quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Fisiologia - Membrana Celular e transporte + LIC e LEC

Boa tarde pessoal.

Seguindo com a programação do nosso curso de Fisiologia Humana, hoje vamos falar um pouco sobre os líquidos corporais, completando a Aula de introdução. 

Falaremos um pouco também sobre a Membrana Celular (MC), responsável pelo formato de nossas células e também por decidir quem entra e quem sai das células do nosso corpo.


Falando sobre os líquidos corporais, eu sempre trago para meus alunos a simples figura abaixo, que é rica em informações importantes:

Distribuição dos Líquidos Corporais - LIC e LEC - Plantando Ciência

A figura mostra a divisão em compartimentos dos nossos líquidos corporais, o extracelular (LEC) e o intracelular (LIC). Notem que o tamanho do LIC é condizente com a realidade, 2/3 de todos os nossos líquidos corporais estão dentro das células. A membrana celular é quem divide o LIC do Líquido Intersticial, a porção do LEC que banha todas as células do nosso corpo. O líquido intersticial é separado do plasma (porção do LEC que corre dentro dos vasos sanguíneos) pela parede dos capilares. As porções do LEC entre si e o Líquido Intersticial com o LIC estão em constantes trocas.


O LEC, por constantemente trocas componentes entre suas duas porções, permite que todas as células do nosso corpo vivam em um mesmo ambiente, conhecido como Meio Interno, um dos grandes responsáveis por manter a homeostasia corporal.

Estrutura da MC - Tratado de Fisiologia Médica - Guyton

A figura acima nos mostra a estrutura detalhada da Membrana Celular (MC). Nota-se que os principais componentes da membrana são as proteínas e os fosfolipídios, e que, além deles, temos os carboidratos (que formam uma fina camada chamada de glicocálice) e o colesterol, que colabora diretamente com a fluidez da membrana celular.

Por ser formada por fosfolipídeos, as membranas celulares possuem grande afinidade com moléculas lipofílicas e pouquíssima afinidade com moléculas hidrofílicas, assim, é a membrana que define quem entra e quem sai da célula. Além desta característica, o tamanho e a carga das moléculas também influenciam diretamente na passagem através da membrana.

Por ser um transporte específico e bem característico, ele é dividido em Ativo e Passivo, com e sem gasto de energia, respectivamente. Isso quando falamos de solutos, quando falamos do transporte de água, estamos falando da Osmose, que também é estudada nesta aula atual.

Sem mais delongas, seguem os links com todo o material necessário para o estudo de vocês:

Líquidos Corporais (LIC e LEC):  https://plantandociencia.blogspot.com/2019/02/introducao-fisiologia-homeostase.html

Membrana Celular - Estrutura: https://plantandociencia.blogspot.com/2019/02/membrana-celular-estrutura.html


Transporte através da Membrana Celular: https://plantandociencia.blogspot.com/2019/02/transporte-de-substancias-atraves-da.html



Bons estudos!
Qualquer dúvida é só comentar abaixo ou me mandar um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário