quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A importância de fechar ciclos - fechamento!

Boa noite pessoal,
convido vocês, nesta matéria, para fazer uma reflexão acerca de fechamentos.

Deixa eu explicar um pouco melhor:

Se eu aplicar uma metodologia ativa em uma aula, estilo uma Sala de aula invertida, onde a construção do conhecimento vem principalmente dos alunos e, ao final do exercício, não fizer um fechamento, explicando os resultados da metodologia, vantagens, desvantagens e colher o feedback (a resposta) dos alunos, não cumpro meu objetivo. 

Isso serve para diversas áreas da nossa vida, seja acadêmica, pessoal, financeira...

Esse conceito é explicado inclusive pela neurociência, quando pesquisadores mostraram que dividir grandes objetivos (de longo prazo) em objetivos menores (de curto prazo), aumenta e muito a chance da pessoa permanecer firme em seus propósitos e atingir aquela meta tão desejada.

Por que?
Porque concluímos pequenos ciclos, obtemos uma resposta, conseguimos um fechamento deste pequeno ciclo, o que nos motiva a continuar firmes em nossos objetivos maiores. Firmes no objetivo, conseguimos alcançar, cumprir, atingir.

Resultados, mesmo que mínimos, mantém nosso cérebro focado no objetivo, nos mostra o sentido da caminhada. É bem mais fácil andar 100 passos se você puder colher resultados a cada 10 passos, a caminhada fica mais leve.

Pensem a respeito por alguns momentos.

Fazendo um fechamento superficial de Janeiro, consigo observar que cumpri quase todos os objetivos que tinha traçado para o mês. Vou completar o primeiro mês do ano cumprindo a quantidade de matérias publicadas que desejei, a quantidade de dias de treino na academia, sei claramente (via caderno, óbvio), o que entrou e o que saiu de dinheiro, cumpri prazos do meu trabalho.

Pensando rapidinho em tudo o que foi exposto no parágrafo anterior, vocês acham que eu estou pouco ou muito empolgado para começar Fevereiro e atingir mais objetivos? 
Estou muito animado.

Seguimos juntos.
Um passo de cada vez, levando sempre em conta que tudo na nossa vida é derivado de construção, de plantar para colher. Um passo/ciclo de cada vez, garanto que os resultados ao longo prazo serão fantásticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário