segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Sistema Límbico e Córtex Pré-frontal - guia de estudo

Bom dia pessoal,

Hoje encerramos nossa disciplina de Neuro entendo conceitos mais amplos, como a Rede Neural de Modo Padrão e as funções do Sistema Límbico e do Córtex Pré-frontal.

Espero que esse conhecimento colabore diretamente para um bom desenvolvimento da profissão de vocês, assim como nas vidas particulares, pois quanto mais conhecemos sobre o funcionamento do nosso cérebro, melhor conseguimos utilizar o mesmo.




Então, daqui em diante seguem algumas dicas de leitura e vídeos para vocês entenderem melhor essas regiões cerebrais e suas funções:

Primeiro, um link para leitura de uma matéria que escrevi sobre Sistema Límbico e Córtex Pré-frontal:

http://plantandociencia.blogspot.com/2019/11/sistema-limbico.html


Agora, alguns vídeos para entender melhor, além de alguns componentes do Sistema Límbico, o Córtex Pré-frontal e suas complexas funções:




https://www.youtube.com/watch?v=KkaXNvzE4pk&feature=emb_title




https://www.youtube.com/watch?v=oOkISlxST38


Para finalizar, plasticidade neural:



https://www.youtube.com/watch?v=DcjqJ6GJWGg&feature=emb_title


Como "atividade", comentem abaixo o que mais chamou sua atenção nos vídeos ou no texto.

Bons estudos!

4 comentários:

  1. O que mais chama minha atenção é a plasticidade cerebral, o funcionamento das sinapses nos aprendizados que praticamos com frequência e as que não praticamos com frequência.

    ResponderExcluir
  2. Aline Mendonça Rodrigues16 de novembro de 2020 às 20:35

    O que mais chamou a atenção, é em relação a plasticidade cerebral, a forma como o cérebro funciona para se adaptar com novos conhecimentos e aprendizados, como podemos explorar para que sempre esteja ativo.

    ResponderExcluir
  3. Laura Rios Moreira

    O que mais chamou minha atenção é entender como o cérebro funciona de forma interligada, onde as áreas se comunicam intensamente umas com as outras.

    ResponderExcluir
  4. O que mais acho interessante é o cérebro se readaptar as situações, criar novas conexões e estar o tempo todo em constante evolução.

    ResponderExcluir