaptar a novas experiências, a novos estímulos, através de vários processos cognitivo como pesepção, atenção, memória, pensamentos, linguagem e aprendizagem. R:No curso de Biomedicina, ajudar bastante na áreas de vários processos cognitivo durante o curso. Estou fazendo pouco exercícios físicos, mas estou bem, nas férias eu estou na ativa! Andre Luis de Souza

    ResponderExcluir
  72. Plasticidade neural é a capacidade do nosso cérebro de adpatar e adquirir novos conhecimentos a partir das sinapses.

    Para o meu curso é importante para conseguir obter novos conhecimentos e aumentar minha capacidade de aprendizado, criando novas sinapses e me dando a capacidade de raciocínio mais rápida.

    Em minha rotina cotidiana eu percebo que preciso melhorar minha alimentação, porém tenho uma boa rotina de exercícios físicos, devido a quarentena acabo comendo de uma forma mais irresponsável, porém continuo praticando exercícios, também costumo tomar muita água, outro problema é que as vezes durmo tarde e acordo tarde. Preciso melhorar em minha alimentação e rotina de sono.

    ResponderExcluir
  73. Plasticidade neural é a capacidade do nosso cérebro de adaptação. Onde ele consegue gerar novas sinapses de acordo com a necessidade.
    A plasticidade neural é fundamental para meu curso pois é a partir dela que eu consigo fixar novos termos, aprender coisas novas sempre, e me aperfeiçoar.
    Uma atitude positiva que eu tomo é a alimentação. Sempre procuro me alimentar bem, para que todas as partes do meu corpo possam funcionar melhor. Porém uma atitude negativa seria a falta de atividade física. Que ajudaria e muito a desenvolver meu corpo e encéfalo.

    ResponderExcluir
  74. isabella longhi

    plasticidade neural é a capacidade do nosso sistema nervoso de se adaptar a novas experiências e moldar sua estrutura quando sujeito a elas.

    no meu curso de biomedicina, a plasticidade neural é de extrema importância, já que o tempo todo aprendemos novas funções (em laboratório, por exemplo) e precisamos sempre estar aptos a desenvolver esses novos conhecimentos, para que futuramente sejamos bons profissionais.

    infelizmente minha rotina tem sido prejudicial à minha saúde, os dias tem sido corridos em volta de emprego e aulas, e as muitas atividades que preciso fazer. portanto, como muito e durmo pouco, e não tenho tempo para atividades físicas. meus hábitos tem sido totalmente precários ao meu cérebro e corpo no geral.

    ResponderExcluir
  75. A plasticidade Neural é a capacidade de adaptação e reabilitação do cérebro após certas circunstâncias, sendo ela extramente importante na Biomedicina por garantir as sinapses, uma maior absorção dos conteúdos estudados e possibilitando também o desenvolvimento de novos pensamentos e ideias
    Em relação a minha rotina diária , ela pode ser considerada variada por possuir exercícios funcionais todos os dias porém com uma alimentação não muito balanceada ,como resultado da pandemia.

    ResponderExcluir
  76. Marcela Cravo

    A plasticidade Neural é o jeito ou a capacidade que o nosso cérebro tem de se adaptar tanto com os estímulos quanto com as experiências.
    A plasticidade Neural é essencial para a biomed pois estamos sempre aprendendo novos conhecimentos,a novos procedimento tanto dentro dos laboratórios quanto fora.

    Depois das aulas e dos vídeos, eu vi que eu não ando colaborando para o bem estar do meu cérebro pois em minha rotina não tem Muita atividade física por está o dia todo trabalhando sentada e nem sempre a alimentação é adqueda também, com isso vejo que fico um tanto mais estressada, sem foco em algumas tarefas e sem muita disposição.

    ResponderExcluir
  77. Plasticidade neural é o conceito no qual nosso cérebro se adapta, ou seja, conforme estímulos ( por exemplo novas aprendizagens) é formado novas conexões.
    A importância da plasticidade neural para o curso de Biomedicina é que durante o curso aprendemos muitas funções em diversas áreas como as clínicas/laboratoriais e devemos sempre lembrar desses conhecimentos para que possamos desenvolver nossa função, para que possamos colocar nosso aprendizado em prática com responsabilidade no nosso local de trabalho, estágio e até mesmo na faculdade em aulas práticas e provas.
    Venho mudando minha rotina fazendo exercícios físicos, me alimentando melhor e sinto a diferença que uma rotina saudável faz, pois quando eu me alimentava mal e não fazia nenhuma atividade me sentia sem foco e sem disposição e durante esse ano resolvi mudar e melhorar a minha rotina que gerou resultados satisfatórios na minha vida e que com certeza vai fazer a diferença para meu cérebro futuramente.

    ResponderExcluir
  78. A Neuroplasticidade é a capacidade de nossos nervos cerebrais se alterarem e se adaptarem a novos estímulos, seja por meio de diferentes rotinas ou exercícios.
    Para meu curso de biomedicina a plasticidade neural é importante pois atraves disso o paciente pode se adptar a conviver com alguma doença que tem o tratamento em longo prazo, e claro que tambem melhora o comportamentos e hábitos que ajudam o o cérebro, e com as novas sinapses feitas, melhora o desempenho de médio e longo prazo.
    No dia a dia eu nao ajudo muito meu cerebro, pois eu nao tenho constumes de pratica de exercicios fisicos, nem me alimento bem.

    ResponderExcluir
  79. Larissa Arrais
    Plasticidade neural é a capacidade de fazer novas conexões , novas sinapses nervosas.
    Para o meu curso é importante para agirmos de forma rápida em alguma situação inesperada por exemplo.
    Minha rotina não é nada saudável , não me alimento bem , não pratico exercícios físicos , sou bem sedentaria , trabalho apenas alguns dias por semana , e percebo que quando estou em dias agitados ,não me sinto bem psicologicamente , e fisicamente , fico cansada bem fácil .

    ResponderExcluir
  80. Plasticidade neural é a capacidade que o cérebro possui de se adaptar a novos estímulos que recebe.

    Tem grande importância no curso de biomedicina, já que a todo momento estamos aprendendo coisas novas, desenvolvendo atividades em laboratórios, assim conseguimos nos adaptar e desenvolver nossos novos conhecimentos.

    Minha rotina é muito prejudicial, já que não pratico exercícios físicos e não tenho uma alimentação saudável. Percebo que a falta de atenção é muito constante.

    Juliana Vilela da Rocha

    ResponderExcluir
  81. Plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios, a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. Acredito que a plasticidade neural é de extrema para todos os cursos, pois quanto mais informações adquirimos novas conexões sinápticas são formadas, e desta forma possuímos cada vez mais conhecimento. Pensando em minha rotina diária habitual acredito que eu faça escolhas que colaboram para o funcionamento do meu cérebro, sempre procuro me alimentar de forma saudável, realizar exercícios mesmo que seja em casa e estudar, porém acho que eu posso melhorar ainda mais minha rotina diária.
    Luísa Romeiro dos Santos, Biomedicina.

    ResponderExcluir
  82. vitor guerra.
    plasticidade neural é a habilidade do cerebro de se adaptar aos diferentes estimulos que recebe.
    Referente ao meu curso, a plasticidade neural é importante para que eu aprenda cada vez mais, pois como biomedico nunca paramos de estudar, e essa plasticidade é quem está por trás das diferentes rotinas de estudos que temos de fazer par ase encaixar no nosso dia a dia, e em nossa semana.
    Eu particularmente gosto bastante de fazer exercicios fisicos, porém devido a correria da rotina da semana não consigo fazer tanto, o que eu tento melhorar sempre é na alimentação, tomar a quantidade certa de agua no dia a dia, é sempre que posso faço diferentes dietas. O exemplo citado no ultimo video de que a memoria a longo prazo tem uma melhora quando temos uma rotina de exercicios fisicos eu mesmo já consegui reparar nessas diferenças, quando eu tinha uma rotina sedentaria minha memoria era pessima, após começar a fazer exercícios eu notei um diferencial enorme em minha memoria, e consequentemente minhas notas melhoraram.

    ResponderExcluir
  83. Plasticidade neural é uma habilidade do nosso cérebro de formar novas conexões sinápticas e de adaptar-se a partir de novos estímulos ou novas experiências.
    Ela é importante no meu curso pois é preciso sempre ir a busca de novos conhecimentos e aprendizados para termos sucesso em nossa vida profissional e pessoal.
    Nesta pandemia eu perdi o costume de praticar exercícios físicos e não estou com uma boa alimentação, porem continuo com meu habito de ler e estudar minhas matérias.

    ResponderExcluir
  84. A plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se adaptar a novos estímulos e situações, de desenvolver novas conexões sinápticas entre os neuronios a partir de novas experiencias e comportamentos, ao se aprender algo novo,uma nova sinapse é feita; a partir da plasticidade neural o cerebro, mesmo tento passado com algo dano, consegue se readaptar.
    A plasticidade neural é importante no meu curso (biomedicina) pois nessa área da saúde a cada dia ocorre uma nova descoberta e para atuar nessa área, precisamos estar atualizados a todo momento, e a partir da plasticidade conseguimos fixar os novos conhecimentos, aprender novos termos e processos, repassar aprendizados.
    Ultimamente minha rotina tem colaborado com o funcionamento do meu cérebro, pois pratico atividade física, e possuo uma alimentação regulada,o que me deixa mais disposta e melhora meu humor, mas obviamente tem momentos que acabo prejudicando o funcionamento dele comendo alimentos não muito saudáveis, e sinto uma grande diferença em relação a minha disposição, concentração e humor.

    ResponderExcluir
  85. Plasticidade, é a capacidade de o cérebro se adaptar a mudanças por meio do sistema nervoso.
    Trata-se da habilidade do cérebro de reorganizar os neurônios e os circuitos neurais, moldando-se a níveis estruturais por meio de aprendizagem e vivências.

    Através da plasticidade nós termos a capacidade do organismo em adaptar-se às mudanças que ocorre no dia a dia.

    A importância da plasticidade neural para o meu curso, porque, vou compreender novas atividades no decorre do tempo construindo novos conhecimentos aumentando a minha cognição.

    Na minha rotina alimentar estou sempre me alimentando nos horários coretos, prefiro sempre suprimentos saudáveis e faço sempre exercícios físicos para estimular o meu organismo e ter um bom funcionamento.

    ResponderExcluir
  86. A Plasticidade Neural é capacidade de aprender, E é o que permite que nosso cérebro de adapte em diversas funções diferentes. Para o meu curso, acredito que seja muito importante, por conta de aprender cada vez mais e ter novos conhecimento, no dia a dia. Em relação a minha rotina, por conta da pandemia, muita coisa mudou, ultimamente não ando fazendo muito exercício físico, e isso acaba causando problemas, Acredito que tbm com a correria de trabalhar, estudar, e fazer curso, não ando me alimentando direito, e isso acaba me deixando sem disposição.
    Maria Júlia Rodrigues Umbelino BIOMEDICINA!

    ResponderExcluir
  87. Vanessa F.G.Cardoso (Biomedicina)

    1- Defina plasticidade neural.
    A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas
    conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e
    do comportamento do indivíduo.

    2- Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    É importante para qualquer coisa na vida pois é treinando nosso cérebro com conhecimento,
    informações,para que no futuro nao aparece nenhuma doença neurodegenerativa para que
    noso cérebro sempre esteja ativo aprendendo para que ela não estacione apenas que ja que sabemos
    mas sim o que ainda vamos aprender sempre.

    3- Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que
    colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    Eu procuro fazer uma boa alimentação como de tudo, até o que não pode de vez enquando porque ninguem
    é de ferro.Já fui muito mais ativa do que os dias atuais, frequentava a academia 5 vezes na semana
    fazias as aulas, amo aula de spining, mas ultimamente com a falta de tempo para ir a academia a gente se vira
    como pode, eu caminho e faço corrida, mas não todo dia como gostaria mas é melhor do que não fazer dia nenhum.

    ResponderExcluir
  88. Francieli Oliveira

    A plasticidade neural é a capacidade do cerebro se adaptar e se moldar de acordo com os estímulos que recebe.
    Acredito que a plasticidade neural é importante para meu curso de biomedicina, pois sempre estaremos sempre estudando e buscando novidades para a profissão.
    Acredito que minha rotina não esta correta, devido a correria do dia a dia, acabo deixando os exercícios fisicos de lado e nunca faço, percebo que ultimamente estou com estresse essecivo e muito desanimo para realizar meus deveres. Com esse estudo de hoje estarei buscando uma solução para a falta de exercícios e inclui-los em minha rotina.

    ResponderExcluir
  89. A plasticidade neuNadal,define se como uma nova forma de adaptação que ocorrem em nosso cérebro e em seu funcionamento, conforme aos estímulos que recebemos de interações do ambiente interno e externo, ocorrendo novas sinapse.

    A uma grande importância, não somente em meu curso como em vários cursos de humanas, pelo fato de ampliarmos novos conhecimentos pra entendermos o que ocorre com o funcionamento, e as mudanças e a comportamentos e fisiologicamente que possam ocorrem em nosso corpo.

    Com relação a minha rotina, não muito saudável, entre sedentarismo, estresse do cotidiano, depressão e má alimentação. Isto esta afetando consideravelmente na minha memória, atenção e muita estafa física e mental.

    Thais Lopes Netto, 1000.1957, Biomedicina

    ResponderExcluir
  90. - Plasticidade Neural refere-se à capacidade do sistema nervoso de modificar e adaptar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).
    - A importância da plasticidade neural para não só o biomédico mas como para o ser humano em geral se dá na capacidade de novos aprendizados, bem como, busca de novas técnicas de trabalho, aprender um novo idioma, aprofundar-se em algum determinado tema de estudo, etc.
    - Estou sempre em busca da melhora da rotina diária, bem como exercícios físicos e alimentação balanceada/saudável. Apesar de cometer alguns deslizes no decorrer do processo, procuro sempre manter o foco. Mas, a pratica de exercícios físicos é uma das metas ainda um pouco difícil de ser aplicada. Paola Sardeli.

    ResponderExcluir
  91. - Defina plasticidade neural.
    R: A plasticidade neural é a capacidade do cérebro de se readaptar, se reestruturar e criar novas ligações neurais a partir de novas experiências e vivencia do indivíduo.
    - Qual a importância da plasticidade neural para seu curso?
    R: Na psicologia, a plasticidade neural é um grande elemento a ser usado, principalmente quando se trata de pacientes com traumas psicológicos ou físicos, pois em cima disso trabalhamos criando novas memorias e caminhos para que o paciente consiga se readaptar e se reajustar mentalmente ao seu problema, tendo assim uma condição de vida melhor.
    - Agora, seja sincero: pensando em sua rotina diária habitual, você faz mais escolhas que colaboram com o funcionamento do seu cérebro ou que prejudicam o mesmo? Cite um exemplo de cada.
    R: No meu dia a dia tenho tido muito desgaste mental com serviço, faculdade, deveres... o que não ajuda em nada no funcionamento do meu cérebro. Por isso, sempre nos finais de semana tento dar uma diminuída nos afazeres, saindo um pouco, fazendo caminhadas, passeando com o cachorro... exercendo coisas que colaboram para que eu tenha um bom desenvolvimento do meu cérebro e consequentemente um bom desenvolvimento na minha saúde física, pois assim como os dois hemisfério do cérebro, o corpo todo funciona como um conjunto.

    ResponderExcluir