sábado, 13 de março de 2021

Reflexões de um sábado de trabalho - contraceptivos masculinos

Bom dia pessoal,

Começando o sábado de trabalho colocando os e-mails em dia, recebi uma notícia sobre uma substância com quase 100% de eficácia se mostrando um ótimo candidato ao tão buscado contraceptivo masculino não hormonal.

Para acessarem a matéria, vou colocar o link aqui, é de um site chamado Diário da Saúde (inclusive fica minha recomendação, trabalho de qualidade!):

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=composto-natural-promissor-como-anticoncepcional-masculino&id=14615&nl=nlds


Sempre que falarmos de contraceptivos, lembremos da enorme quantidade de efeitos colaterais que vem sendo descobertas nas mulheres após décadas de uso, é um assunto muito sério, que pode gerar muito problemas de saúde e gastos exorbitantes daqui a algumas décadas.

Apesar da preocupação exposta no parágrafo acima, como cientista em construção, acredito que seja uma experiência válida o teste em humanos, já que os resultados apresentados nos perfis bioquímicos dos ratos (relacionado à Bioquímica Clínica) estudados se mostrou sem grandes alterações.

Para quem não entendeu nada do parágrafo acima, a Bioquímica Clínica é a parte das Análises Clínicas que analisa, por exemplo, a glicemia, o colesterol, dentre diversos outros parâmetros, que podemos utilizar para avaliar como "anda" o funcionamento daquela pessoa. As amostras mais utilizadas são soro e plasma, obtidos através daquele episódio que você tanto adora, o tirar sangue!

Por fim, para não gastar todo o tempo de vocês em uma reflexão muito extensa, os dados da pesquisa realmente parecem promissores, mas muitos pontos devem ser considerados nos estudos clínicos em humanos para, ai sim, podermos avaliar melhor a eficácia e também a segurança dessa substância.

Veremos os próximos passos!

Se quiserem aprender outros conceitos de Farmacologia e Bioquímica Clínica, é só clicar nos nomes abaixo:


Bioquímica Clínica!

Farmacologia!


Bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário