segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Depressão

Boa tarde pessoal,

Na Farmacologia, estamos explorando um pouco o mundo dos psicofármacos, aqueles fármacos que atuam modificando de alguma forma a comunicação entre os neurônios lá no nosso cérebro. Ou seja, eles agem nas sinapses químicas, o que, invariavelmente, afeta o funcionamento "normal" do nosso cérebro.

A classe dos psicofármacos mais utilizados aqui no Brasil é a dos antidepressivos.

Pensando nisso, antes de explicar os mecanismos de ação desses fármacos, gostaria de trazer novamente o vídeo altamente explicativo sobre a depressão chamado "black dog". 

Por que esse vídeo novamente? 

Porque o conhecimento a respeito de qualquer doença é nossa maior arma para combatê-la e curá-la de uma maneira eficiente.



Após assistir a esse bom vídeo sobre o que é conviver com a depressão (transtorno depressivo maior), responda à pergunta abaixo nos comentários:


- A partir do vídeo, como você definiria a depressão? Qual informação do vídeo mais chamou sua atenção?

Comentem apenas com o nome de vocês, não precisa colocar nenhum tipo de registro acadêmico ou algo do tipo!

14 comentários:

  1. Lívia: a depressão é a tristeza continua, o sentimento de falta de interesse constante, o vazio toma grande espaço dos sentimentos e passa a sentir-se indiferente quanto a sua própria existência, seria como se estivesse só existindo ao em vez de estar vivendo, atividades que antes se gostava passa a não ter mais prazer, sentimentos de angustia e solidão tomam conta, perda de interesse em relações e dificuldade de convivência, baixa autoestima e sentimento de insuficiência são comuns na depressão. A parte do vídeo que mais chamou a minha atenção foi ele conseguindo treinar e "adestrar" o cão preto, de forma que esse passasse a causar menos problemas para ele e no fim até mesmo agradecer o cão pelas lições que ele aprendeu com o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, essa questão é bem basta e de visões destorcidas, mas no meu entendimento quando se está no estado de depressão a pessoa cria várias barreiras onde fica preticamente intransponível, porém por um momento de lucides ela sabe o que ocorre e até mesmo esconde de outras pessoas tais situações. Parece que o cérebro sabota o restante do corpo para que fique mais difícil determinada situação, onde muitas vezes o fármaco é necessário.

    ResponderExcluir
  3. Lainê Nascimento.

    A Depressão está no auge, é uma doença que altera ao psicológico, causa transtornos de humor, ansiedade, é como se algo, aquele sentimento ruim, fosse te consumir por inteiro, e te deixar dentro de uma caixa sem poder sair, como se tivesse se afogando, causando apatia, tristeza, pensamentos negativos o tempo todo, esse ano de 2020, com essa pandemia aumentaram os casos de depressão, com a mudança de tudo, inclusive da rotina, uma parte do vídeo que me chamou a atenção é o medo que ele tinha de as pessoas descobrirem que ele tinha depressão, e é real isso, muita gente tem medo, medo de falarem que é frescura como muitos falam, e isso atrapalha muito, temer o que vão pensar, acaba fazendo a pessoa guardar tudo aquilo pra si e não procurar ajuda. Pode afetar qualquer pessoa, faixa etária, classe social. É muito importante que a pessoa com depressão, procure ajuda, pois se faz necessário o tratamento correto, para isso não levar a pessoa ao limite, e que também acredite que vá dar certo e que haverá melhora.

    ResponderExcluir
  4. Depressão é uma doença incapacitante que afeta milhares de pessoas no mundo, ela é causada como visto em aula por diversos fatores, que pode ser genéticos ou externos, a pessoa afetada por esse distúrbio perde a capacidade de sentir prazer na vida, o desinteresse por tudo a invade e faz com que ela se isole, entre em uma tristeza profunda, perdendo a vontade de viver. A informação do vídeo que mais me chamou atenção foi a maneira abordada, que demonstrou bem o que pessoas que sofrem da doença passam, e como pode ser desenvolvidas maneiras para enfrenta-la.

    ResponderExcluir
  5. A depressão é um conjunto de situações que a pessoa está passando que engloba tudo relacionado a sua vida... Profissional, sentimental entre outros, as pessoas tem tido muita dificuldade de se expressarem e se relacionarem acabam se fechando ao seu mundo paralelo onde tudo parece mais difícil do que realmente é. Onde a tristeza e desânimo é persistente a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas e nessa situação não são mais.
    A medicação por conta própria é muito perigoso e ineficiente. A busca por profissionais é de suma importância.

    ResponderExcluir
  6. Bruna - A depressão é um conjunto de sentimentos ruins que nos domina diariamente, é a falta de interesse em coisas que antes nos dava prazer, é apenas sobreviver ao invés de viver e a parte que mais me chamou atenção no vídeo foi quando o homem consegue "dominar" o cachorro preto e entende que para isso ele não precisa estar sozinho, tem muitos profissionais e pessoas queridas ao nosso redor que pode nos fazer bem nesses momentos.

    ResponderExcluir
  7. Ana Lívia Assoline

    O vídeo mostra como o vazio da depressão toma conta da pessoa, e faz ela se sentir "perdida" dela mesma. E além disso, depressão para mim, é indisposição, é a tristeza constante, é acordar triste sem sequer saber o porque. Essa doença afeta no profissional, familiar, social, ela faz com que você queira se afastar de tudo e de todos por se sentir insignificante, indiferente, não se sentir amado. E isso faz com que muitas vezes as pessoas com essa doença se suicidem, como uma forma de acabar com a dor, o vazio e a tristeza.

    Nas condições atuais as terapias e medicamentos estão muito avançados, para que o tratamento seja muito rápido e eficaz. É de extrema importância a pessoa com depressão procurar ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo.

    ResponderExcluir
  8. A depressão é uma doença originada de vários fatores e que busca e relembra esses fatores traumáticos a todo tempo. Isso debilita a pessoa, a coloca para baixo, tira o sorriso, os prazeres, a alegria, a força de vontade, a paixão, as inspirações até o momento que viver não faça mais tanto sentido. No vídeo ela é retratada como o cachorro preto, que acompanha o homem aonde ele vai, em todos os momentos, impedindo que ele realize ações cotidianas. Quando procurou tratamento ele aprendeu uma forma de viver com ela sem que ela roubasse toda sua força de viver. Por isso é importante procurar ajuda, é dificil, mas será de extrema importancia.

    ResponderExcluir
  9. Tive a experiência de aos 14 anos ser diagnosticada com depressão, nunca tinha me passado pela cabeça, um namorado da época que me despertou a ir procurar ajuda, não sei dizer quando nem a razão de ter começado a me sentir assim mas era algo que parecia superficial no começo, sempre tentei me esconder atrás de piadas e bom humor então independente de como me sentia nunca deixei as pessoas perceberem que os dias me pareciam nublados, era como se um peso enorme me puxasse para baixo. Eu tinha medo de falar para as pessoas porque no fundo também acreditava que era "frescura" minha, sempre fui muito sentimental e não queria chamar atenção. Foi 1 ano inteiro da minha vida que está apagado da minha memória, acho que por questão de sobrevivência eu não me lembro de muita coisa, só me lembro de sentir muito sono, cansaço, até chegar ao ponto de não sentir mais nada, nem mesmo tristeza... Mas me tratei e me sinto bem agora. Quando fiz 17 anos conheci uma outra face da depressão, tive uma amiga diagnosticada mas que não fazia o perfil "triste" "abatida", ela era tomada por crises de raiva e silencio, e então pude perceber como é algo que pode acontecer com qualquer um. Desde então eu acredito que precisamos aprender a falar, aprender a sentir mas principalmente aprender a escutar. Deixei de lado também que só "papo de amigo ajuda tudo" e passei a indicar que as pessoas procurassem ajuda profissional... Ninguém merece sofrer assim, viver pensando que deveria ser mais "forte" e espero que cada vez mais as pessoas tenham consciência disso.

    ResponderExcluir
  10. Cris-Vou falar um pouco aqui sobre depressão por experiência própria. Há mais ou menos 14 anos atrás, logo após o nascimento da minha filha, fui diagnosticada com "misto de ansiedade com depressão pós parto". Correu tudo bem durante minha gestação, durante o parto também, mas quando cheguei em casa com minha filha linda e perfeita nos braços é que percebi algo estranho: eu estava em um dos momentos mais lindos de minha vida, só que eu só tinha vontade de chorar e eu olhava pra minha filha e me vinha um sentimento de impotência(Eu só pensava que não ia conseguir dar conta de cuidar dela) e que algo de ruim iria acontecer comigo e com ela...Eu tentava, com todas minhas forças pensar que estava tudo bem e que iria dar tudo certo, mas essa doença é muito maior que toda a nossa força reunida, só quem já passou por isso é capaz de saber os estranhos sentimentos que rodeiam a vida dessa pessoa. Então, me conscientizei de que precisava de ajuda de um profissional, fui à psiquiatra porque percebi que naquele momento eu precisava de medicamentos além da terapia, pois eu queria melhorar urgente pra poder curtir minha filhinha. Como estava amamentando, ela me prescreveu Sertralina (porque ela disse que não passava pra minha bebê através do leite materno), tomei durante um ano e fiz o acompanhamento com as terapias. Após esse ano, recebi alta e até hoje sou grata por conseguir domar meu próprio Black Dog (como no filme super interessante acima)! Finalizo, com um conselho à todos que estão passando por essa dolorosa fase da vida: Procurem ajuda de profissionais o quanto antes para poderem curtir melhor essa vida que é tão linda! E aos que não entendem sobre o assunto, procurem aprender melhor e não julguem quem está passando por isso, pois não é brincadeira e não ajuda em nada críticas.

    ResponderExcluir
  11. Já passei por momentos de depressão e consegui superar com ajuda profissional. Ao meu ver, a depressão é como uma semente, que, se regada por neurotransmissores desequilibrados, associados ao pensamento negativo, tristeza, dor e mágoas, acaba por crescer e virar uma arvore gigante. Ninguém começa com a depressão tão forte. Quando vemos casos extremos de suicidio, acredito que seja um aglomerado de confusão e desanimo da vida, vividos por meses ou anos. No meu caso, a religião e ajuda profissional me ajudaram, mas acredito que nossa cultura não seja benéfica para depressão. Normalmente, os pais tratam a tristeza dos filhos como mimimi, ou algo que vai passar, assim como a sociedade de forma geral. Acredito que devemos começar a educar nossos filhos a lidar com as tristezas e apoiá-los nas dificuldades que enfrentarem, nunca desmerecendo seu sofrimeento. Acredito que a palavra que falte seja EMPATIA. Como um dos maiores paises com depressão no mundo, o país do carnaval, do futebol soa contraditório. Mas isso se deve por uma institucionalização da ignorancia. Devemos mudar isso para ajudar as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  12. Depressão

    Depressão é algo tão estranho e distante da vida do ser humano, no sentido de aceitação.. é um sentimento de muita tristeza, é como usasse varias lentes de contato, cada dia com uma cor, cada cor trazendo um sintoma diferente.... o sol já não é mais amarelo, e sim cinza.... Ai do momento que você busca ajuda de im profissional e inicia tratamento, você começa novamente a ver luz.....

    ResponderExcluir
  13. Quando tinha 9 anos meu pai morreu e posso dizer que desde então a vida não foi fácil, sempre tive que deixar os meus sentimentos e o meu emocional de lado e lutar juntamente com a minha mãe para conseguirmos sobreviver no inferno que nossa vida virou. Eu penso que a depressão é um sentimento que te coloca para baixo, te faz sentir impotente, incapacitado e um nada. Te faz apenas sobreviver e não viver, como descrito nos outros comentários. Não te faz querer coisas novas, buscar a felicidade, apenas te faz permanecer no mesmo estado em que se encontra. Faz você se odiar, faz você não ter vontade de fazer nada, faz você se sentir a pior pessoa do mundo por apenas ser você, mas a vida segue, as coisas continuam, os anos passam e você continua no mesmo estado, sozinho e infeliz, tentando sobreviver e tentando não ser tóxico para as outras pessoas. Pelo menos essa é a minha vida e eu estou tentando procurar ajuda.
    O que me chamou a atenção no vídeo foi a superação de tudo no final.

    ResponderExcluir
  14. Manuela - Fui diagnosticada com depressão a pouco tempo, então posso falar um pouco da minha experiência. A depressão é algo que te consome, te coloca para baixo e faz você sentir um vazio enorme. Para mim, não é tristeza, é vazio. Com ajuda de profissionais e em alguns casos remédios, conseguimos melhorar e até mesmo se curar. Ajuda de familiares e amigos próximos, é algo extremamente importante. Não se importar com comentários de pessoas que não entendem ou acham graça também é muito importante. A parte que me chamou a atenção foi quando ele conseguiu lidar com o cachorro preto, pois é um fato. O mesmo talvez represente o vazio dele, o sentimento ruim que o domina e ele aprender a controlá-lo é incrível.

    ResponderExcluir