terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Introdução às Ciências Naturais - Por que estudar Ciências?

Boa tarde pessoal,
primeiramente, gostaria de dar aos boas-vindas aos meus alunos do curso de Pedagogia, no qual trabalharemos juntos ao longo deste primeiro semestre de 2020 a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais.


Em nossa primeira aula, gostaria de tecer algumas reflexões sobre o ensino de Ciências. O que é Ciência? O que são as Ciências Naturais? Qual a importância do ensino de Ciências? O que é Alfabetização Científica?

1 - Por que ensinar Ciências na educação infantil e nos anos iniciais?

Acredita-se, ainda hoje, que pelos alunos estarem em processo de alfabetização, ele precisa focar em aprender a ler, escrever e calcular, para depois aprender outros conteúdos. Assim, os conhecimentos da área de ciências acabam ficando em segundo plano, não levando em consideração que trabalhar conceitos, experiências e explorar o meio ambiente é estímulo necessário para conhecerem o mundo do qual fazem parte.

Para Cegallo (2005), podemos definir ciência de algumas maneiras, das quais as mais relevantes para nosso estudos são:
  • Ciências é um conjunto ou soma dos conhecimentos humanos adquiridos por meio de observação sistemática, de pesquisa e de métodos e linguagens próprias: ciência que nos referimos quando falamos dos "progressos da ciência".
  • Conhecimento, noção precisa: como quando dizemos que vamos tomar ciência dos fatos.
  • Disciplina escolar introdutória dos assuntos e estudos científicos: Português, Matemática e Ciências (com inicial maiúscula mesmo).
Mas qual a importância do ensino de ciências nas primeiras etapas da educação básica?

Algumas respostas foram encontradas:

"Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental" - POLON (2012).

"Sua grande importância consiste, ao mesmo tempo, em elevar o nível do pensamento dos estudantes e em permitir-lhes o conhecimento da realidade - o que é indispensável para que as jovens gerações não apenas conheçam e saibam interpretar o mundo em que vivem, mas também, e sobretudo, saibam nele atuar e transformá-lo" - SAVIANI (2003) e GERALDO (2009).

Essas duas primeiras respostas nos mostram o Ensino de Ciências como uma possibilidade de transformação através do conhecimento, o que podemos observar também no trecho abaixo:

" O conhecimento científico gera poder, seja de manipulação ou de transformação da natureza e das estruturas sociais. Assim, a ciência está necessariamente ligada aos interesses humanos, às intencionalidades, às finalidades humanas. Então, a distribuição social do conhecimento científico é parte fundamental da socialização dos bens produzidos ao longo da história da cultura do homem, e representa uma parcela importante do poder socialmente produzido ao longo da história da humanidade" - GERALDO (2009).

Esse entendimento nos propicia uma reflexão sobre a prática pedagógica, uma vez que diferenças sociais, como o capital cultural de uma criança, influenciam drasticamente no entendimento de conceitos como os das Ciências Naturais. Cabe ao professor o entendimento prévio da experiência dos alunos com o conceito, para conseguir, assim, desempenhar o papel extremamente relevante na formação das futuras gerações.

Reflita um pouco sobre duas indagações de Charlot (2005):
  • Qual a finalidade, para um aluno da classe popular, ir à escola?
  • Qual a importância para esse aluno aprender Ciências Naturais?
Formule uma resposta baseada na possibilidade de conhecimento, nas oportunidades que o conhecimento geral e o científico podem trazer. Conhecimento como agente de transformação.

Até hoje cientistas sofrem com estereótipos marcantes, o que deixa a ciência como algo quase mágico, um conhecimento sobre o domínio de poucas pessoas. Observe a figura:


A figura mostra o conceito clássico de um cientista como uma pessoa rodeada de vidraria e produtos químicos, ou mesmo a imagem do cientista "louco".

Muito importante que o professor consiga diminuir essa distância entre ciência e realidade, essa visão surreal, e possibilitar aos alunos entenderem que a Ciência e a tecnologia não são conhecimentos neutros, mas sim diretamente associados à economia, à cultura e à política - que são pontos essenciais na formação do cidadão.

Resumindo, a ciência tem papel de destaque na formação do homem, tornando-o apto ou inapto (não-apto) a lidar com as questões contemporâneas.


2 - História do Ensino de Ciências.

Duas perguntas para iniciarmos este tópico:

  1. Quando surgiu a ciência?
  2. Quais os produtos/resultados da ciência?
A primeira pergunta deve ser pensada levando em consideração que a ciência existiu e foi construída sempre baseada em dois princípios: o da observação empírica, com os grandes filósofos antigos, como Aristóteles e a observação controlada, o que hoje conhecemos como experimentação;

Importante ressaltar que a experimentação pega sempre uma fatia do processo para estudar. Assim, fica fácil de explicar que eu consigo estudar o efeito de um fármaco sobre o controle da pressão arterial mas não consigo estudar a existência ou não de um Deus, qualquer que seja a minha concepção sobre Deus.

A segunda pergunta é mais fácil de responder. Olhe a sua volta, o que você enxerga neste momento? Quais desses produtos são frutos do conhecimento científico? À minha volta, em meu escritório, tudo. 

Outra pergunta interessante para esse tópico é:
- O que é estudado em Ciências Naturais?

Para CHAUI (1995), as Ciências da Natureza estudam duas ordens de fenômenos: os físicos e os vitais, ou seja, as coisas e os organismos vivos.

Existem três principais concepções de ciências: o Racionalismo, o Empirismo e o Construtivismo. Porém, em qualquer uma das três, considera-se que as Ciências da Natureza irão se ocupar com os seguintes aspectos:
  1. Estudam fatos que podem ser submetidos à experimentação;
  2. Estabelecem leis do tipo causal;
  3. Entendem a natureza como um conjunto articulado de seres e acontecimentos interdependentes, ligados ou por relações de causa e efeito ou por relações entre funções invariáveis e ações variáveis.
  4. Buscam constância de fenômenos, assim conseguem utilizar os conhecimentos obtidos para previsão de novos fatos/eventos.
Também é importante ressaltarmos que não existem VERDADES nas Ciências Naturais. A Ciência é criada sempre em um contexto histórico da humanidade e, portanto, são passíveis de aperfeiçoamento, independente da área.

3 - Ensino de Ciências no Brasil.

Países com longa tradição científica, como alguns europeus, possuem histórico de preocupação e consequente organização do modelo de ensino e do ensino de Ciências que datam do século XVIII. No Brasil, sem essa tradição científica, o ensino de Ciências foi estabelecido somente no Século XX, quando chega às escolas por contas das necessidades apresentadas pela industrialização.

Podemos resumir o ensino de Ciências no Brasil em três períodos básicos:
  1. De 1900 a 1950;
  2. De 1950 a 1970;
  3. De 1970 até os dias atuais.
Entre as décadas de 60 e 70, existiam três principais tendências no ensino de Ciências do país: Tecnicista (psicologia comportamental, ensino por módulos, auto-intuitivo, grande enfoque nas avaliações); Escola-Novista (preocupação excessiva com o método científico, atividades com alunos visam aprender por repetição o trabalho de cientistas - esvaziamento do conteúdo) e Ciência Integrada (uso excessivo de materiais instrucionais, professores sem necessidade de dominar profundamente os conteúdos).

Pesquisas mostraram que nenhuma das três tendências foram incorporadas efetivamente nas salas de aula. Porém, chegaram aos cursos de formação de professores, e consequentemente nos livros didáticos, e estes sim chegaram praticamente em todas as salas de aula.

Impregnados com traços das três tendências, estes livros contribuíram para o esvaziamento dos conteúdos, em um ensino onde falta a discussão em uma perspectiva mais crítica, mais reflexiva. Aqui vemos um aumento ainda maior da distância entre o público geral e as ciências.

A partir da década de 70, começam reflexões sobre o desenvolvimento histórico do conhecimento científico e suas implicações no ensino, bem como os impactos sociais provocados por aqueles conhecimentos e, sobretudo, por suas aplicações tecnológicas, quer benéficas, quer nefastas em relação ao meio ambiente e ao homem.

Alguma vez vocês fizeram essa reflexão? Sobre o tamanho da importância do ensino de Ciências se considerarmos os benefícios e os malefícios que a ciência nos trouxe até o momento?

Estamos utilizando bem o conhecimento científico disponível? Estamos interagindo da maneira correta com o celular e a internet, invenções magníficas para distribuição de conhecimento? Ou o mais importante é realmente brigar com parente no Facebook porque um quer o Lula livre e o outro solto, ou porque um usa o termo Bolsomito e o outro Bolsominion? 

Alguém os levou a refletir sobre o impacto de todos esses avanços em nossas vidas?

4 - Os objetivos do ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental.

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, os objetivos gerais do ensino de Ciências podem ser resumidos na seguinte observação: Ressaltar que o ser humano é parte integrante e agente transformador do mundo, portanto, apto a observar, comparar e diagnosticar os problemas do meio a sua volta, podendo encontrar soluções para tornar sua vida e de outros mais digna e harmoniosa. Saber utilizar, intervir e preservar o meio ambiente, como condição imprescindível para a manutenção da vida no planeta.

A tecnologia é apenas um meio para suprir as necessidades humanas, e o conhecimento permite-nos distinguir o seu uso correto e necessário daquele prejudicial ao equilíbrio da natureza e do próprio homem.

E os conteúdos abordados?

"Devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelado seus reflexos na cultura, para permitirem ao aluno compreender, em seu cotidiano, as relações entre o homem e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade a sua volta." - POLON (2012).

Para finalizar nossa discussão, gostaria de deixar uma última pergunta:

- O que é alfabetização científica?

Segundo Lorenzeiti e Delizoscov (2001): a alfabetização científica prática está relacionada com as necessidades humanas mais básicas, como alimentação, saúde e habitação. Uma pessoa com conhecimentos mínimos sobre estes assuntos pode tomar suas decisões de forma consciente, mudando seus hábitos, preservando sua saúde e exigindo condições dignas para a sua vida e a dos demais seres vivos...

... Nesse sentido, o ensino das Ciências apresenta a importância do seu papel, inicialmente independente da criança saber ler e escrever."

Finalizando nossa aula de hoje, vocês conseguem associar o conhecimento adquirido com a primeira figura dessa matéria?

Espero que a leitura traga boas reflexões.
Bons estudos.

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