Bom dia pessoal,
Espero que todos estejam bem.
Hoje venho dar mais uma dica de livro. Demorou para sair porque demorei para terminar esse livro, perdi o foco da leitura em meio a tantas mudanças, mas já foquei novamente. A leitura não pode parar, é um tempo que temos que nos dar de presente.
O livro de hoje é "O funcionamento da mente" do Augusto Cury.
Pessoal, o livro é sensacional. Sem dúvida alguma o livro mais complexo que li dentre os livros do autor. Explica como a mente funciona e como isso pode ser útil para a psicologia e para a psiquiatria baseado na teoria que ele mesmo desenvolveu.
Na minha opinião, o Cury é um grande pensador brasileiro, o cara desenvolveu uma teoria própria de neurociência, de armazenamento de memória, de funcionamento da mente, isso é fantástico. Tudo qu estudo em grandes livros de neurociência da embasamento científico para as propostas dele. Recomendo demais a leitura, enriquecedora.
Alguns trechos que gostei bastante:
" Vivemos no mundo da interpretação, compreendemos o outro através de nós mesmos, dos sistemas de códigos que ele pobremente expressa e que abrem as janelas da nossa memória. Por favor, grave isso. Cometemos atrocidades, erros, atitudes inadequadas nas relações humanas porque atribuímos ao Eu uma capacidade que ele não tem. Nós não somos deuses, nunca incorporamos a realidade do outro. Você nunca vai captar a dor, a angústia, a ansiedade, o medo, a raiva, o sentimento de vingança e os ciúmes do outro. Você vai interpretar a partir dos sistemas de código físicos, visuais e sonoros que o outro expressa. Tudo o que você sentir partirá de você mesmo."
No início do capítulo 11, ele lista as funções vitais do eu, indagando que as pessoas ao redor do mundo tem menos de 10% dessas funções bem trabalhadas. Coloco algumas abaixo:
- Ter autoconhecimento, autoconsciência e autocrítica;
- Ser capaz de fazer escolhas;
- Ter identidade psíquica e social;
- Gerenciar os pensamentos;
- Qualificar os pensamentos e ideias;
- Qualificar as imagens mentais e fantasias;
- Gerenciar as emoções...
Pessoal, vale a leitura. Muito conhecimento sobre nós mesmo e sobre neurociência de uma forma geral, vindos de um grande psiquiatra e escritor.
Deixo abaixo o vídeo do próprio Augusto Cury falando sobre o livro:
Boa leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário