domingo, 14 de fevereiro de 2021

Iván Izquierdo, muito obrigado!

Boa noite pessoal,

Hoje venho prestar minha homenagem a o maior neurocientista do nosso país, que faleceu no começo da semana passada.

Iván Izquierdo, argentino naturalizado brasileiro, é o cientista brasileiro mais citado na literatura científica internacional. Além disso, ganhou diversos prêmios e é uma das maiores referências mundiais no estudo de Memória. 

Para vocês terem ideia do tamanho do legado que ele deixa, as descobertas feitas por ele são base de teorias que distinguem, por exemplo, as memórias de curta duração das memórias de longo prazo. Além disso, se não bastasse tamanha contribuição para a Neurociência, suas descobertas sobre o funcionamento da memória serviram de base para muito do que sabemos hoje sobre a Doença de Alzheimer.

Um gigante da neurociência brasileira e mundial, deixa um legado inquestionável no mundo científico.

Observem esse trecho retirado da matéria feita pela PUC do Rio Grande do Sul, onde Izquierdo era professor:

"Izquierdo dedicou mais de 60 anos à neurociência, durante os quais publicou cerca de 700 artigos em periódicos científicos com quase 23 mil citações.  Considerado um dos maiores pesquisadores do mundo na área de fisiologia da memória, o neurocientista recebeu mais de 60 prêmios e distinções nacionais e internacionais, entre eles, o Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico (1996), Prêmio Conrado Wessel (2007), Prêmio Almirante Alvaro Alberto (2010), Doutor Honoris Causa das universidades do Paraná e de Córdoba, além de Professor Honorário das universidades de Buenos Aires e Córdoba e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Em 2018 foi laureado com o prêmio Cientista do ano, na área de neurociências, pelo Instituto NanocellEle é também o pesquisador com o maior número de citações acadêmicas da América Latina."


Com esses números, fica um pouco mais claro o quão gigante foi Izquierdo? Por isso o título, muito obrigado. 

Recomendo a leitura da reportagem citada:

https://www.pucrs.br/blog/morre-ivan-izquierdo-neurocientista-especialista-em-memoria/


Além disso, deixo aqui um vídeo de uma entrevista dele para o Drauzio Varella, sobre memória:



Seu legado será eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário