Boa tarde pessoal,
hoje, na aula de Farmacologia dos Analgésicos, elaborei uma atividade diferente.
Esta atividade tem como objetivo incentivar a autonomia do aluno no processo de construção de conhecimento e de um melhor aprendizado.
Os alunos terão que trabalhar em equipe, distribuir tarefas, organizar o conteúdo e responder perguntas feitas por mim em sala de aula. O tempo estimado para pesquisa e leitura dos materiais necessários para a conclusão da tarefa envolve uma hora aula (40-50 minutos).
Além disso, intercalarão leituras de conteúdos online e via livro didático, mesclando as fontes de aprendizado.
Apresento abaixo as tarefas, as primeiras comuns aos quatro grupos envolvidos e depois as tarefas específicas de cada grupo.
- Atividades Comuns a todos os grupos:
- Encontrar um link com uma boa referência sobre a droga/fármaco escolhido para seu grupo e postar nos comentários desta atividade aqui no blog com os Nomes de Grupo 1, 2, 3 ou 4.
- Relação do fígado com o fármaco do grupo. Como este é metabolizado no fígado? Existem efeitos colaterais hepáticos?
- Uma utilização comum do medicamento em questão.
- Par ao grupo 4, das enxaquecas, as questões 2 e 3 podem ser substituídas por Quais os novos medicamentos que estão sendo desenvolvidos para tratar a enxaqueca?
- Grupo 1:
Fármaco: Morfina
1 - Representar, em forma de esquema, o mecanismo da dor.
2 - Onde age a morfina no mecanismo da questão 1?
3 - Por que a morfina pode causar dependência? Explique a função da tolerância neste processo.
4 - Quais os dados sobre a utilização de morfina no Brasil?
- Grupo 2:
Fármaco: Neosaldina
1- Qual a farmacocinética da Neosaldina?
2 - Mecanismo de Ação.
3 - Qual o papel de cada componente da neosaldina: dipirona e cafeína.
4 - Qual o perigo associado ao uso de neosaldina por pessoas hipertensas? Cite um problema que poderá se originar desta combinação.
- Grupo 3:
Fármaco: Codeína
1 - Farmacocinética
2 - Mecanismo de Ação.
3 - Qual o seu maior uso atualmente?
4 - Qual sua potência analgésica? É eficaz em dores fortes?
- Grupo 4:
Enxaqueca:
1 - Analgésicos funcionam nas crises de enxaqueca?
2 - Explique a relação apresentada na figura abaixo: Do abuso de analgésicos e o surgimento de uma dor de cabeça diária.
3 - A enxaqueca é uma doença incapacitante ou pode ser considerada como uma frescura entre crianças ou uma desculpa entre os adultos?
4 - Qual o papel do botox nesta doença?
Referências para melhor andamento da Atividade:
Livro: Farmacologia Básica e Clínica - Katzung
Aula: disponível no portal acadêmico, na data de hoje.
Links:
Grupo 1 - https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/morfina-artigo/
ResponderExcluirGrupo 2
ResponderExcluirhttps://bula.medicinanet.com.br/bula/3639/neosaldina.htm
Nicole Luppe Ongaro
ResponderExcluirProfessor, achei essa atividade muito mais legal e útil, nos agregando mais informações e conteúdos diferentes. Na outra, como você mesmo disse, cada um faz uma questão e não nos agrega muito.
Que bom Nicole, obrigado pelo retorno.
ExcluirLara Maryane Barrios Pedroso - Gostei muito desse formato de atividade pois é mais dinâmica e, dessa forma, menos cansativa, o que nos proporciona um aprendizado mais simples e eficiente.
ResponderExcluirConcordo Lara, obrigado pelo retorno.
ExcluirIsadora Batagin dos Santos - Achei essa atividade mais dinâmica, de melhor compreensão; deste modo, consegui absorver com maior facilidade o conteúdo ensinado.
ResponderExcluirObrigado pelo retorno Isadora, que bom que gostaram.
ExcluirBianca Destefani da Silva - Olá Professor, meu grupo gostou muito dessa maneira de atividade. conseguimos entender melhor sobre o assunto nesse meio de bate-papo em sala.
ResponderExcluirFico feliz Bianca, obrigado pelo retorno.
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