quarta-feira, 10 de março de 2021

Plasticidade neural: o que é?

 Boa tarde pessoal,

Hoje, dando os primeiros passos na nossa disciplina de Neuroanatomofisiologia, vamos entender um pouco sobre a Plasticidade Neural.



Por muito tempo, acreditamos que o cérebro poderia se desenvolver e se modificar apenas durante a fase de amadurecimento do sistema nervoso humano, que se completa por volta dos 21 anos.

Porém, com o boom de conhecimento observado na neurociência nas últimas décadas, ficou mais do que claro que o nosso cérebro é um órgão extremamente moldável e adaptável, por isso essa relação com o plástico, neuroplástico, neuroplasticidade (observe a sua volta quantos objetos de formatos e tamanhos completamente distintos são feitos de plástico).

A primeira conclusão que podemos tirar desse fato é que nossa capacidade de aprendizado é teoricamente infinita, independente da idade. Logo, somos e sempre seremos o nosso maior obstáculo para atingir determinado objetivo.

Um segundo ponto interessante é que a plasticidade neural não está relacionada apenas ao processo de aprendizagem, ela também é responsável pela reorganização do funcionamento do cérebro após uma lesão, como as causadas pelo Acidente vascular cerebral (AVC).

Observem a excelente figura que apresenta os dois tipos mais comuns de plasticidade neural em humanos:



Não se esqueçam que a plasticidade neural está relacionada a experiências: a experiência de uma aula de neurociências pode levar à formação de novas conexões no seu cérebro, assim como a experiência em um restaurante novo, em um relacionamento, em tudo que envolva  um ou mais de nossos cinco sentidos.

Por isso, quanto mais intensa uma experiência, uma experiência que marcante, seja de forma positiva ou negativa, mostra para nosso cérebro a importância de registrar em detalhes aquele acontecimento, pois pode ser útil em momentos futuros. Assim, memórias boas e traumas tendem a nos acompanhar ao longo de nossas vidas.


Mas, sem mais papo, vamos lá:

Assista aos dois vídeos que vou disponibilizar aqui em seguida. Depois de assisti-los, gostaria que você refletisse um pouco sobre os seguintes pontos, considerando seus conhecimentos prévios e as informações apresentadas nos vídeos:


- O que é a neuroplasticidade?

- Qual a relação entre neuroplasticidade e aprendizado?

- Você consegue visualizar a relação entre a plasticidade neural e nossa capacidade de guardar memórias?

- Qual a relação da plasticidade neural com seu curso?

Comentem essas respostas ao final da matéria =)


Agora, aproveitem os vídeos:



Ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ELpfYCZa87g




E, por último, mas não menos interessante para essa discussão:



Espero que vocês tenham entendido que o cérebro é realmente uma máquina fantástica, capaz de se moldar, se reinventar, se reorganizar, e continuar funcionando cumprindo todas as suas funções (total ou parcialmente, no caso de lesões).

Agora, caprichem nos comentários! =)

5 comentários:

  1. Boa noite faz muito sentindo tanto o que o Hermann Ebbinghaus com relação ao Francês, quanto o Bartlet, já participei de um teste muito semelhante ao que ele aplicou com os alunos e o resultado foi o mesmo. Parabéns pelo conteúdo muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  2. - O que é a neuroplasticidade?
    É a capacidade do cérebro em mudar de acordo com os aprendizados de um indivíduo ou de adaptar-se funcionalmente quando alguma região é lesionada.

    - Qual a relação entre neuroplasticidade e aprendizado?
    Apesar de reduzida a medida que envelhecemos, a neuroplasticidade, possibilita que qualquer indivíduo possa obter novos conhecimentos ao longo de sua existência.

    - Você consegue visualizar a relação entre a plasticidade neural e nossa capacidade de guardar memórias?
    Para construção do conhecimento temos que ser expostos a novas formas de pensar e fatos. A partir disso, conseguimos armazenar fragmentos desses novos conhecimentos em nossas memórias e durante o processo de aprendizado consolidamos essas informações complemantando-as com nossas próprias experiências.

    - Qual a relação da plasticidade neural com seu curso?
    Estudo fisioterapia e a neuroplasticidade poder ter função corretiva no tratamento de pacientes que sofreram lesões no sistema nervoso, dependendo no nível e local da lesão. Assim como, pode ser muito útil no aprendizado do paciente de consciência
    corporal, evitando lesões.

    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Oi professor! Segue meu entendimento e respostas para as perguntas.
    - O que é a neuroplasticidade?
    A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro se adaptar devido a alguma alteração de comportamento, aprendizado, lesão cerebral ou envelhecimento. Ele cria novas conexões para garantir que tudo continue funcionamento, independente daquilo que gerou a alteração.
    - Qual a relação entre neuroplasticidade e aprendizado?
    Através da neuroplasticidade é que somos capazes de aprender, assim que a nova informação chega ao cérebro, ele irá criar um novo “caminho” ou conexão para reter aquela informação. E conforme essa conexão for estimulada, ela ficara cada vez mais forte, facilitando o entendimento daquilo que está sendo aprendido.
    - Você consegue visualizar a relação entre a plasticidade neural e nossa capacidade de guardar memórias?
    Sim, através da neuroplasticidade são feitas as conexões para que uma memória seja criada, porém caso ela não seja estimulada essa conexão fica mais fraca, porém não deixa de existir. Conforme dito no vídeo, ela fica guardada no nosso subconsciente, então caso ela seja estimulada novamente, o cérebro voltará a usar essa conexão, tornando mais fácil ter essa lembrança conforme ela for acessada mais vezes.
    - Qual a relação da plasticidade neural com seu curso?
    Faço parte do curso de Fisioterapia, então a plasticidade neural será de extrema importância em muitos processo, como por exemplo pacientes que sofreram alguma lesão que afete sua função motora e conforme forem tratados, através das terapias e exercícios, os cérebro criará novas conexões para que ele volte a realizar os movimentos novamente.

    ResponderExcluir
  4. É a capacidade do cérebro de modificar sua estrutura no decorrer da vida, com novas experiências ou despertar conhecimentos adormecidos. Existe sim uma relação entre a plasticidade neural e nossa capacidade de guardar memórias, pelo fato de criarmos novas conexões e mantermos as antigas ao mesmo tempo. Na nutrição vejo se aplica na prática de novos hábitos alimentares.

    ResponderExcluir
  5. A plasticidade neural é que permite a criação de novas sinapses fazendo com que ocorra modificações. E graças essas alterações que conseguimos superar traumas, por exemplo. As consultas psicoterapêuticas incentivam padrões diferentes que levam à plasticidade neural, ajudando no tratamento de diversas doenças que afetam o sistema nervoso ou o estado emocional de uma pessoa, em aspectos como mudanças de hábitos, maneiras de ver as situações, visando melhorar o bem-estar.

    ResponderExcluir