Bom dia pessoal,
hoje trago algumas informações interessantes sobre a história da Farmacologia.
Dentre todas as grandes ciências que temos atualmente, acredito que a Farmacologia é uma das mais influenciadas pelo conhecimento empírico, pela famosa tentativa e erro.
Segundo Weatherall (1996): "a Farmacologia, a ciência das drogas, tornou-se necessária quando a primeira pessoa a ficar bêbada vislumbrou o que estava acontecendo com ele ou ela".
Entendam pessoas, a farmacologia está envolta em quase tudo nas nossas vidas, e posso afirmar isso para vocês com o resultado da pesquisa que realizei em sala de aula, com quase 100 alunos de cidades aqui da região de Campinas, sobre os estoques de medicamentos caseiros:
http://plantandociencia.blogspot.com/2020/08/farmacologia-habitos-medicamentos.html
O uso de plantas e afins para curar doenças ou melhorar a qualidade de vida data de pelo menos 5 mil anos atrás! Isso mesmo, faz pelo menos 5 mil anos que usamos substâncias para fins terapêuticos. Isso faz com que a história da ciência Farmacologia seja dividida em dois grandes períodos:
- Período empírico.
- Período científico.
"locais na superfície celular, com características moleculares específicas, em que determinadas substâncias interagem de formal pontual, semelhante ao modelo de chave-fechadura".
Um importante passo no estudo da Farmacodinâmica. Que aprofundaremos nas próximas aulas. Não contente, Ehrlich ainda introduziu o conceito de desenvolver doenças em modelos animais, para estudar fármacos e drogas, ao contrário do que vinha acontecendo, que era o teste em tecidos e animais sadios.
Um exemplo clássico do empirismo na Farmacologia é a história da Aspirina, talvez o medicamento mais famoso e difundido de todos os tempos.
A planta Salix alba, conhecida como Salgueiro, era utilizada no tratamento de dores e problemas reumáticos desde tempos antigos. Até que em 1829 a salicina foi isolada em laboratório e, depois, na segunda metade do século XIX foi sintetizada e comercializada como analgésico. Em 1899, a Bayer transforma a molécula no que conhecemos hoje como Ácido acetilsalicílico, uma forma mais estável e consequentemente mais fácil de comercializar. Nascia aqui a aspirina, que mesmo depois de alguns anos começar a ser comercializada por diversas indústrias farmacêuticas, até hoje conhecemos como Aspirina.
Algumas fotos retiradas da internet para dar essa ideia de evolução da Farmacologia:
Lembrem-se sempre pessoal, ciência, assim como qualquer conhecimento, é derivado de um processo de construção. Um passo de cada vez, uma descoberta de cada vez, assim avançamos.
Bons estudos.
Muito interessante professor!!
ResponderExcluirObrigado, fico feliz que tenha gostado.
ResponderExcluir