segunda-feira, 2 de março de 2020

Sistema Nervoso Autônomo - Simpático e Parassimpático

Bom dia pessoal, bom começo de semana para todos nós.

Hoje vamos falar um pouco sobre a Fisiologia e a Anatomia do Sistema Nervoso Autônomo, mais conhecido como falamos das suas duas porções. o Sistema Nervoso Simpático e o Parassimpático.

Já escrevi uma matéria mais detalhada sobre o assunto, o link ta aqui em baixo:

Introdução ao Sistema Nervoso Autônomo -

Começamos esta aula falando sobre as divisões do Sistema Nervoso, focando nas subdivisões do Sistema Nervoso Periférico, mostrando, principalmente, as diferenças entre a porção somática (responsável por nossos movimentos - consciente) e a porção autônoma (inconsciente - controla nossas vísceras).

Seguimos a aula entrando nas diferenciações do Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático, primeiro com alguns detalhes da função do sistema nervoso simpático e da sua famosa resposta de Luta ou Fuga, apresentada em dois gifs abaixo:




Percebemos na discussão que os dois sistemas possuem funções antagônicas, ou seja, o Simpático tende a acelerar nosso corpo, levá-lo ao movimento, enquanto o Parassimpático toma conta do Repouso e da Digestão, focado em guardar energia e reparação.

Podemos observar isso nas duas figuras abaixo:



Seguimos nossa aula para a parte final, após diferenciar e explicar as funções de cada uma das porções do SN autônomo, onde falamos um pouco sobre a Farmacologia do SNA.

Neste ponto, é importante entendermos as diferenças entre Transmissão colinérgica, que usa a Acetilcolina e possui dois tipos de receptores específicos, os Muscarínicos e os Nicotínicos (maioria do Parassimpático) e a Transmissão Adrenérgica, cujo neurotransmissor utilizado é a Noradrenalina e os receptores recebem o mesmo nome, Receptores Adrenérgicos (praticamente todos os neurônios pós-ganglionares Simpáticos).


Era isso pessoal, espero que tenham entendido o conteúdo com este texto e com o texto que deixei no link no começo desta matéria. Qualquer dúvida é só comentar ai em baixo ou me enviar um e-mail.

Para complementar os estudos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário