sábado, 17 de outubro de 2020

Meu novo artigo - Anabolizantes

 Bom dia pessoal, como vocês estão?

Para quem me acompanha já a algum tempo sabe que trabalhei com pesquisas em neuroanatomia e neurociências de uma maneira geral desde minha graduação. 

Durante meu mestrado, estudei o efeito de dois esteroides (anabolizantes) em camundongos Swiss que se exercitavam com um protocolo de natação (exercício aeróbico). Passado o período de aplicações, os animais foram submetidos a alguns testes comportamentais, como o Labirinto em Cruz Elevado (análise de parâmetros relacionados à ansiedade) e o Teste de Memória e Reconhecimento de Objetos (Avaliação da memória de curto prazo dos animais). Além do comportamento, estudei o efeito dessas substâncias sobre os neurônios, em algumas regiões cerebrais como o Hipocampo e o córtex sensitivo.

Mas e ai? 

Será que o uso de anabolizantes pode afetar o número de neurônios no meu cérebro?

Pelo menos neste protocolo estudado em camundongos, pode sim, pois algumas áreas avaliadas apresentaram uma redução de até 30% no número de corpos celulares de neurônios. Um efeito alarmante.

Os resultados de dois anos intensos de pesquisa (entre 2012 - 2014) foram finalmente publicados, e convido vocês a explorarem esse artigo, que ficou bem didático e fácil de ler:



Link:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519 69842020005022202&script=sci_arttext


Algumas imagens obtidas durante as pesquisas:


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário