domingo, 2 de agosto de 2020

Saldo do primeiro semestre!

Boa noite pessoal,

Após um mês sem escrever qualquer coisa aqui no Blog (Julho = zero matérias publicadas), voltei à ativa, novo semestre começando, novas disciplinas, novas turmas, novos desafios.


Mas antes de iniciarmos a segunda metade do ano (pensando a nível de semestre nas faculdades e universidades, pois já estamos no mês 8 do ano), você fez o balanço desses primeiros 7 meses?

Frente a tudo que tinha se planejado na virada do ano, como tem sido? Você cumpriu parte dos objetivos? Esta batalhando e buscando cumpri-los? Ou já largou mão da maioria deles e ta deixando a maré levar?

Espero que não tenham entregado nas mãos de Deus (observação: no sentido de esperar que as coisas caiam do céu, visto que esse não é o papel de Deus, para quem acredita nele de alguma forma), sigam firmes em seus objetivos. Estamos vivendo um momento histórico, com mudanças bruscas, que se não afetaram a sua vida financeiramente (é trágico o que vem acontecendo com empresas e com milhões de trabalhadores brasileiros e mundo a fora), te afetou psicologicamente. 

Meu amigo, das mudanças psicológicas ninguém escapa. 
Aqui foi mais ou menos o seguinte: Começo da pandemia, grande tensão, ansiedade subindo diariamente. Quando pararam as aulas e começaram os rumores e treinamentos para as aulas online, a ansiedade explodiu, e com ela, toda a desorganização e medo que uma mente e um corpo acelerado tendem a trazer. Resultado? Excesso de comida e excesso de álcool. E não foi só aqui, as estatísticas mostram um aumento enorme de consumo de álcool em todo o Brasilzão. Não adianta, cada um lida com seus medos e anseios de uma forma específica, e, querendo ou não, o etanol age nos receptores GABA, cumprindo um papel de desacelerar nosso cérebro. Assim, ele funciona como um calmante (lembrem-se, apesar de acalmar, jamais encare o consumo de álcool como um tratamento, procure um psicólogo).


Passado o susto inicial, as aulas começaram a andar muito bem, o conhecimento acerca do vírus foi aumentando e os temores diminuindo. Mas na contra-mão, o tédio começou a crescer diariamente. Notamos o quanto somos seres gregários, a falta que faz sair com sua família para um bar, para um restaurante, reunir os amigos, até mesmo a presença física na empresa, ou no meu caso, na sala de aula. Nada supera a aula presencial na minha opinião, a interação é muito rica com os alunos.

A nosso favor, somos seres extremamente adaptativos! Gente, isso faz parte do nosso material genético, é essa capacidade magnífica de adaptação que nos permitiu povoar os cantos mais longínquos da Terra, foi ela que nos permitiu chegar a onde estamos, nos consolidando como a espécie dominante do planeta.

Mas e você, parou pra refletir sobre o que sentiu e sobre o que está sentindo em meio a todo esse caos? Em meio a todas essas mudanças obrigatórias?

E seus planos, como ficaram?
Para quem gosta de academia, como tem sido os treinos? Conseguindo manter uma rotina de exercícios em casa? 

Meu objetivo na virada do ano era treinar pelo menos 220 dias ao longo do ano. Estamos no dia 215, e como parei de contar, acredito que tenha treinado (entre academia, casa, bike e corrida) pelo menos umas 140-150 vezes. Caminhando pra atingir o objetivo.

Estou satisfeito? Não. Ainda é difícil manter a rotina de treinos de qualidade em casa, sinto falta da rotina com a academia, é uma coisa que gosto. Em compensação, já caminhei, corri e pedalei mais que os últimos anos todos juntos. Tudo de mascara e sozinho.



Essas fotos são todas aqui em Indaiatuba, interior de SP. Para quem não conhece, a cidade é simplesmente maravilhosa!

Mas e os outros objetivos, que não físicos?
E a parte intelectual?

Fiz a meta de ler 24 livros até o final de dezembro. Até agora li 8 ou 9, mas tenho a "desculpa" de estar terminando o doutorado. Aliás, preparar a tese para a entrega até dia 28 de julho foi um dos motivos para não dar as caras aqui no blog. Vou conseguir? Não sei, mas vou continuar tentando até o fim.

Em relação ao Blog, fiz a meta de escrever 120 matérias, algo em torno de 10 por mês. Falhei em Julho, mas os outros meses caminharam bem, e já estamos em 60 e poucas postagens. Além disso, tracei o objetivo de chegar a 100 mil visualizações, já estamos em 62 mil. 

Mas, resumindo pessoal, isso é uma postagem de incentivo.
Traçamos objetivos, metas, que vão ficando mais e mais difíceis no decorrer do ano, por conta de trabalho, família, Covid, vida de uma forma geral. Os desafios não param de aparecer, e nunca vão parar, aceitem. Aceitem e se preparem, vivemos evoluindo, ou pelo menos deveríamos.

Estaremos juntos nessa segunda parte do ano. Vai ter muita coisa boa por aqui, com o objetivo de começar a produzir vídeos para facilitar ainda mais o estudo de vocês.
Espalhar conhecimento é o objetivo do blog, vai continuar, e se ganhar o reforço do canal do Youtube, vamos muito mais longe!

Obrigado por ter vindo aqui no primeiro semestre, continuem firmes nos seus estudos e nos seus objetivos, nossos sonhos dependem exclusivamente de nós para serem alcançados.

Contem comigo!

Obrigado, e bom restinho de ano para todos nós.
Continuamos, degrau por degrau, trilhando o caminho do conhecimento, o caminho do sucesso, o caminho dos nossos sonhos.

Esqueci de contar, além de tudo que rolou nessa primeira parte do ano, minha casa se encheu de filhotes, talvez a maior benção desse ano por aqui:


E sim, com 40 e poucos dias eles já sabem subir no sofá kkkk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário