quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

2020: recorde na venda de antidepressivos e estbailizadores de humor

Bom dia pessoal,

Todo mundo sabe muito bem sobre os problemas associados à infecção pelo "novo" coronavírus. Problemas pulmonares (trato respiratório), complicações envolvendo a formação de coágulos, perda do paladar, dentre outros.


Mas, como era de se esperar, existem os efeitos que podemos chamar de secundários ou tardios.

No Brasil, um país que já se encontrava no topo do ranking em casos de Depressão e Ansiedade, o aumento dos transtornos psicológicos/psiquiátricos ficou claro com o espantoso aumento no consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor.


Observem o gráfico, retirado da reportagem da CNN Brasil:

Fonte: CNN

Mas vamos por partes.

Primeiro, o consumo desses medicamentos já vinha crescendo nos últimos anos. Só para lembrar, desde 2016-2017 o Brasil assumiu a liderança como o país mais Ansioso do mundo, e, em relação aos níveis de depressão, ficou em quinto no ranking mundial. Assustador, não?

Veio a pandemia, nos isolou, nos deixou preocupado com a nossa saúde e com a saúde de nossos entes queridos. Aumento do tempo em casa escancarou diversos problemas familiares, problemas pessoais (o autoconhecimento ainda precisa ser explorado por todos nós, mas ficar isolado revelou muita coisa para muita gente), as paranoias aumentaram, e claro, os índices de Depressão, Ansiedade e outros transtornos cresceram aceleradamente.

Os antidepressivos, como o próprio nome diz, são os medicamentos de escolha no tratamento da depressão, mas também eficazes em muitos casos de Ansiedade. Os mais utilizados, dentro dessa classe, são os inibidores da recaptação de serotonina ou de serotonina e noradrenalina. Exemplos conhecidos são a Venlafaxina e a Fluoxetina.

Já quando falamos dos estabilizadores de humor, o nome também nos conta muita coisa. Eles são utilizados literalmente para diminuir ou até mesmo inibir as flutuações de humor de uma pessoa, como nos casos do Transtorno Bipolar. Dentre os mais conhecidos, e já utilizado por décadas, podemos citar o lítio.

Advinha o que cresceu também?

Sim, consumo de álcool, cigarros e outras drogas não tão lícitas assim. Motivo?

Formas de amenizar os sentimentos ruins, de diminuir a ansiedade, enfim, cada um possui meios particulares de lidar com seus incômodos, precisamos entender também os riscos desses hábitos!

De todo ruim todos esses dados? Não.

Eles escancaram que precisamos nos conhecer melhor, que o brasileiro precisa de ajuda (e não tem nada demais nisso!) e o trabalho de nossos amigos Psicólogos e Psiquiatras aumentou consideravelmente, o que é ótimo para eles e para a população geral também, pois quanto mais pessoas se conhecendo e se entendendo melhor, maiores e melhores o frutos que vamos colher a nível de sociedade.


Recomendo a leitura da matéria da CNN, que inspirou essa matéria de hoje:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/23/venda-de-antidepressivos-cresce-17-durante-pandemia-no-brasil?utm_source=thenewscc&utm_medium=referral&utm_campaign=20_01


Bons estudos pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário