quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Medula espinhal - sala de aula invertida

Boa tarde pessoal,

Após entendermos um pouco sobre as células que compõem nosso tecido nervoso e como os neurônios se comunicam (sinapses), entramos agora na parcela mais anatômica do Sistema nervoso, onde vamos explorar além dos componentes (medula, cérebro, nervos, bulbo...) a morfologia e também a função específica de cada estrutura.

Gosto de começar o estudo pela medula espinhal (ou espinal, mais utilizado entre meus colegas anatomistas), por conta de um motivo muito simples: sem a medula, o Sistema Nervoso Periférico (nervos, terminações nervosas) e o encéfalo seriam praticamente duas estruturas corporais sem qualquer tipo de comunicação.

Qual o problema? 

Que não mais sentiríamos o mundo, pois se as informações não chegam ao cérebro ele não as interpreta e não nos "mostra" o que acontece à nossa volta. Além disso, o componente motor se perderia, porque não adianta as regiões motoras do córtex conversarem com o cerebelo para planejar um movimento, se a informação não chega aos músculos, que por sua vez não se contraem, e o movimento simplesmente não existe além da imaginação.




Até aqui ok, vocês já tinham entendido tudo isso. Como faremos então a nossa aula de hoje?

Para essa primeira aula de neuroanatomia, sobre Medula Espinhal, vamos utilizar o conceito de sala de aula invertida. Eu disponibilizarei o conteúdo, e vocês construíram o conhecimento inicial sobre o tema sozinhos, através de uma atividade guiada aqui nessa matéria.

Na semana que vem, discutiremos como foi o desenvolvimento desse conhecimento através dessa metodologia ativa e eu farei o fechamento explicando os tópicos principais sobre a medula. 

É muito importante que vocês foquem na realização da tarefa pois vamos discutir, também, sobre como vocês aprenderam os conteúdos nas aulas tradicionais que tivemos até agora e nas aulas com metodologias ativas. 

O objetivo é responder à questão: seriam as metodologias ativas indicadas para o estudo da neuroanatomia?


                                


Para começar, quais materiais vocês devem ler:

- Aqui no blog:

http://plantandociencia.blogspot.com/2020/10/medula-espinal-neuroanatomia-20.html

- Material disponível no portal acadêmico - slides da aula.


O que vocês precisam fazer:

- Fazer um mapa mental com as principais características anatômicas da medula espinhal.

Dicas: 

https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/

https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental/

https://www.mindmeister.com/pt/


Dos três sites acima, o primeiro é para entender o conceito de mapa mental, tem uma ótima explicação e um vídeo curtinho sobre como fazer um mapa mental. Os dois últimos são ferramentas digitais onde vocês podem criar um mapa mental.

O mapa mental pode ser feito em grupos de até 5 pessoas, e deve ser enviado via e-mail.

Para finalizar e validar a atividade, deixem um comentário aqui nesta matéria que reflete a opinião do grupo sobre o exercício em questão. Vocês acharam uma forma viável de se obter um conhecimento básico sobre a neuroanatomia da medula espinhal? 

Me deem esse valioso feedback.

Bons estudos!

31 comentários:

  1. Boa noite professor, sobre o meu feedback acredito que metologias ativas ajudem bastante na aprendizagem, porém eu encontrei dificuldades de construir o mapa mental sem antes ter visto sobre a matéria em aula, pois pra mim durante as aulas você trás uma didatíca ótima e maneiras de explicação muito claras que facilitam demais na compreensão do conteúdo e não deixa que a aula se torne cansativa.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE
    EU NÃO TENHO O COSTUME DE FAZER MAPA MENTAL MAS SEMPRE QUE FAZ PARTE DA ATIVIDADE EU ACHO MUITO INTERESSANTE PORQUE COM POUCAS PALAVRAS OU DESENHOS PODEMOS ENTENDER E INTERPRETAR O ASSUNTO.
    ACHEI ESTA ATIVIDADE MUITO INTERESSANTE E PRODUTIVA.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite prof., acho que metodologias ativas são uma forma positiva na aprendizagem, em determinadas matérias ou em alguns temas fica difícil de elaborar com mais clareza o mapa, mas foi bem didático e produtivo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite professor, eu não tenho o hábito de construir mapas mentais, mas acredito que em momentos de estudo fica muito mais prático lembrar fazendo associações. Acho suas aulas excelentes, linguagem simples com termos técnicos que nos aproxima mais ainda com o conteúdo que por sinal é extremamente interessante.

    ResponderExcluir
  5. Sim, o esquema de mapa mental auxilia muito no estudo. Com esse tipo de atividade nós adquirimos conhecimento a partir da leitura do material entregue e pesquisas extras, possibilitando um conhecimento prévio antes de estudar a medula espinhal de uma forma mais completa.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia professor , gostei muito da sua atividade , ja conhecia essa metodologia , uso mapas mentais e resumos desde o ensino fundamental e gosto bastante . Estou gostando muito das suas aulas , principalmente aprender como que funcionam os antidepressivos no nosso organismo , estou ansiosa parta as próximas aulas , a parte de anatomia me si me chama muito a atenção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia professor, eu gosto muito desse esquema de mapa mental pois acho que ajuda muito na hora dos nossos estudos, estou adorando as suas aulas e amei tudo o que eu aprendi até agora e ja estou ansiosa para dar inicio a esta nova matéria.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia professor. A atividade me ajudou a pesquisar e encontrar maneiras novas de aprender. Porém costumo aprender melhor com a explicação, pois eu consigo me lembrar do que foi dito.

    ResponderExcluir
  9. Larissa Lauane Pauletto15 de outubro de 2020 às 11:44

    Bom dia professor. A atividade me ajudou a pesquisar e encontrar maneiras novas de aprender. Porém costumo aprender melhor com a explicação, pois eu consigo me lembrar do que foi dito.

    ResponderExcluir
  10. Olá professor Bruno. Eu e meu grupo pensamos que essa forma de metodologia ativa utilizando o mapa mental é muito viável para aprendermos rapidamente e de maneira fácil, ajuda também a melhor fixarmos o conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde, Bruno. Mapas mentais me ajudam muito a estudar assim como fazer revisão em tópicos, com o mapa consigo pegar informações importantes e realmente necessárias mais rápido, apesar de gostar de ler, textos muito longos as vezes me confundem e preciso ler mais de uma vez pra entender, mas o mapa auxilia bem no entendimento do texto.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde professor, acredito que os mapas mentais ajudam muito nos estudos, já que somos nós que fazemos o resumo acaba ficando mais fácil entender os assuntos estudados. Eu não tenho o costume de fazer os mapas, mas auxiliam bastante nos estudos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite professor,os mapas mentas são muito útil, assim dá para agente estuda de uma maneira resumida com apanhado geral do conteúdo...

    ResponderExcluir
  14. Boa noite professor, acho a ideia de mapas mentais para o estudo realmente interessante, pois conseguimos revisar a materia de uma maneira resumida e bem didática.

    ResponderExcluir
  15. Ana Beatriz Guilherme15 de outubro de 2020 às 21:42

    Boa Noite Professor, o mapa mental é um método que eu já estou habituada a utilizar como método de estudo , porém eu ainda não conhecia os sites indicados para realizar a atividade e gostei muito !

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Professor. No início encontrei algumas dificuldades em ambos os sites, mas tudo é umas questão de treino.
    Este tipo de metodologia é bem interessante, pois aproxima o aluno a matéria e ao professor, tornando assim mais fácil associar as aulas através dessa dinâmica.

    ResponderExcluir
  17. Já utilizo o mapa mental aos meus estudos. Não gostei da nova metodologia que está sendo adaptada para a utilização.

    ResponderExcluir
  18. Professor, acho o mapa mental muito útil para nosso estudo, porém com uma explicação antes do desenvolvimento pois dessa forma fica muito mais fácil nosso entendimento. Nada substitui sua explicação.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia professor!
    Para mim nada substitui as suas explicações em aula. Não gostei da nova metodologia para estudo.

    ResponderExcluir
  20. Por ter familiaridade em montar mapas mentais achei o processo útil, mas é essencial a aula.

    ResponderExcluir
  21. Por ter familiaridade em montar mapas mentais achei o processo útil, mas é essencial a aula.

    ResponderExcluir
  22. O conteúdo aula foi muito interessante e eficaz ,o mapa mental também é bem didático e desafiador,porém o novo método aula na minha opinião é muito vão porque tira de certa forma grande parte da interação com o professor,e nada substitui este tete a tete e troca de professor aluno.
    Acho que deve ser revisto este conceito pois o mesmo tende a tirar a absorção e dificultar a aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir
  23. Olá professor, achei bastante diferente e didático, mas prefiro o plano de aula anterior

    ResponderExcluir
  24. Laura Rios Moreira 2011510621

    O conteúdo da aula foi muito interessante e esse modelo é muito bom para que haja discussão e fixação do conteúdo, já que há a interação de forma mais ativa com atividade, leitura e discussão. Acredito que ele sozinho não é suficiente para se adquirir bem o conteúdo, mas é ótimo como algo complementar que ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!
    Eu e meu grupo não temos o costume de utilizar o mapa mental para os estudos, porém gostamos bastante.
    Concordamos que o modelo de aula onde você explicava antes era mais didático e de fácil entendimento, dessa forma ficou mais complexo.
    Se juntassemos o modelo anterior e após a explicação o mapa mental para fixação ficaria perfeito!!

    ResponderExcluir
  26. Foi uma metodologia nova e interessante, que nos tirou da zona de conforto. No entanto seria bem mais proveitosa se já tivéssemos um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite professor. Encontramos algumas dificuldades para poder criar um mapa mental com pouco tempo e poder associar informações que não vimos em sala ainda. Acreditamos que as aulas com suas explicações, exemplos e associações seja bem fácil para podermos entender a matéria. O mapa mental não é algo que estamos acostumados a usar para estudo.

    ResponderExcluir
  28. Valdirene dos Santos Gabarron Bargas.19 de outubro de 2020 às 21:22

    Professor, nosso grupo gostou muito de conhecer uma nova ferramenta, e concordamos que é interessante este tipo de aula, nos ajudou a fixar melhor o que estávamos lendo e buscando para colocar no mapa mental. Porém, em nossa opinião ajuda, mas não seria viável para todas as aulas.

    ResponderExcluir
  29. Oi professor, foi interessante, mas poderia ter passado de uma aula a outra para termos tempo hábil para fazer com mais atenção e assim fixar melhor o conteudo.

    ResponderExcluir
  30. Karolyne Santos Reimberg da Silva RA - 2011514677

    Acredito que esse método de ensino é sim muito viável mas depois de passar o assunto, assim poderia servir para tirarmos uma conclusão e também resolver as dúvidas. Além de que buscar o conhecimento invés de só receber é muito estimulante.

    ResponderExcluir