sexta-feira, 24 de abril de 2020

Atividade - Sistema Nervoso Autônomo

Boa noite pessoal, tudo bem?

Segue a atividade a ser desenvolvida no dia 25/04/2020, que deve ser respondida nos comentários no final desta publicação.

Hoje, abordamos alguns assuntos referentes à Neurofisiologia, começamos com o Potencial de Ação, seguimos com o Tecido Nervoso, aprendemos sobre Sinapses e fechamos nossa segunda aula do curso com Sistema Nervoso Autônomo.


Bruno, isso eu já sei, e a atividade?

Seguinte, vou deixar abaixo, alguns links e vídeos que deverão ser lidos e assistidos, respectivamente, para conseguir formular as respostas das perguntas que se encontram logo abaixo dos materiais. Apesar do esforço, a atividade não deve gerar grandes dificuldades, pois nada mais é do que uma metodologia ativa, onde vocês vão estudar e buscar entender o conteúdo e apresentar o mesmo para mim, por meio das respostas.

Seguem os materiais:

Sistema Nervoso Autônomo:



Estresse e Ansiedade:



- Vídeos que podem ajudar:


E as perguntas Bruno?
Seguem:

1) Cite as principais diferenças entre Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.

2) Descreva a resposta conhecida como Resposta de Luta ou Fuga.

3) Qual a relação do estresse com o Sistema nervoso simpático? Existe? Explique.


Lembrem-se, respostas devem ser enviadas nos comentários desta matéria, contendo o nome completo do aluno.

Bons estudos!

10 comentários:

  1. Micaela Caroline Eugênio

    1. O sistema nervoso simpatico é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Assim, deixa o individuo em estão de alerta, preparado para reação de luta ou fuga. Além do mais possui gânglios próximos a coluna vertebral, conhecidos como tronco simpático paravertebral. Os neurônios glanglionares da divisão simpática, deixam o sistema nervoso central e já encontram os gânglios no tronco simpático.
    O sistema Nervoso parassimpático os glanglos se encontram bem próximos ou dentro do órgão efetor. Assim as fibras pré glanglionares precisam ser longas o suficientes para saírem do SNC e chegarem ate os órgãos e tecidos efetores. E possui a função de fazer o organismo retornar ao estado e calma em que o individuo se encontrava antes da situação estressante .
    2. O simpático tende a acelerar nosso corpo, leva-lo ao movimento, já o parassimpático toma conta do repouso e da digestão, focado em guardar energia reparação. Portanto a resposta desenvolvida, para enfrentarmos um perigo ou para fugirmos do mesmo. Quando nos vemos em uma situação de perigo, o sistema nervoso ativa glândulas que fica em cima de nossos rins e libera adrenalina e posteriormente cortisol.
    3. Sim, assim que sofremos com um quadro estresse crônico, liberamos cortisol e adrenalina sem que exista um real perigo muita das vezes, e o corpo acaba recebendo grandes doses de hormônios diariamente Por isto temos muitas patologias psicológicas geradas como Sindrome do pânico ansiedades entre outas.

    Gostei muito do método utilizado e dos exemplos, são claro e objetivos, nós dando uma real noção de como acontece e de como sistema nervoso trabalha para controlar tais situações, o método utilizado é muito bem explicativo e os materiais fornecidos no site são bem legais. Excelente explicação professor.

    ResponderExcluir
  2. 1) Cite as principais diferenças entre Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.
    A fibra do Simpático tem origem entre as vértebras torácicas e lombares, por isso são denominadas Tóraco-lombares, e as fibras pré-ganglionares curtas e fibras pós-ganglionar longas, utilizam noradrenalina e adrenalina (em menor quantidade), o sistema nervoso simpático é caracterizada com a sua famosa resposta de Luta ou Fuga.
    Parassimpático, a fibra tem origem ou na base do crânio ou na região sacral, as fibras nervosas pré-ganglionares do Parassimpático são conhecidas por Crânio-sacrais, o contrário, as fibras pré-ganglionares longas e pós-ganglionares curtas, os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso Parassimpático também utilizam acetilcolina.

    2) Descreva a resposta conhecida como Resposta de Luta ou Fuga.

    O Simpático tende a acelerar nosso corpo, levá-lo ao movimento, enquanto o Parassimpático toma conta do Repouso e da Digestão, focado em guardar energia e reparação.Com isso essa resposta desenvolvida, para enfrentarmos um perigo ou para corrermos dele. Quando nos vemos em uma situação de perigo, o sistema nervoso Simpático ativa a glândula que fica em cima de nossos rins (supra-renal) e ela libera adrenalina e posteriormente cortisol.




    3) Qual a relação do estresse com o Sistema nervoso simpático? Existe? Explique.
    Sim existe, pois o sistema nervoso simpátio é responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse e emergência, e quando sofremos com um quadro de estresse crônico, liberamos cortisol e adrenalina sem que exista um perigo real (muitas vezes psicológico), e nosso corpo acaba recebendo grandes doses desses hormônios diariamente, e o sistema nervoso parassimpático é responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estável e de calma, além de controlar alguns sistemas e ações não conscientes, como a respiração.

    Arenciosamente,Vanessa Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, muito do método utilizado, nunca tinha realizado desta forma, o conteúdo está muito bem explicado de uma forma que conseguimos compreender melhor. Muito obrigada, pela dedicação Professor.
      Ps: Tinha esquecido deste feedback.
      Atenciosamente,
      Vanessa Souza.

      Excluir
  3. Marcela Silveira Gonçalves 20142204
    1- Sistema Nervoso Simpático tem fibras pré-ganglionares (curtas) e fibras pós-ganglionares (longas), sua origem é entre as vértebras torácicas e lombares (tóraco-lombares), é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Acelera nosso corpo. Os seus neurônios pré-ganglonares utilizam noradrenalina/norepinefrina/ e adrenalina.

    Sistema Nervoso Parassimpático as fibras são o oposto, e sua função é preparar o organismo para responder à situações de estresse à emergência. Tem origem no tronco simpático. É responsável pela homeostase corpórea. Seus neurônios pós-ganglionares utilizam acetilcolina.

    2- Na presença de estímulos ameaçadores, o SNS é responsável pela liberação de substâncias importantes, para que o organismo possa escolher entre luta ou fuga. Após a identificação do término da situação de perigo, o cérebro responde ativando o SNP, que atua de forma antagônica ao SNS, inibindo tudo o que foi estimulado, e estimulo tudo o que foi inibido.

    3- Sim, o estresse é qualquer estímulo ou situação que tira nosso corpo do equilíbrio, envolvendo uma resposta coordenada pela SNS, ativando a glândula supra-renal, liberando adrenalina e cortisol.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Isabela Mobilon Euphrasio R.A 20161148

    1) As fibras do Simpático têm origem entre as vértebras torácicas e lombares, por isso são denominadas Tóraco-lombares e possui fibras pré-ganglionares curtas e fibras pós-ganglionares longas para assim alcançar os orgãos. Os seus neurônios pré-ganglonares utilizam noradrenalina, norepinefrina e adrenalina. O sistema nervoso Simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência.

    O sistema nervoso Parassimpático tem origem das fibras ou na base do crânio ou na região sacral. Por isso, as fibras nervosas pré-ganglionares do Parassimpático são conhecidas por Crânio-sacrais. As fibras são o oposto do simpático, sendo pré glanglionares longas e pós ganglionares curtas. E seus neurônios pós-glanglionares utilizam a a acetilcolina.


    2) Como vimos o Simpático tende a acelerar nosso corpo, levá-lo ao movimento, enquanto o Parassimpático toma conta do Repouso e da Digestão, focado em guardar energia e reparação, portanto, quando nos vemos em situações de perigo, ou para tentar fugir dele, automaticamente o sistema nervoso Simpático ativa a glândula que fica em cima de nossos rins (supra-renal) liberando a adrenalina e em seguida cortisol.


    3) Sim existe, pois quando passamos por momentos de estresse, o nosso corpo responde e libera o cortisol e adrenalina, acontecendo em diversas vezes sem que tenha um perigo real (sendo psicológicos muitas vezes) e assim, o nosso corpo acaba recebendo grandes doses desses hormônios diariamente.

    OBS. Gostei muito desta plataforma, facilitou os estudos, auxiliou na atividade e achei bem prático, os textos dos links e os exemplos está tudo de forma bem clara deu para compreender tudo certinho, e não fiquei com nenhuma dúvida. Obrigada Professor, foi ótimo o método de estudo!


    ResponderExcluir
  5. karine Gonçalves Reis 20130779
    Questões
    1) O SNS é responsável pelas alterações no organismo, quando esta em uma situação de medo, estresse, ocorrendo um "aviso". Assim podendo ocorrer um aumento na PA, aumentando o debico cárdico e respiratório, liberando adrenalina.
    Já o SNP é definida pela segunda divisão do sistema nervoso autônomo, tendo a responsabilidade de manter o sistema estável, voltando ao estado normal depois de um "estresse", controlando alguns sistemas como: respiração, debito cardiaco. ..

    2) Quando estamos passando por um momento de panico,risco de vida o sistema nervoso ativa o mecanismo de "luta e fuga" que ocorre no SNS liberando substancias no organismo (adrenalina e cortisol) e assim o organismo escolhe entre a luta ou fuga. Logo após o SNP é ativado levando a homeostase do corpo.

    3) Existe, pois quando passamos por momentos de estresse, ou medo cronico como a "sindrome do panico" o SNS libera adrenalina e cortisol sem a real necessidade,e assim o nosso corpo acaba recebendo mais do que o necessário dessas substancias de hormônios.

    " Estou adorando o método utilizado para os estudos, tanto as atividades como as explicações durantes as aulas online. Mesmo sendo uma matéria complexa, a forma abordada pelo professor faz com que fique tudo mais fácil de ser compreendido. Muito Obrigada. "

    ResponderExcluir
  6. Milena Suzan S Santos . 20161534

    1)O sistema nervoso simpático tem suas fibras pré ganglionar curtas e prós ganglionares são longas pois localizam-se longe das vísceras e próxima a coluna vertebral, tem sua origem entre o seguimento medulares T1 e L2 (toracolombar).
    O Sistema Nervoso Parassimpático tem suas fibras pré ganglionar longas porque ela fica longe da vicera e próxima da medula e a pós ganglionar curtas pois fica perto ou dentro da vísceras, tem sua origem no tronco encefálico ou na medula sacral entre a S2 a S4 (crânio sacral ).
    2)Quando estamos em situação de medo ou estresse ativamos a chamada luta e fuga, o Sistema simpático tende acelerar o organismo, ativa a glândula que fica em cima de nossos rins (supra-renal) e ela libera adrenalina e posteriormente cortisol. E o parassimpático inibi o que o simpático causou, colocando o corpo em homeostase novamente.
    3)Sim existe! O estresse tira nosso corpo do equilíbrio ele é um dos fatores que causa o chamado luta ou fuga e faz com que a glândula citada acima libere a adrenalina e cortisol.

    ResponderExcluir
  7. Lourdes S. Rocha - RA 20161760 - 8º semestre/enfermagem
    DP de Fisiologia

    Questões Tecido Nervoso
    1) Sobre o tecido nervoso, responda:
    a) Quais os principais componentes de um neurônio?
    Dentritos , um corpo celular, e um axônio
    b) Quem é o centro metabólico do neurônio?
    O corpo celular
    Por que? Porque é responsável pela síntese de toadas as proteínas neuronais.
    c) Quais as células conhecidas como células da glia?
    Células Astroglia, oligodendroglia e micróglia
    d) Qual a principal função de um astrócito?
    Regulação do conteúdo químico do espaço extracelular – Barreira Hematoencefálica;
    Envolvem as sinapses.

    Questões parte 3
    1 - Como funcionam os canais controlados por comportas?
    Funcionam com comportas que se abrem e se fecha regulada por canais regulados por voltagem e por canais regulados por ligantes
    2 - Explique os termos a seguir:
    • Potencial de Difusão, o gradiente de concentração de forma passiva não necessita de carreador
    • Potencial de Equilíbrio , o potencial da membrana tenderá a ficar mais equilibrada
    • Potencial de Repouso , o interior da célula é negativo em relação ao exterior.
    • Potencial de Ação , é o fenômeno que ocorre em células excitáveis, como neurônios e células musculares, consiste na rápida despolarização ( fase ascendente ) seguida pela repolarização do potencial de membrana.
    3 – Quais as cinco etapas características de um gráfico sobre o potencial de ação (lembrem-se que, das cinco etapas do gráfico, só três são o potencial de ação propriamente dito)?
    Potencial da membrana, Potencial de repouso, Despolarização, Repolarização e Hiperpolarização
    Impulso nervoso; despolarização; Fechamento dos canais de sódio e abertura dos canais de potássio; Repolarização e Hiperpolarização

    Questões Sinapses – Parte 4
    1- Defina Sinapse.
    Local de contato entre os neurônios para passagem de impulsos nervosos (informação – comunicação neuronal )
    2 – Quais as etapas envolvidas na Sinapse Química?
    -maioria no SNC humano: inter neuronais e todas as neuroefetoras.
    - não existe contato físico entre as células (fenda sináptica)
    Transmissão é feita a partir da liberação de substâncias químicas – os neurotransmissores; acetilcolina, serotonina e dopamina
    3– Qual o tipo de sinapse mais comum em nosso SN, as elétricas ou as químicas?
    Sinapses elétricas e Sinapses químicas
    4 – Quais as principais diferenças entre a sinapse química e a sinapse elétrica?
    Sinapses elétricas: exclusivamente interneuronais; junções comunicantes (GAP) proteínas integrais de membrana; movimento livre de íons; raras em vertebrados.
    Sinapses químicas: maioria no SNC humano, inter neuronais e todas as neuroefetoras. - não existe contato fisíco entre as células (fenda sináptica)
    transmissão é feita a partir da liberação de substâncias químicas – os neurotransmissores; acetilcolina, serotonina e dopamina
    5 – Explique o que acontece em cada situação:
    • Potencial Pós-Sináptico Excitatório (PPSE): o potencial de ação rompe vesículas contendo neurotransmissores excitatórios no botão sináptico, que se ligam aos seus receptores na membrana pós-sináptica fazendo com que ocorra o influxo de Na+ ate atingir o seu limiar de - 4
    Potencial Pós-Sináptico Inibitório (PPSI): potencial sináptico faz um neurônio pós-sináptico menos provável de gerar potencial de ação.

    ResponderExcluir
  8. Débora Dayane Guimarães Ramos – RA: 20160225.

    1. Cite as principais diferenças entre Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.

    R: Sistema nervoso Simpático: As fibras pré-ganglionar é localizado no tóracolombar e o pós-ganglionar faz sinapse longe da víscera, contudo o seu comprimento da fibra pré é curta e pós é longa.
    O sistema nervoso simpático é responsável pela modificação no organismo em situação de estresse ou emergência, fazendo assim os neurônios utilizar acetilcolina na medula e na sinapse do ganglio noradrelanina.

    Sistema nervoso Parassimpático: As fibras pré-ganglionar é localizado no crânio ou região sacral, o pós-ganglionar faz sinapse próximo da víscera, contudo o seu comprimento da fibra pré é longa e pós curto.
    O sistema nervoso parassimpático tem como função voltar ao seu estado normal, utilizando acetilcolina na sinapse,

    Os dois sistemas são antagonista, portanto o que o parassimpático faz o simpático faz ao contrario.


    2. Descreva a resposta conhecida como Resposta de Luta ou Fuga.
    R: A resposta Luta ou Fuga tem como função em deixar o individuo em alerta, contudo deixando o organismo em opção de escolher de como se deve reagir a determinada situação.
    Quando o SNS é ativado para determinada situação (ex: aumentar a frequência cardíaca) e após passar por esse período de estress o SNP é ativado tendo como função (ex: diminui a frequência cardíaca), mantendo ao estado normal o nosso organismo.



    3. Qual a relação do estresse com o Sistema nervoso simpático? Existe? Explique.
    R: Sim, existe!
    O sistema nervoso simpático perante alguma emergência ou estress ele libera adrenalina e cortisol, contudo tirando nosso organismo do estado de equilíbrio.

    ResponderExcluir
  9. Raíssa Camargo Castanheira

    1) Cite as principais diferenças entre Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.

    R: As principais diferenças entre sistema nervoso simpático e parassimpático são: Origem das fibras pré-ganglionares. Do parassimpático crânio – sacral e simpático toraco – lombar.
    Tamanho dos axônios dos neurônios pré e pós-ganglionares: Do parassimpático fibra pré é longa e fibra pós é curta e simpático fibra pré ganglionar curta e fibra pós ganglionar é longa. E a última diferença são neurotransmissores envolvidos nos neurônios pós-ganglionares.

    2) Descreva a resposta conhecida como Resposta de Luta ou Fuga.

    R: É um mecanismo de autopreservação, feita para preparar o nosso corpo para reações como lutar contra um inimigo ou salvar alguém que amamos, mas o nosso cérebro as vezes confundem situações seguras com situações de perigo, quando o alarme da resposta de luta ou fuga é acionado nos começamos a respirar mais rapidamente, coração acelera e perdemos capacidade de visão periférica, quando é apenas um resultado de estresse muitas vezes.

    3) Qual a relação do estresse com o Sistema nervoso simpático? Existe? Explique

    R: Sim, o sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência,liberando adrenalina e cortisol, deixando o individuo em estado de alerta preparando para as reações de luta ou fuga.

    ResponderExcluir