quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade Imunologia Clínica - "Trilha do Conhecimento"

Bom dia pessoal,
Hoje venho para falar um pouco de um novo modelo de atividade, para ser aplicado em sala de aula, que venho desenvolvendo nesses tempos de Pandemia.

Dei o nome bem bobo de "Trilha do Conhecimento", prometo que vou melhorar, mas por enquanto é esse mesmo. No que consiste esta trilha?

Vou utilizar o exemplo da atividade desenvolvida para a Imunologia Clínica. Na aula de hoje, daremos início à parte clínica da disciplina, através da apresentação dos fundamentos do diagnóstico imunológico.


Visando uma metodologia mais ativa de aprendizagem, com menos influência minha como professor e mais "mãos à obra" do aluno, construí um arquivo de Word que contém:

- Introdução: como acontecerá a atividade e os temas abordados;
- Objetivos: é muito importante o aluno ter bem descrito quais os objetivos da atividade. Isso também apresento na aula, antes do início da atividade.
- O que o aluno deve entregar - tipos de respostas, forma como deve ser apresentada, onde deve me enviar (agora em tempos de pandemia) o trabalho realizado.
- Dicas de como funciona a atividade.

Após essa introdução, caímos na atividade propriamente dita. Dividi a atividade em 5 etapas.

Uma etapa introdutória, com dois materiais em texto e um vídeo, dando um contexto geral sobre o diagnóstico imunológico, sendo que um deles aborda o Covid19, tema mais que atual (aliás, transmissão ao vivo).

Segunda, terceira, quarta e quinta etapas, cada uma com seu respectivo teste. Comecei com o Teste de Aglutinação, seguido pelos Imunoenzimáticos, mais especificamente ELISA, seguido do Imunocromatográfico e um último tópico sobre Intradermoreações. Em todos os tópicos, exceto no último, após disponibilizar os materiais (textos, artigos e vídeos explicando e exemplificando), desenvolvi questões a serem respondidas acerca do conteúdo apresentado, como definir o teste e seus subtipos, aplicações.

Eu, particularmente, gostaria de ter passado por mais experiências deste tipo, onde preciso construir o conhecimento de forma mais ativa. Tive boas experiências nesse formato apenas na segunda graduação, na Licenciatura em Ciências Biológicas.

Como forma de retorno, ou seja, para obter um feedback sobre a qualidade da atividade e sua aplicação (viável ou não viável), pedi para os alunos deixarem a opinião após responder aqui no blog, nos comentários dessa postagem. Assim, vocês leitores também podem observar a reação dos alunos, e eu, como professor e desenvolvedor da atividade, consigo melhorará cada vez mais para conseguir cumprir seus objetivos.

Agradeço desde já os comentários, e, ressalto, como na atividade, que os comentários não valem nota e não terão interferência sobre a nota, logo, vocês podem ser sinceros acerca de gostar ou não da atividade, de o modelo ser útil ou não para ser aplicado pelo menos uma vez dentro da disciplina e pontos fortes e fracos da mesma.

Muito obrigado!

7 comentários:

  1. Dentro das limitações que estamos para as atividades presenciais devido à pandemia, é fundamental atividades como esta que de alguma forma nos aproximam mais dos tipos de testes disponíveis atualmente para diagnósticos. Gostei bastante.

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  2. A atividade proposta é enriquecedora para mim nesse momento. Estamos vivendo em é de extrema importância atividades que estimulem nosso conhecimento, como o próprio nome da da atividade diz, a trilha do conhecimento foi fundamental e ajuda a assimilar o conteúdo. Nesse momento a prática não é possível, mas já temos uma boa noção de como ela funciona e é aplicada. Eu gostei muito. Que venham mais atividades assim. Muito bom. Atenciosamente: Alessandra Peres

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  3. Apesar de ser um conteudo extenso e cansativo, vale a pena pois da para absorver os assuntos.

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  4. A atividade proposta é enriquecedora para mim nesse momento. Estamos vivendo em é de extrema importância atividades que estimulem nosso conhecimento, como o próprio nome da da atividade diz, a trilha do conhecimento foi fundamental e ajuda a assimilar o conteúdo. Nesse momento a prática não é possível, mas já temos uma boa noção de como ela funciona e é aplicada. Eu gostei muito. Que venham mais atividades assim. Muito bom. Atenciosamente: Alessandra Peres

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  5. A proposta da atividade em questão é produtiva, dando para fixar a conteúdo muito bem ! além de proporcionar conhecimento mais amplo.

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  6. Gostei bastante da atividade, porém achei um pouco trabalhosa demais,talvez seja devido ao cansaço comum no final do semestre. A atividade foi uma boa maneira de nos fazer aprender o conteúdo, saindo um pouco da nossa rotina de aula, além de desenvolver nossa interpretação e escrita.

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  7. Eu gostei da atividade, da sequência que foi feita, achei realmente interessante como funciona a imunocromatografia, só o que não gostei foi do nome da atividade.

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