terça-feira, 14 de março de 2023

Como melhorar minha criatividade?

Bom dia, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre Criatividade.

Ahaaaa a criatividade, que nos falta em muitos momentos, principalmente para nós, professores. Quando eu mais preciso dela, é ai que ela não aparece, que me ignora, que insiste em não permitir que eu crie absolutamente nada.

Existem coachs, livros, treinamentos e as mais variadas teorias sobre como se torar uma pessoa mais criativa. Funcionam? Depende, ou melhor, talvez.

Vamos começar pelo começo.

Conversamos um pouco, esses dias, sobre a nossa capacidade de focar e ter atenção a determinadas tarefas. Se você não leu essa matéria, é só clicar aqui!

Quando estamos prestando atenção em algo, que estamos focados em uma atividade específica (como a leitura, ou aquela sua música preferida), nós estamos afunilando nossa atenção e também, boa parte da nossa capacidade cerebral em um único ponto. 

Quanto mais eu trabalho, quanto mais eu produzo, quanto mais focado em minhas atividades diárias, MENOS criativo eu fico.

Parece controverso, eu sei. Mas já parou para notar que suas melhores ideias aparecem enquanto você toma banho, enquanto dirige, ou quando está relaxando naquele rede na beira do mar?




Sabe porque isso acontece?

Porque a criatividade é fruto do devaneio cerebral, do cérebro livre para pular de pensamento em pensamento, unindo pontos que você jamais conseguiria unir focado em uma atividade específica. 

SEU CÉREBRO PRECISA DESCANSAR, PRECISA SER LIVRE PARA SE DIVERTIR EM RIOS DE PENSAMENTOS, PARA UNIR INOFRMAÇÕES QUE SEU FOCO DEIXA PASSAR.

Na neurociência, esse estado onde nosso cérebro não está focado em nada específico é chamado de Rede Neural de Modo Padrão (RNMP). Notem, é quando você realmente não está fazendo nada, nem mesmo mexendo no celular, mas acordado (dormir não vai ajudar muito, considerando que você cumpre seus horários de sono, claro!).

Deixar o cérebro livre é sinônimo de criatividade.

Mas não, não recomendo deixar ele solto o tempo todo, passar o dia inteiro viajando, porque isso exige muito dele também, podendo gerar aquela canseirinha mental.

Equilíbrio é a solução, um descanso entre as tarefas diárias, aquele bom banho quente, uma meditação rápida durante o expediente, um exercício, algo que desligue sua mente, principalmente dos problemas e desafios que você vem buscando solução.

Faça, e veja a mágica acontecer. 
Lembra da luz acendendo, do nada, em cima da cabeça dos personagens de desenho? É exatamente sobre isso.


Deixe seu cérebro voar, ficar livre para criar, encontre as respostas e traga ele de volta. Mas nunca deixe ele preso por muito tempo. Nossa rotina diária, nossas mil tarefas diárias, não só destroem nossa criatividade como judiam do nosso cérebro ao longo prazo.

Boa semana meu povo!

3 comentários: