terça-feira, 2 de março de 2021

Tecido Nervoso - Neuroanatomia

Boa tarde pessoal,
Continuando nosso curso de Neuroanatomia, hoje vamos aprender um pouco mais sobre as células que constituem o nosso Sistema Nervoso.

Quando falamos em tecido nervoso, a primeira imagem que surge da nossa memória é a de um neurônio, a célula mais conhecida dentre as células que compõem, por exemplo, o nosso cérebro.



Tudo bem, entendo o porque disso.
Os neurônios são as células mais estudadas e também tem as funções mais fascinantes, como estar envolvido na formação de nossas memórias (e consequentemente no nosso processo de aprendizado), na nossa atenção, em todas as nossas capacidades cognitivas, dentre diversas outras funções super descoladas dessa célula nervosa.

Mas, a um bom tempo já sabemos que quem ajuda na manutenção de todas essas características, por estarem diretamente relacionadas à saúde dos neurônios e do nosso Sistema nervoso como um todo, são as famosas Células da Glia.



Apesar dos seis tipos mostrados na figura, estudaremos 4, três do Sistema nervoso central (SNC), que são os astrócitos, oligodendrócitos e as micróglias e uma do Sistema nervoso periférico (SNP) que é a células de Schwann.

Hoje já sabemos, devido a inúmeras pesquisas que aconteceram nas duas últimas décadas, que as células da glia possuem papéis cruciais no desenvolvimento e avanço de algumas doenças, como a relação entre as micróglias e o Alzheimer, por exemplo.

Quer entender mais sobre os papéis de cada uma dessas células e entender um pouco mais sobre como funciona o nosso Sistema nervoso? É só clicar no link abaixo:


Bons estudos pessoal!

Um comentário: