quarta-feira, 7 de abril de 2021

Neuroanatomofisiologia - Atividade 1 - Tecido Nervoso e Sinapses

Boa tarde pessoal, tudo bem?

A matéria de hoje é uma atividade em sala realizada com as turmas de Neuroanatomofisiologia. 

Nossa segunda aula da disciplina é sobre alguns conceitos básicos do Sistema Nervoso Central, como o Tecido nervoso (neurônios e células da glia) e a comunicação nervosa (as famosas sinapses).

Após uma breve introdução, proponho a seguinte atividade para discussão em grupo:


1) Assistir o vídeo abaixo. um ted talk excelente sobre a Doença de Alzheimer:


ou pelo link:



2) Assistir os vídeos sobre memória, na sequência apresentada no link abaixo (notem que no link existe um artigo para a leitura, vocês podem ler esse artigo depois, não precisa para a atividade atual - apenas os vídeos):

http://plantandociencia.blogspot.com/2021/04/memoria-videos-que-valem-o-tempo.html


Depois de assistir os vídeos e refletir um pouco sobre os temas apresentados, vem a verdadeira atividade:


3) Discutir entre os participantes do grupo e responder nos comentários, ao final da matéria:

- Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?

- Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?

- Explique a relação entre emoções e memórias, e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.


As três respostas acima devem ser postadas nos comentários ao final desta matéria, logo aqui embaixo. A identificação da turma (não precisa do nome dos envolvidos) deve ser o número da sala em que o grupo se encontra na aula (sala 1, 2...).

Após encerrada essa primeira parte, escolham 1 assunto dos vídeos apresentados que mais chamou a atenção de vocês, para discutirmos em sala de aula (sim, um dos membros do grupo precisarão abrir o microfone e falar comigo).


Recapitulando o que vocês precisam fazer:

1 - assistir aos vídeos, tanto o ted talk aqui da matéria quanto os vídeos sobre memória (link disponível no tópico 2).

2 - discutir em grupo as ideias principais, respondendo as questões apresentadas nesta matéria (tópico 3). As respostas devem ser postadas nos comentários dessa matéria, a turma deve se identificar com o número da sala (1, 2, 3...).

3 - escolher um ponto de comum interesse entre os membros do grupo, apresentado em qualquer um dos vídeos, para discussão em sala, comigo (um dos membros do grupo deve abrir o microfone para falar).


Só isso pessoal, nosso primeiro ponto da avaliação 1.

Espero que gostem!

18 comentários:

  1. Boa noite
    Sala 7


    1. Glia é responsavel por fazer a limpeza de beta amiloide, porem quando ocorre o acumulo de limpeza, acarreta o
    desgate e a eliminação
    das sinapeses. No auge do seu desgaste, ela perde sua principal função.


    2-Um sono regulado, exercicios aeróbicos, cardiovasculares e dieta saudavél
    ajudam a previnir a doença antes que ela apareça.
    E se o caso do individuo ja estiver agravado, contendo ja sintomas fortes
    exercitar nosso cerebro é uma das ultimas opçoes que temos para se ''salvar''. Isso tem haver
    com a plasticidade neural. Sempre que aprendemos algo novo, estamos fortalecendo novas conexões~
    neurais.
    Exercitar o cerebro com coisas novas, faz criarmos como se fosse um estoque cognitiva, ou mais sinapses
    funcionais.
    Ou seja, se o individuo vier a ter o Alzaimer, comprometendo algumas dessas sinpases, ainda restam algumas no ''estoque''
    Buscar mais sobre um assunto especifico, faz mantermos mais informações, aonde se perdermos algumas delas, ainda nos resta
    uma quantidade nos vai ser util


    3. Quando vivenciamos uma experiencia com um alto nivel de emoção,tanto positiva quando negativa, as memorias ficam gravadas
    com mais riqueza de detalhes.
    Inclusive, a celula que realiza esse processo é o neuronio, que durante cria pontos de conexões mais fortes atravez de experiencias
    ouvidas ou vividas.

    ResponderExcluir
  2. Número do grupo: Sala 8
    1- As células da Glia tem como principal função de limpeza das beta amiloides que, se acumuladas geram as placas amiloides que por consequência liberam reações químicas que causam inflamações nas sinapses causando o Alzheimer.
    2 - Investimento na qualidade de vida e desenvolvimento de atividades motoras, leitura, meditação para diminuição do estresse, atividade aeróbicas e dieta mediterrânea. Com isso é possível se desenvolver novas conexões sinápticas e aumentar o repertório cognitivo; boas noites de sono, pois é durante o sono profundo que as células glias "limpam" as células cerebrais e eliminam as beta amiloides e por consequência evita-se os problemas cardiovasculares, pois segundo o vídeo, 80% das pessoas que desenvolvem a doença tinham problemas cardiovasculares.

    3 - Quanto maior a intensidade da emoção ou sentimento que o ser humano vivencia aumentam-se as chances dessa memória ser internalizada pelo indivíduo. Quanto maior importância emocional de um acontecimento marcante mais profunda a memória se torna. A célula do tecido nervoso envolvida nesse processo é o neurônio/neurotransmissor.

    ResponderExcluir
  3. GRUPO 3
    Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?
    REPOSTAS: As células glia são as responsáveis por limpar as placas de amiloide criadas nas sinapses. As betaamiloides, quando juntadas, ao longo do tempo, desencadeiam o rompimento dessa ligação (feita de um neurônio ao outro) causando a morte do mesmo, que desencadeia o Alzheimer.

    Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
    REPOSTAS: Práticas como uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e demais atividades mentalmente estimulantes que causam uma reserva cognitiva maior, fazem com que a pessoa tenha diversas ligações (sinapses) de um neurônio ao outro, criando uma "resistência maior". O exemplo do sono é citado pelo fato de que uma noite mal dormida aumenta o surgimento das beta-amiloides.

    Explique a relação entre emoções e memórias, e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo
    REPOSTAS: A célula do tecido nervoso envolvida no processo são os neurônios. As memórias carregadas de emoções geram sinopses mais fortes e duradouras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sala 01

      Sala 01
      1 - Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?
      R: Os neurônios são responsáveis pela transmissão de informações que são traduzidas em ações e memórias, por exemplo, esse processo ocorre por meio das sinapses que são mediadas pelos neurotransmissores e tudo isso ocorre na fenda sináptica. Porém, o excesso ou o acúmulo de um peptídeo chamado beta-amiloide nessa fenda atrapalha a condução da informação. Em indivíduos saudáveis a beta-amiloide é removida e metabolizada pela micróglia e essa é a grande importância desse conjunto de células da glia para o bom funcionamento do SN.

      2 - Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
      Além do estilo de vida, limpeza metabólica através do sono, cuidado com a saúde vascular, a melhor alternativa apresentada para prevenção do Alzheimer é o uso da plasticidade neural, seu estimulo e uso de sua reserva cognitiva que devem ser estimuladas pela aprendizagem de novas coisas, novas emoções e criação de novas estradas neurais. Ou seja, acredito que a maior arma para prevenir o Alzheimer seja manter nossa capacidade cognitiva ativa e em crescente expansão ao longo da vida, assim sempre teremos uma reserva de sinapses caso as normalmente estabelecidas passem a ser afetadas pelas placas amiloides

      3 - Explique a relação entre emoções e memórias, e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.
      Emoção é o “programa” de ação coordenadas pelo cérebro, que gerenciam alterações no corpo do ponto de vista biológico, é o conjunto de reações fisiológicas, químicas e neurais que organizam respostas comportamentais correspondentes e suas percepções. A emoção não é controlável ela é gerenciada pelo cortex-pré-frontal e recebe conexões de quase todas as áreas cerebrais e funciona como um detector de ameaças do ambiente. Um exemplo: Quando escutamos uma música, vemos uma foto ou algo, trazemos memórias que podem ser boas ou nem tanto. Não existe memória sem emoção.

      Excluir
  4. Sala 6

    - Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da doença de Alzheimer?
    Quando células beta-amiloides quando são produzidas em excessos
    as células da glia são responsáveis pela limpeza das sinapses quando cérebro começa produzem em grande quantidade as beta-amiloide as células glias não conseguindo fazer a limpeza ou de forma incompleta gera excessos de beta-amiloide causando interrupções das sinapses assim dando início os sintomas do Alzheimer.
    - Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
    Estar em constante aprendizagem para aumentar a neuroplasticidade do cérebro, constante aprendizado e estilo de vida saudável.
    - Explique a relação entre emoções e memórias, e qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.
    O efeito das emoções na memória é totalmente perceptível, memória é a capacidade de armazenar dados no cérebro e está diretamente ligada as emoções vivenciadas. Quando mais expressivo a emoção mais vívida a memória. Exemplo: Atendados terroristas. E a célula envolvida nesse processo substância cinzenta no cérebro (Corpos de neurônios).

    ResponderExcluir
  5. SALA 4
    Questão 1: O neurônio libera um peptídeo chamado beta-amilóide e o acumulo dela por conta de não haver uma limpeza da micróglia acaba destruindo as sinapses do neurônio, desenvolvendo a Alzheimer

    Questão 2: Existem muitas maneiras de prevenir a Alzheimer, mas a forma mais efetiva seria aprender novas coisas, como por exemplos novas línguas, conhecer novas pessoas, praticar novas atividades... Sempre buscando não ficar em uma rotina, pois assim cada vez mais novas sinapses serão criadas no nosso cérebro e irão prevenir a Alzheimer

    Questão 3: As emoções estão ligadas nas memórias, quanto maior a emoção seja ela boa ou ruim nossa memória marca mais aquele momento ou situação, nosso memória mais “longa” está ligada diretamente a nossas emoções mais fortes. O nome da célula responsável por esse processo é o neurônio.

    ResponderExcluir
  6. Sala 2
    - Qual a relação entre neurônios e células de glia no desenvolvimento do Alzheimer?
    As células de glia tem função de deixar o neurônio saudável, caso essa célula sofra ela pode automaticamente atacar o neurônio o que pode estimular no desenvolvimento do Alzheimer. Com a ajuda do líquido cefalorraquidiano que fornece a barreira mecânica e imunológica protege o sistema nervoso central o que ajuda para o não desenvolvimento do Alzheimer.
    - Qual a alternativa apresentada como prevenção do Alzheimer
    Fazer tomografia é uma forma de prevenção, já que ela nos permite saber se estamos chegando no nosso limite de placas amiloides e seguir algum dos métodos que são capazes de nos ajudar a prevenir o acumulo excessivo e que pode levar ao Alzheimer. Dormir bem é uma das alternativas, uma vez que durante o período do sono ocorre uma limpeza no nosso cérebro e com isso, ocorre uma limpeza no acumulo excessivo de placas amiloides em nossos cérebros. Estimular o cérebro também é uma ótima opção, principalmente durante o aprendizado de coisas novas, como uma nova linguagem, novas atividades, também se aplica a leitura ou exercícios físicos, que aumentam a quantidade de sinapses. A escolha de uma vida saudável também pode influenciar muito na prevenção, ou seja, evitar o consumo de bebidas, uma alimentação saudável, que também evitam problemas cardiovasculares, que está ligado a aceleração do Alzheimer.
    - Explique a relação entre emoções e memórias e qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.
    Pessoas com Alzheimer não param de sentir emoções, porém se tornam incapazes de demonstrar de forma clara e simples. As emoções não são uma escolha, como citado no vídeo indicado, você pode estar em uma praia e ver um tubarão e automaticamente vai sentir o medo e através desse sentimento você pode desencadear várias outras memórias relacionadas a essa emoção. Célula: Neurônios.

    ResponderExcluir
  7. 1) A relação entre o neurônio e as células da glia no Alzheimer é o fato de que, num sono profundo, as células da glia são responsáveis pela limpeza das placas amilóides que são enviadas pela sinapse durante o dia. Quando formadas em excesso, essas placas causam uma sobrecarga da glia, que libera muitos químicos para limpá-las e assim acabam eliminando a sinapse por completo, causando inflamação ou até mesmo a morte dos neurônios.

    2) Muitas são as alternativas para a prevenção do Alzheimer, entre elas: levar uma vida mais saudável, contando com exercícios aeróbicos, sono regulado e boa alimentação, uma vez que, de mesma forma, uma saúde cardiovascular comprometida pode aumentar o risco da doença. É importante destacar o fato de a plasticidade neural - ato de aprendizado de coisas novas e aumento de sinapses - também ser importante para uma reserva cognitiva, onde as pessoas devem sempre criar novas memórias, aprender novas coisas, novas línguas, fugir de caminhar sempre pelos mesmos caminhos para que assim seu cérebro acumule cada vez mais informações e memórias.

    3) As memórias são diretamente influenciadas pelas emoções, tanto positivamente ou negativamente. As memórias que mais fixamos são aquelas que tiveram maior impacto emocional. O hipocampo é responsável por transformar essas memórias vividas brevemente (memórias de curto prazo) em memorias de longo prazo, aquelas que ficam armazenadas por muitos anos, por meio das células piramidais.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?
    Tem a causa de depósito de duas proteínas no cérebro que se acumula nos espaços entre os neurônios e se concentra dentro deles. Como consequência desse processo, há uma perda progressiva de neurônios no hipocampo.
    - Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
    Para prevenção ao Alzheimer, Indica-se levar uma vida mais saudavel, praticar execicios fisicos e de respiração, estimular nosso aprendizagem com leituras, ter sonos regulados para ocorrer a limpeza da betamiloide, diminuido a chance do excesso da propria. Estar sempre procurando algo novo para estimulo
    - Explique a relação entre emoções e memórias, e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.
    3. A memória é gravada conforma a intensidade da emoção , tanto positivamente quanto negativamente . Mas o que fica e nos faz sofrer são as memorias negativas.por isso precisamos sempre ressignificar a emoção nela sentida , pois a memoria em si nunca pode ser apagada.

    ResponderExcluir
  10. SALA 1: 08/04/21
    -Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?
    As células beta amiloides são produzidas em excesso, impossibilitando que as células da glia consigam exercer sua função (limpa-las), oque faz com que as mesmas deteriorem o neurônio com o passar do tempo.



    -Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
    Um bom cuidado no cotidiano, formulado por boas horas de sono, investimentos gerais em qualidade de vida, exercícios aeróbicos e dietas que favoreçam o desenvolvimento sináptico, assim como a leitura, o estudo e novas descobertas sociais e culturais.



    -Explique a relação entre emoções e memórias, e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.
    Memórias carregadas de emoção, como momentos de extrema alegria ou acontecimentos traumáticos geram um sentimento de importância para o cérebro, que vincula sinapses mais fortes e duradouras a essas memórias.

    ResponderExcluir
  11. Sala 6 Matutino Psicologia8 de abril de 2021 às 11:10

    Sala 6: Andrea, Lucas Karolina, Guerli

    1. A sinapse é a troca entre os neurônios; essa troca produz o beta-amiloide. A célula glia tem a função de fazer a limpeza do excesso da produção do beta-amiloide. quando esse acúmulo atinge ou ultrapassa o ponto crítico o Alzheimer está instalado.

    2.A melhor alternativa sobre o Alzheimer está relacionada com o estilo de vida, tanto em questões alimentares quanto em questões de sono. Também precisamos construir mais redes neurais que ajudam a fortalecer nosso conhecimento sobre um mesmo assunto. Dessa forma, será mais difícil nos esquecermos totalmente de algo. Ou seja, temos que nos alimentar bem, dormir bem e aprender mais sobre o mesmo assunto e outros assuntos.

    3. A memória produz experiências boas e ruins no indivíduo; essa relação precisa ser trabalhada principalmente quando o indivíduo tem memórias ruins que causam traumas. Precisa ser trabalhado a dissociação da emoção da memória ruim. Os neurônios são os responsáveis por esse processo.

    ResponderExcluir
  12. Sala 4 matutino

    Os neurônios são responsáveis pela transmissão da mensagem (sinapse ) local onde ocorre a comunicação , a mensagem que nosso cérebro envia para todo sistema periférico. O Alzheimer é uma doença que ocorre um acúmulo de um peptideo chamado amiloide beta , formando placas , pois se acumulam e com o tempo inflamam e resultam na morte da célula (neuronio) dando início a doença e a agravando com o tempo .


    2 a forma que vivemos pode prevenir a aparição do Alzheimer , mesmo apessoa sendo propensa a desenvolve lá , há maneiras de prevenir e talvez nunca manifestar .
    O sono é um dos maiores aliados, através do sono conseguimos "limpar" as placas de amiloide beta evitando a inflamação da célula e consequentemente sua morte , exercícios físicos, meditação , prática de exercícios da memória como leitura e exercícios de repetições "doutrinação do cérebro" um estilo de vida saudável contribui para que não se desenvolve a doença ou que ela apareça em um estado brando .

    a memória está diretamente conectada com as emoções, pois ela armazena tudo o que vivenciamos, sendo coisas boas ou ruins , nosso cérebro tende a querer se blindar das memórias ruins pois assim não conseguiríamos sobreviver com tanto sofrimento.
    a célula envolvida nesse processo é o córtex pré-frontal, que armazena e elimina memórias das quais "consideramos não importantes ou as armazena de uma forma lógica para vermos de uma forma mais branda e lógica.
    Uma das doenças diretamente envolvida com a memória é o stress pós traumático onde o indivíduo revive aquela dor daquela lembrança diariamente, tornando se insuportável viver e podendo desenvolver problemas fisiológicos. O estresse pós traumático afeta o sono que é um dos mecanismos de grande valia para a recuperação e o descarte das memórias boas e a seleção das ruins .
    Sendo assim o sono peça vital para recuperação de um indivíduo que sofreu com estresse pós traumático.

    ResponderExcluir
  13. SALA 3
    ALINE ROCHA DA MATA
    EDMEIRE CAMPOS CAVICHIONE DE MEDEIROS
    IVANETE BATISTA PEREIRA
    JANAINA NASCIMENTO DOS SANTOS SOUZA
    SUELLEN GODOY FERRAZ

    1 - Qual a relação entre neurônios e células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?
    Os neurônios são neurotransmissores responsáveis pelas synapses, a comunicação do que pensamos, sentimos e lembramos - a Microglia é responsável pela limpeza da Beta amiloides. Quando o beta amiloide é liberado em excesso ou a "limpeza" é insuficiente, há um acumulo de placas amiloides que ao longo dos anos são responsáveis por desencadear o Alzheimer em nossas Synapses.

    2 - Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?
    É preciso evitar que as células Amiloides cheguem ao ponto crítico, atualmente a melhor prevenção é melhorar nosso estilo de vida através de:
    Sono, um sono de qualidade permite que as células glias cumpram seus papeis de limpeza melhor além de contribuir para o processo de renovação e acúmulo de memorias.
     Exercícios aeróbicos,
     Dieta e alimentação equilibrada e saudável
     Desenvolver bons hábitos como da leitura
     Adquirir conhecimento, coisas novas e significativas e de preferência que envolva visão e audição assoviado de emoções.

    3 - Explique a relação entre emoções e memórias, e qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo?
    A células do tecido nervoso são os neurônios, através das quais nossas conexões se formam, podemos dizer, a comunicação, e à partir delas nossas memórias. E nossas emoções envolvidas nesse processo podem fazer com que as memórias sejam marcantes ou não, quanto mais significativas e importantes, mais protegidas estarão em nossa reserva cognitiva.
    A emoções podem nos fazer acessar memorias pouco acessíveis, alterar, consolidar ou extinguir memorias de acordo com a experiência que vivemos

    4 - Escolher um ponto de comum interesse entre os membros do grupo:
    Achamos muito interessante o processo inflamatório que da origem ao Alzheimer como também a real possibilidade de prevenção diante do exposto.

    ResponderExcluir

  14. Nome: Leticia Calheiros
    Psicologia Matutino

    • Qual a relação entre os neurônios e as células da glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?

    Resposta: A principal função das células da glia é a limpeza de beta amiloides para que o mesmo não se acumule nas sinapses, pois o acumulo ao decorrer do tempo causa o rompimento de um neurônio ao outro, resultando assim, nos sintomas clínicos do Alzheimer.

    • Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?

    Resposta: Sono regulado, leitura, exercícios aeróbicos, uma boa alimentação, e sempre estimular o cérebro com exercícios. Essa combinação gera muitas outras ligações de neurônios, sendo assim, caso a pessoa venha a ter os sintomas de Alzheimer, ela terá um grande estoque de sinapses, que será maior que o número de rupturas.

    • Explique a relação entre emoções e memórias e também qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo.

    Resposta: A célula do tecido nervoso envolvida no processo são os neurônios. A relação entre emoções r memórias é que quanto maior a emoção sentinda pela pessoa no momento, seja ela positiva ou negativa, é responsável pela memória da experiência. Quanto mais forte a emoção sentinda, mais a memória ficará eternizada.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, professor. segue o nosso trabalho que você passou no começo das aulas, mas como não estávamos matriculadas ainda, conseguimos fazer só agora.

    CAROLINE FERNANDA DE OLIVEIRA
    JOYCE EMANUELLE FERRARI COMINATO
    VANESSA DIAS DA ROCHA
    PSICOLOGIA: NOTURNO



    1. Qual a relação entre os neurônios e as células da Glia no desenvolvimento da Doença de Alzheimer?

    R: A partir da conexão de dois neurônios temos uma sinapse. A sinapse tem como função liberar neurotransmissores para que o sinal transmita e ocorra comunicações entre eles. É neste processo que obtemos o pensamento, o ouvir, o sentir, o desejar e o lembrar.
    Os neurônios também liberam um pequeno peptídeo chamado beta amiloide. Normalmente, ela é retirada e metabolizada pela micróglia que faz o processo de “limpeza” em nossas células cerebrais. Com isso, se esse peptídeo é liberado em excesso ou retirado insuficientemente, as sinapses começam a acumular beta amiloide que agregam-se formando placas amiloides.
    Depois de formada as placas amiloide, nossa célula da “limpeza”, a micróglia, começa liberar substância químicas que causam inflamação e danos cerebrais, limpando as próprias sinapses.
    Precisamos dizer, que através deste processo, a nossa proteína neural chamada “tau” fica hiperfosforilada torcendo-se e formando emaranhados, entupindo assim, os neurônios de dentro para fora.
    Logo, para que aconteça o Alzheimer, temos grandes inflamações e emaranhados resultando em problemas na sinapse e morte celular.

    2. Qual a melhor alternativa apresentada como prevenção para o Alzheimer?

    R: As melhores prevenções para o Alzheimer é ter um sono profundo, uma alimentação e saúde saudáveis e sempre estar procurando novas coisas para aprender.
    O sono – é neste momento que as células Glia agem para fazer a limpeza pelo nosso cérebro, por isso a importância de ter um bom sono.
    Alimentação e saúde – procurar sempre manter exercícios e uma alimentação saudável para não contrair problemas cardiovasculares, pois eles aumentam o risco da doença.
    Novos conhecimentos – sempre que aprendemos algo novo, uma sinapse é criada, podendo considerá-las como reservas cognitivas (conexões reservas).


    3. Explique a relação entre emoções e memórias, e qual a célula do tecido nervoso envolvida nesse processo?

    R: A memória é a capacidade de armazenar dados no cérebro e está diretamente ligada as emoções vivenciadas, sejam elas positivas ou negativas. Quanto maior a intensidade dessa emoção, mais potencializada será essa memória. A célula envolvida nesse processo são os neurônios.

    ResponderExcluir