terça-feira, 29 de outubro de 2019

Atividade Proposta - Farmacologia dos Analgésicos

Boa tarde pessoal,
hoje, na aula de Farmacologia dos Analgésicos, elaborei uma atividade diferente.

Esta atividade tem como objetivo incentivar a autonomia do aluno no processo de construção de conhecimento e de um melhor aprendizado.

Os alunos terão que trabalhar em equipe, distribuir tarefas, organizar o conteúdo e responder perguntas feitas por mim em sala de aula. O tempo estimado para pesquisa e leitura dos materiais necessários para a conclusão da tarefa envolve uma hora aula (40-50 minutos).

Além disso, intercalarão leituras de conteúdos online e via livro didático, mesclando as fontes de aprendizado.

Apresento abaixo as tarefas, as primeiras comuns aos quatro grupos envolvidos e depois as tarefas específicas de cada grupo.

- Atividades Comuns a todos os grupos:
  1. Encontrar um link com uma boa referência sobre a droga/fármaco escolhido para seu grupo e postar nos comentários desta atividade aqui no blog com os Nomes de Grupo 1, 2, 3 ou 4.
  2. Relação do fígado com o fármaco do grupo. Como este é metabolizado no fígado? Existem efeitos colaterais hepáticos?
  3. Uma utilização comum do medicamento em questão.
  4. Par ao grupo 4, das enxaquecas, as questões 2 e 3 podem ser substituídas por Quais os novos medicamentos que estão sendo desenvolvidos para tratar a enxaqueca?

- Grupo 1:

Fármaco: Morfina

1 - Representar, em forma de esquema, o mecanismo da dor. 
2 - Onde age a morfina no mecanismo da questão 1?
3 - Por que a morfina pode causar dependência? Explique a função da tolerância neste processo.
4 - Quais os dados sobre a utilização de morfina no Brasil?

- Grupo 2:

Fármaco: Neosaldina

1- Qual a farmacocinética da Neosaldina?
2 - Mecanismo de Ação.
3 - Qual o papel de cada componente da neosaldina: dipirona e cafeína.
4 - Qual o perigo associado ao uso de neosaldina por pessoas hipertensas? Cite um problema que poderá se originar desta combinação.

- Grupo 3:

Fármaco: Codeína

1 - Farmacocinética
2 - Mecanismo de Ação.
3 - Qual o seu maior uso atualmente?
4 - Qual sua potência analgésica? É eficaz em dores fortes?

- Grupo 4:

Enxaqueca:

1 - Analgésicos funcionam nas crises de enxaqueca?
2 - Explique a relação apresentada na figura abaixo: Do abuso de analgésicos e o surgimento de uma dor de cabeça diária.


3 - A enxaqueca é uma doença incapacitante ou pode ser considerada como uma frescura entre crianças ou uma desculpa entre os adultos?
4 - Qual o papel do botox nesta doença?


Referências para melhor andamento da Atividade:

Livro: Farmacologia Básica e Clínica - Katzung
Aula: disponível no portal acadêmico, na data de hoje.
Links:








10 comentários:

  1. Grupo 1 - https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/morfina-artigo/

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  2. Grupo 2
    https://bula.medicinanet.com.br/bula/3639/neosaldina.htm

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  3. Nicole Luppe Ongaro
    Professor, achei essa atividade muito mais legal e útil, nos agregando mais informações e conteúdos diferentes. Na outra, como você mesmo disse, cada um faz uma questão e não nos agrega muito.

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  4. Lara Maryane Barrios Pedroso - Gostei muito desse formato de atividade pois é mais dinâmica e, dessa forma, menos cansativa, o que nos proporciona um aprendizado mais simples e eficiente.

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  5. Isadora Batagin dos Santos - Achei essa atividade mais dinâmica, de melhor compreensão; deste modo, consegui absorver com maior facilidade o conteúdo ensinado.

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  6. Bianca Destefani da Silva - Olá Professor, meu grupo gostou muito dessa maneira de atividade. conseguimos entender melhor sobre o assunto nesse meio de bate-papo em sala.

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