segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Anti-inflamatórios atrapalham a hipertrofia?

Boa noite pessoal, tudo bem?
Hoje gostaria de responder uma pergunta muito comum para quem pratica musculação ou algum outro esporte e precisa tomar anti-inflamatórios para tratar uma dor.

Mas enfim, o uso de anti-inflamatórios atrapalha a hipertrofia?


Primeiro precisamos entender a hipertrofia. Exercícios resistidos, que utilizam peso, como a musculação e o crossfit, causam lesões nas fibras musculares dos músculos treinados. 

Apesar de parecer ruim, essas micro-lesões nas fibras musculares geram um processo inflamatório na região. Essa inflamação e todas as suas células inflamatórias, aumentam o tamanho dos vasos sanguíneos do músculo, aumentando a chegada de nutrientes e oxigênio. Essa combinação gera o que chamamos de hipertrofia, pois esse processo de recuperação do músculo após lesão do treino aumenta o tamanho das fibras, e, consequentemente, o tamanho dos músculos.

Qual a relação dos anti-inflamatórios com esse processo então?
Os anti-inflamatórios inibem a inflamação. Como vimos, sem inflamação, sem crescimento muscular. Então, caso tome um anti-inflamatório após uma sessão de treino de musculação, por exemplo, você não terá os mesmos ganhos e a mesma evolução que teria sem o uso destas substâncias.

Pessoal, principalmente na primeira semana de treino ou nos dias após a adaptação do corpo a um novo tipo de treino, não devemos tomar medicamentos para tratar a dor, pois estaremos impedindo ou no mínimo atrapalhando a adaptação do corpo àquele exercício, prejudicando os ganhos.

Quais os medicamentos mais comumente utilizados?
Aspirina, ibuprofeno, nimesulida e outros. 

Além dos perigos que a auto-medicação pode trazer, o que tratamos no link:

O uso de anti-inflamatórios por via oral pode causar problemas estomacais e/ou intestinais e até renais. Além disso, muitos estudos relacionam o uso de nimesulida e afins com um aumento dos problemas cardíacos, como infartos.

Outro problema relatado em pesquisas é o fato de anti-inflamatórios mascararem dores, o que ocasionalmente pode provocar lesões mais graves. Fácil de visualizar no exemplo seguinte:

Você tem uma rotina de treinos, mas um dia acorda com uma dor considerável na lombar. Toma um anti-inflamatório e vai pro treino. Repete isso nos próximos dois ou três dias, pois a dor vai diminuindo. O problema é que essa dor pode ser advinda de uma hérnia ou algum outro tipo sério de lesão, que pode ser agravada com a prática de exercício físico. Mas você não percebe porque o medicamento está mascarando esta dor. Assim, você acaba desenvolvendo uma lesão mais séria que vai te custar semanas ou meses de treino e provavelmente de repouso, além de fisioterapia e outros gastos médicos.

Se a dor persistir, procure um médico antes de começar a se aventurar tomando anti-inflamatórios.

Uma coisa que li em uma desses fóruns de musculação foi uma dúvida de um leitor sobre usar anti-inflamatórios e "murchar". Pessoal, o uso de anti-inflamatórios por um curto período de tempo (5 a 7 dias no máximo!) vai atrapalhar o ganho com os treinos atuais mas de maneira alguma vai fazer com que você perca os ganhos que já obteve.

Outros links que valem a leitura e apresentam mais informações e dicas sobre o assunto:




Espero que tenham gostado e entendido.
Qualquer dúvida comentem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário