terça-feira, 11 de agosto de 2020

Farmacologia - hábitos medicamentosos

 Boa noite pessoal,

Hoje dei início a uma das minhas turmas de Farmacologia deste semestre.

Apresentei a disciplina e foquei parte do tempo da nossa aula na discussão sobre um tema muito comum: os medicamentos que temos em casa.

Fiz uma pergunta básica: quais seus hábitos medicamentosos?

Como assim Bruno? Para deixar mais claro, quais os medicamentos você tem agora na sua casa? Quais os medicamentos fazem parte da sua caixinha ou gaveta de medicamentos?

Fiz um pedido aos alunos: saiam pela casa e peguem todos os medicamentos que encontrarem. Reúnam todos eles em uma mesa ou superfície, tire uma foto e poste no link que forneci do padlet.

Pessoal, o resultado foi bem próximo ao esperado: cerca de 95% dos alunos, inclusive eu, tem um estoque de medicamentos em casa. Isso por si só é um problema? Não, o problema é a auto-medicação, mas isto é assunto para outras matérias.

Abaixo, a foto feita através desta maravilhosa ferramenta virtual, muito útil para nós professores e educadores:


Na quinta-feira tenho minha segunda turma de Farmacologia, em outra Universidade. Aguardo para ver se os resultados serão parecidos ou não. 

Eu, particularmente, acredito que sim.

Pessoal, continuando. Chegou e passou a quinta-feira, e um segundo mural de estoque de medicamentos caseiros foi feito, agora em Campinas. O resultado foi tão bom quanto e acredito que na média, o número de medicamentos foi parecido frente ao número de participantes.

Já tinha lido e conheço muitos casos (sendo eu um deles) sobre grandes estoques de medicamento em casa. Seja aquele medicamento que sobrou de um tratamento, seja aqueles que compramos e nem chegamos a usar, sejam aqueles que estão lá apenas por precaução.

Segue a foto:


Para quem participou, meu muito obrigado. Foi fantástico.
Espero ter contribuído para que vocês entendam a importância e a dimensão da farmacologia em nossas vidas.

Tem muito conhecimento para ser construído ao longo da disciplina.

Quanto aos hábitos, repense-os. Não só os medicamentosos. Temos que nos cuidar melhor, em todos os sentidos. Lembrem da definição apresentada de remédio.

Bons estudos!

2 comentários:

  1. Aos alunos que participaram, meu muito obrigado.
    Sei que fiz vocês bagunçarem um pouco a casa, mas o resultado foi incrível.

    ResponderExcluir
  2. Desesperador e engraçado ver como nós brasileiros temos muitos costumes idênticos uns aos outros kkkk post top!

    ResponderExcluir