terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Ensino de Ciências - Água

Boa tarde pessoal,
hoje vamos trabalhar dois assuntos, o ensino dos temas água e ar.

Para iniciar, precisamos ter claro que os dois temas, junto ao próximo tema (solo), formam a biosfera, responsável por permitir a vida no plante Terra.


Para abordar o tema água, uma coisa tão essencial para a nossa vida, que faz mais parte do que rotineiramente imaginamos no nosso dia a dia, trago duas vídeo-aulas de uma professora de Ciências, com uma explicação impecável e muito didática, que vale o nosso tempo para assistir. A professora chama Rafaela Santos e o canal dela no Youtube chama Mais Ciências.


Neste primeiro vídeo ela fala sobre ciclo da água, que vou deixar resumido em uma figura aqui em baixo:


No segundo vídeo, que você consegue assistir aqui em baixo, a professora Rafaela explica sobre as mudanças de estado físico da água, novamente, de forma muito simples e didática:


Novamente, podemos resumir o conteúdo sobre os estados físicos da água e a alteração de um estado para a outro na figura abaixo:


Pessoal, essas duas etapas do ensino de ciências sobre a água, se bem explicadas, de uma forma didática, mais lúdica, utilizando a lousa ou desenhos para que as crianças cheguem a colorir o ciclo de água e fixar com detalhes a importância da água em nossas vidas, pode fazer uma gigantesca diferença quando pensamos em um futuro próximo, uma década talvez, para a preservação desse elemento da natureza indispensável para nossas vidas.

Lembrem-se sobre um ponto que repetimos nas últimas aulas, quando abordamos a importância do ensino de ciências voltado para a formação do cidadão: se plantarmos esse conhecimento, se os alunos considerem identificar a importância desses conhecimentos no seu dia a dia, o conhecimento se torna grande influenciador das suas escolhas, ajuda na tomada de decisões melhores. Pensando a nível de preservação do meio ambiente, da nossa água, isso tem um preço inestimável e pode ser feito através de atitudes e práticas simples.

Atividade em sala de aula:

Para encerrarmos esta aula, deixo abaixo um vídeo sobre uma proposta de aula prática sobre as mudanças e estados físicos da água. Como isso foi abordado em sala de aula, os grupos devem postar nos comentários a análise sobre o vídeo, contendo as seguintes respostas: é uma experiências viável? Imagina em uma estrutura de escola mais precária, como muitas públicas que conhecemos. O que poderia ser mudado para se adequar a qualquer tipo de escola e assim garantir uma experiência marcante e um melhor aprendizado para todas as crianças? Esse processo de adequação nada mais é do que vocês pegarem informações dos dois vídeos apresentados e criarem um modelo próprio de prática sobre água e sua importância, esse é o objetivo final desta atividade.




Bons estudos!

3 comentários:

  1. Pensamos em duas experiências para trabalhar com a turma, a primeira seria para demonstrar a mudança do estado sólido para o líquido, com um potinho de feijão congelado daríamos o exemplo da água em seu estado sólido, e ao ser descongelado encontraria em seu estado líquido. Outro exemplo seria o gelo, que enquanto está no congelador se encontra em seu estado sólido e ao descongelar passa para o líquido. E se ferver o líquido iremos encontrar o estado gasoso onde as moléculas de água se agitam com o calor e se distanciam umas das outras formando assim o vapor. Outro exemplo do líquido para o gasoso seria colocarmos um pano umedecido exposto ao sol.
    Alunas: Kessylyn, Tauany e Franciele.
    Pedagogia 5º período

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  2. Pensamos em demonstrar a mudança do estado líquido ao gasoso com a evaporação da água no chão, tbm pensamos no copo com água cober por um plástico sulfime.
    Alunas: Tamires, Bruna, Karen e Anna Laura.

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  3. Em uma escola que não possui condições e equipamentos próprios para a melhor demonstração científica, assim como é mostrado no primeiro vídeo, é necessária a substituição dos métodos para o ensino, utilizar o que está disponível no ambiente, como garrafas, copos, e dentre outras coisas que possam auxiliar no aprendizado do aluno.

    Escolhemos a construção de um terrário (sendo um ecossistema) para explicar o ciclo da água. Por meio dessa técnica simples e com materiais acessíveis às escolas, é possível demonstrar processos básicos como a transpiração e a condensação dessa substância.

    Materiais necessários:
    - aquário ou qualquer recipiente de vidro;
    - plantas;
    - areia/terra e cascalho;
    - água;
    - plástico filme.

    Desenvolvimento:
    Inicialmente, coloque cascalho e areia/terra no fundo do aquário para compor o solo do terrário. Regue esse solo com um pouco de água e plante algumas plantas de pequeno porte. Nesse momento, você pode decorar o terrário de várias formas, utilizando casinhas, por exemplo. Após montar, cubra o terrário com plástico filme.

    Alunas: Aline, Beatriz Ap., Beatriz S., Jessica, Monique.
    5º semestre - pedagogia

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