terça-feira, 16 de março de 2021

Neuroanatomia - Medula Espinhal

Boa tarde pessoal,

Na aula de Neuroanatomia hoje, nós vamos falar um pouco sobre a Medula Espinhal (ou Espinal, o que você preferir).

A medula espinhal é erroneamente vista como uma mera região de condução de impulsos nervosos, levando informações sobre o meio ambiente (através dos sentidos) para que nosso Encéfalo consiga entender e sentir, ou então levando as respostas e comandos cerebrais para a periferia, como quando contraímos algum músculo voluntariamente.

A medula possui funções além da condução, como as respostas reflexas, como o famoso reflexo de retirada, quando tiramos a mão de algo quente (como o ferro de passar roupas) antes mesmo de sentir a sensação desagradável da queimadura.



Mas como a medula envia informações para os músculos se contraírem, ou conseguem receber as informações vindas de um sentido que vem lá da periferia do nosso corpo, como o Tato, por exemplo? Lembrem-se, a medula espinhal se encontra dentro do canal vertebral.

Antes de entregar a resposta, reflitam a respeito e observem com cuidado a figura abaixo:



Observe na figura que, mesmo que imóvel dentro do canal vertebral, a medula emite e recebe prolongamentos, que são as raízes dos nossos nervos espinhais (temos 32 pares, saindo do lado direito e do lado esquerdo ao longo de toda nossa coluna vertebral).

Sim, as informações (impulsos nervosos) trafegam entre os Sistemas Nervosos Periférico e Central através dos nervos. Os nervos, então, podem ser vistos como cabos de energia, que nos permitem movimentar nossa musculatura esquelética (nossos movimentos voluntários) e ainda sentir o mundo a nossa volta através, principalmente, do tato. 

Gosto bastante dessa figura também, ela apresenta de maneira simples ângulos e cortes diferentes da medula, dando uma visão mais ampla para vocês observarem com mais detalhes essa magnífica porção do nosso Sistema Nervoso Central:



Mas de discussão termino por aqui, pois vocês encontram todo esse material sobre a Anatomia da Medula Espinhal no link:


http://plantandociencia.blogspot.com/2019/09/anatomia-da-medula-espinhal-introducao.html


Dicas sobre o link!

- Aos alunos da Psicologia, recomendo ler e buscar entender todo o material sobre a anatomia da medula, porém, pensando em estudar para a prova, podem usar os slides para focarem apenas nos pontos mais importantes da matéria do link!

- Aos alunos da Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, todo detalhe importa, recomendo inclusive que deem uma olhada, com carinho, no capítulo do livro que originou essa matéria, o Neuroanatomia Funcional do Machado.

- Aos alunos dos demais cursos da saúde, aproveitem o material! =)


Bons estudos!
Se surgirem dúvidas, podem deixar nos comentários que respondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário