segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atividade - Fisioterapia

Bom dia pessoal, 

Como combinado em sala de aula, hoje faremos uma atividade simples, via Plantando Ciência, através de um material escrito e um vídeo, além de algumas informações da aula de hoje.

Uma parte deve ser respondida aqui, no blog, e a segunda parte é constituída por algumas questões no Integrees, dentro da aula de hoje. 

Então, vamos lá.

A primeira parte da atividade consiste em vocês assistirem o vídeo que deixo aqui em baixo, além de ler o link também disponível. Depois de lido e assistido, vocês devem responder nos comentário, aqui mesmo no blog, com o nome completo, a seguinte questão:

- A partir do vídeo e do link apresentado, explique porque não utilizamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral, ou seja, porque isso é mais um mito sobre o funcionamento do cérebro. De um exemplo e relacione a ligação entre as áreas com o tema abordado hoje em sala de aula (papel das fibras nervosas).

Materiais de suporte:



Mãos à obra pessoal, não se esqueçam de colocar o nome completo (não precisa de RA), junto com a resposta.

6 comentários:

  1. Carlos Henrique Nascimento Palmiri.

    Não utilizamos apenas 10%, pois Uma simples ação, como abrir e fechar a mão ou dizer algumas poucas palavras, requer uma atividade de muito mais de 10% de capacidade ou atividade cerebral. Mesmo quando se supõe que a pessoa não está fazendo nada, o cérebro está trabalhando bastante, controlando funções como respiração, atividade cardíaca e memória.

    As áreas são dependentes, como dito no vídeo, ao pegar uma xicara, ativamos uma área do cerébro, mas para sentirmos a o objeto em nossa mão, utilizamos outra área do cérebro. Caso a xicará estiver quente, iremos solta-lá, usando sistema sensorial, utilizado para sentir, pressão, temperatura, calculando também a força empregada para a ação, não colocando força de mais ou de menos, utilizando mais areas.
    Isso nos mostra as conexões que ocorrem no cerebro, entre areas.


    ResponderExcluir
  2. Vinícius Rodrigues Silva, para a realização de inúmeras atividades de alta complexidade já refutam a ideia de uso de 10% da capacidade do cérebro, visto que a integração entre várias áreas do próprio córtex em harmonia comunicante com as porções periféricas registram o sucesso de um gesto motor, por exemplo: ao se pegar um objeto, a observação do mesmo é capitadas por neurônios fotossensíveis enviam informações à região occipital que forma e interpreta a imagem, a vontade de exercer o gesto mecânico envolve a região pré-motora localizada medialmente e rostral do cérebro que enviam comando aos músculos periféricos responsáveis pelo gesto mecânico, a dosagem da força é administrada pela quantidade de potenciais de ação motores enviados e que esta intimamente relacionada com a sensibilidade enviadas às áreas somatossensoriais do cérebro que tem relação direta com a parte motora, ou seja: para um único gesto simples a comunicação entre várias áreas do cérebro se fazem necessárias e sua comunicação com o periférico da devida execução que não exacerba ou deixe de faltar estímulos para realização do ato desejado. Em suma: grande parte do cérebro interagem intimamente com gestos simples mas de que envolvem várias integrações e suas particularidades.

    ResponderExcluir
  3. Thuany Rodrigues Koshimizu.

    Não é possível utilizar apenas 10% do cérebro sendo que continuamente sem pausa usamos todas as fibras motoras e sensitivas do corpo. Isso é um mito que ''acreditamos'' devido a sociedade entre filmes e série colocarem uma ''ilusão'' na nossa mente, fazendo a gente acreditar que quanto mais estímulos, mais níveis alcançados, mais % do nosso cérebro será utilizado. Mais na verdade, é que já usamos toda a nossa capacidade cerebral com o decorrer da vida. Cada aprendizagem, cada coisa nova que aprendemos e fazemos é algo a ser levado em conta. Nossas fibra nervosas estão trabalhando a todo momento (tanto para receber algum tipo de informação, quanto para responder esse estímulo), elas trabalham em conjunto mesmo tendo funções distintas. Elas trabalham em ligações entre os mesmo hemisférios e hemisférios diferentes, mais sempre em conexão (segurar um copo, sentir a temperatura, sentir o peso, paladar, audição, texturas e etc).

    ResponderExcluir
  4. Felipe Vinícius Alves de Oliveira

    Seria incorreto dizer que utilizamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral justamente pela anatomia e função (de cada parte isolada e do conjunto) do cérebro. Cada parte do nosso cérebro apresentam funções específicas, mas também possuem fibras que unem os lobos vizinhos para trocas de informações e para a realização de funções mais complexas. Ou seja, utilizamos grande ou toda a capacidade do nosso cérebro em nossas atividades diárias.
    Como apresentado durante a aula, temos fibras de associação Inter-Hemisféricas, que permitem a união de lobos e dos hemisférios cerebrais. Esse sistema permite a transferência de conhecimentos e informaçãoes dentro do nosso cérebro, fazendo com que o mesmo funcione hormonicamente.

    ResponderExcluir
  5. Ana Beatriz Romagnoli Vendito

    O nosso cérebro está trabalhando a todo momento. Ao assistir o vídeo e ler o conteúdo, compreender e interpretar, isso exige concentração, o que é necessário muito mais que apenas 10% da atividade cerebral.
    Para realizarmos uma atividade, por exemplo, pegar um copo de água, exige um trabalho em conjunto de todas as porções periféricas, como, ao observar o objeto e interpretá-lo, essa informação é gerada na porção occipital do cérebro, a vontade de pegá-lo é desenvolvida pela região pré-motora, no lobo frontal, ao pegar o objeto e saber a força necessária para o manuseio do mesmo, usamos outras áreas do cérebro.
    Sendo assim, acredita-se que o cérebro exerce atividades simples e complexas, na qual exige funcionamento de todas as áreas, afim de que, é utilizado muito mais que apenas 10% da atividade cerebral.

    ResponderExcluir
  6. Júlia Felicio Oliveira

    A ideia de que usamos apenas 10% do nosso cérebro é um mito, pois toda a atividade do nosso corpo íntegra muitos sentidos, e partes do nosso cérebro são dívidas para tais. Como, por exemplo, quando precisamos pegar algo no chão, existe a parte motora, que nos possibilita abaixar até esse objeto com a velocidade e o jeito certo; a mobilidade da nossa mão, junto com a velocidade e direção em que deve ir para não errarmos o objeto, além do que existe a parte sensitiva que nos dá a possibilidade de indentificarmos se o objeto pode nos machucar ou não, assim teremos uma resposta de soltá-lo caso possa nos prejudicar. Sendo assim, para todas essas funções, é necessário que não seja usado apenas 10% do cérebro e sim, grande parte dele.

    ResponderExcluir