sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Procrastinação - Ela te atrapalha?

 Bom dia pessoal,

Com frequência trago alguns vídeos para assistirmos e refletirmos um pouco sobre nossos hábitos, comportamentos e atitudes (que no fim, estão todos interconectados).

Quantas vezes você programou milhares de coisas para fazer ao longo do dia, dentre elas algumas extremamente importantes, mas entre comer alguma coisa, olhar redes sociais, responder e-mails e jogar um pouco daquele jogo bem divertido, você viu o dia inteiro passar e não cumpriu nenhuma das tarefas previstas?

Além de nos atrasar e prejudicar no emprego, na universidade, a procrastinação gera um ciclo que poucos falam: o ciclo da auto depreciação. Quando bolamos planos e objetivos e não os cumprimos, nos sentimos frustrados, até mesmo incompetentes. Isso, com o tempo, pode nos levar a um quadro de Ansiedade (tenho um milhão de coisas para fazer, mas não consigo, não sou capaz... A resposta de luta ou fuga passa a ser sua amiga diariamente) e até mesmo um quadro de depressão.

Lembrem-se, o que nos mata, normalmente, é o longo prazo. Como exemplifico para meus alunos, bons hábitos constroem saúde e um corpo mais atlético ao longo do tempo (se esse for seu objetivo), mas o contrário também é verdade, os maus hábitos, como tabagismo e sedentarismo, também irão construir, mas provavelmente doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

Uma pesquisa brasileira mostrou que, em média, pessoas que estão vivendo um quadro de depressão passaram por algum grande estresse (como a perda de um ente querido, uma separação...) nos últimos três meses. Isso é um dado muito interessante, que reforça a teoria da construção. Nada surge de um dia pro outro, tanto pro lado bom quanto pro lado ruim.

Mas, sem mais delongas, para refletir um pouco sobre o assunto, recomendo o vídeo abaixo, do Leandro Karnal:




Reflita, observe seus hábitos, sua rotina. Sempre tem algo que podemos melhorar. 

Mas por favor, não se martirizem demais, o descanso é mais do que necessário, alguns dias rendem mais do que outros, e tudo isso faz parte do jogo. Sigam em frente.

Alguns dias são melhores, outros são piores, e está tudo bem!

Contem comigo nessa jornada sobre conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário