Boa tarde pessoal,
Hoje nossa aula de Fisiologia, cujo assunto é Contração muscular, será metade sobre minha responsabilidade, e a outra metade também, mas com vocês trabalhando em uma atividade.
A contração muscular ocorre através de uma interface neurônio-músculo, que muitas vezes denominados de Placa motora.
Resumidamente, um neurônio motor trás a informação vinda da lá do córtex motor, passando através de uma sinapse química para ativar o músculo, permitindo assim que eu escreva essa matéria para vocês, por exemplo.
Parece bem simples descrito assim, mas tem "alguns" detalhes a mais para entender a fisiologia dessa conexão Sistema Nervoso/Músculo.
Para entender melhor, primeiro temos que estar conscientes e entendendo claramente a figura abaixo:
Mas vamos lá.
A atividade deve ser realizada em grupo e as respostas serão postadas aqui no blog, nos comentários ao final desta matéria. O trabalho, se correto, vale até 1,0 ponto da primeira prova teórica, que ocorrerá em breve.
Para ajudar vocês na construção desse conhecimento, separei dois vídeos para apresentar a fisiologia da construção muscular:
O primeiro, mostrando os acontecimentos até o ponto onde o neurônio realmente envia a informação para o músculo:
O segundo vídeo mostra o processo como um todo, desde o estímulo até a contração propriamente dita:
Os vídeos são de fácil entendimento, apesar do complexo processo que explicam. Espero que tenham gostado e entendido, qualquer dúvida estou a disposição.
Agora, vamos à atividade de verdade:
Após assistir os materiais e, se achar necessário, ler os links no final dessa matéria (além dos slides disponíveis no portal acadêmico), respondam, em grupos, as seguintes questões:
1 - Como acontece a contração muscular?
Descreva a resposta, incluindo termos como: Actina, Miosina, Cálcio, Junção Neuromuscular, Acetilcolina, Complexo Troponina-Tropomiosina (quero, principalmente, a discussão sobre o que acontece após a chegada do impulso nervoso ao músculo).
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
As respostas devem ser postados nos comentários, com os nomes iniciais de cada aluno (não precisa de nome completo e muito menos de RA, ok? Lembrem-se que o blog é aberto).
Desafio!
Após terminado o trabalho, deixo para vocês um desafio: transformar a fisiologia da contração muscular em um Mapa Mental. Os melhores (e corretos a nível de conteúdo) serão postados na matéria sobre contração muscular e ainda poderão utilizar mais um ponto na prova teórica 1 ou na prova teórica dois, combinado? O mapa deve ser mandado via e-mail.
Os links que podem ajudar nos estudos:
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/contracao-do-musculo-esqueletico.html
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/juncao-neuromuscular.html
Bons estudos pessoal, contem comigo caso surja alguma dúvida.
Boa noite professor!! Segue respostas do meu grupo!!
ResponderExcluirAngela, Bianca, Maria Julia!!
1) A contração muscular entende-se pelo deslizamento de miosina e actina sobre as células musculares, permitindo os movimentos de contração do corpo.
Nestas fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, juntas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
2) As proteínas são actina e a miosina e os filamentos de actina quanto os de miosina são conectados a uma linha vertical, conhecida como Disco Z, e o disco Z é uma proteína filamentosa que liga todas as miofibrilas da fibra muscular que ajuda na estabilidade do músculo,e é ela também, que confere o aspecto característico de músculo estriado, tanto ao músculo esquelético quanto ao cardíaco.
3) Importância do cálcio na contração muscular: O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
Importância da molécula de ATP na contração muscular: ATP possui três funções primordiais na contração muscular, fornecendo energia para o encurtamento do sarcômero, viabilizando o desligamento actomiosínico por interação físico-química ao filamento espesso e suportando a bomba de cálcio, o que encerra a ciclagem das pontes cruzadas.
1. COMO ACONTECE A CONTRAÇÃO MUSCULAR?
ResponderExcluirRESPOSTA: A contração muscular começa através de um impulso nervoso ou potencial de ação utilizando como combustível o consumo de ATP, essa informação de ação é transmitida para o motoneurônio, conectado ao músculo pela junção neuromuscular que é seu receptor direto, como se trata de uma sinapse química a chave de acesso do neurotransmissor acetilcolina acontece pelo controle dos canais de cálcio que sinalizam as vesículas para interação com o neurotransmissor, após o contato com o receptor, íons de sódio entram na fibra muscular e íons de potássio saem, o sarcolema quando estável apresenta resposta divergente referente ao comando necessário ou seja de acordo com a contração ou relaxamento, a interação entre as fibras de miosina que são mais espessas e actina mais finas acontecem durante este comando reguladas pelo complexo troponina-tropomiosina, que regulam a força e a intensidade da ação.
2. QUAIS AS PROTEÍNAS CONTRÁTEIS, QUE SE ENCONTRAM NOS SARCÔMEROS DENTRO DAS CÉLULAS MUSCULARES?
RESPOSTA: O sarcômero é composto pelas proteínas miosina, actina, nebulina, complexo troponina-tropomiosina e tinina.
3. EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO NO PROCESSO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR E A IMPORTÂNCIA DA MOLÉCULA DE ATP PARA ESSE PROCESSO.
RESPOSTA: Para a contração muscular é necessário o uso de energia, que é provindo de uma célula de ATP, como também está presente nas ações de contração e relaxamento das fibras de miosina e actina, porém o cálcio em papel fundamental como ligante, ou seja íon que faz o controle e regula o recebimento dos neurotransmissores.
Boa noite professor Bruno, aqui é a Alcione, segue respostas da atividade:
ResponderExcluir1 - Como acontece a contração muscular?
O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares. Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora. A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
As proteínas contráteis encontradas dentro das células musculares são actina e miosina, dispostas lado a lado.
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
O ATP é essencial tanto para a contração, quanto para o relaxamento. O fator central para a afinidade entre a actina e a miosina é o cálcio; a função do ATP é a liberação de energia para a ocorrência do movimento, entre outras ações. Este ATP advém de quaisquer rotas metabólicas analisadas até agora. Enquanto há cálcio ligado à troponina, há ciclagem de pontes cruzadas e contração muscular.
Integrantes: Juliana Vilela, Leticia Bezerra, Luísa Romeiro e Mariane Calestino.
ResponderExcluir1- Quando chega o potencial de ação, ele faz com que o retículo sarcoplasmático libere grande quantidade de cálcio, que rapidamente circulam pelas miofibrilas. Os íons cálcio, por sua vez, ativam as forças entre os filamentos de miosina e actina, e a contração se inicia. Mas, energia é necessária para que a contração continue, e essa energia é derivada da quebra da molécula de ATP em ADP, liberando energia.
2- Actina e Miosina.
3- A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero. O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular.
Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos:
•Estímulo do sistema nervoso;
•As proteínas contráteis, actina e miosina;
•Energia para contração, fornecida pelo ATP.
•O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.
•Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora. A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, ao ligar íons de cálcio, a troponina altera sua forma e desliza a tropomiosina para fora, expondo os sítios de ligação actina-miosina; -A miosina interage com a actina em ciclos de pontes cruzadas, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.
1- filamentos grossos como miosina , filamentos finos actina , os filamentos de miosina puxam os de actina , os íons cálcio sao estocados no saco plasmáticos , as moléculas , são liberados por neurônios , ai os impulsos elétricos viagem pela linha Z , aproximando as linhas Z e M assim produzindo a contração muscular.
ResponderExcluir2-No músculo , a contração se da pela interação dos filamentos de proteína dos sarcometros (actina e miosina ) uma vez que a cabeça da miosina puxa a da actina , e assim acontece o processo de contração .
3-Como ATP é energia a contração muscular vem da hidrolise que disponibiliza o cálcio que libera o íon que fica guardado para este processo
Boa noite professor, segue as respostas que fizemos como uma discussão de grupo onde todas compartilharam as ideias e opniões as integrantes foram ana caroline,giovana,marina,mirian e rosiani
ResponderExcluir1-Contração muscular acontece através do impulso nervoso que chega ao terminal nervoso e libera acetilcolina, onde combina receptores na célula muscular, por vez a membrana da célula se despolariza, despolarizando leva a liberação de cálcio do reticulo sarcoplasmático para o citoplasma, onde o cálcio forma complexo com proteínas contrateis, sabendo que os filamentos de actina/miosina se contraem, levando à diminuição do tamanho do sarcômero ( devido à aproximação de 2 linhas Z). Por fim, sarcômero contraindo-se juntos levam a contração muscular.
2 - Tem as miofibrilas e dentro das miofibrilas tem filamentos de actina e miosina que sao as grandes responsáveis pela contração muscular.
3-O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. O cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem esse íon não acontece contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento, e a energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP.
Vanessa,Franciele, Larissa ,Arthur
ResponderExcluir1-As terminações axônicas do nervo motor, após o impulso nervoso ter chegado no musculo, lançam a acetilcolina sobre as fibras musculares.
A actina desliga-se sobre os filamentos de meosina no musculo. A contração muscular é controlada pela ação do cálcio- O local onde o neurônio motor estimula a fibra muscular é chamado de função neuromuscular, esses estímulos ocorre por uma sinapse química entre os terminais adonais do neurônio motor e a placa motora da fibra muscular .
O complexo troponina - tropomiosina = quando estamos em repouso o filamento da tropomiosina age cobrindo os pontos ativos da actina , impedindo sua ligação com o filamento de miosina , para que ocorra a contração , o complexo troponina -tropomiosina deve ser inibido , essa inibição ocorre através da interação da troponina com os íons de cálcio .
2-No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina).
3-O cálcio estabelece um sítio de ligação da miosina na proteína actina, a regulação dos íons de cálcio se dá pelo retículo sarcoplasmático, dessa forma quando ocorre a despolarização do retículo, os íons de cálcio são liberados passivamente vão até os filamentos dos músculos e assim acontece a contração muscular. Já o ATP proporciona a energia para que a contração e atuam na ligação de miosina a actina.
Marcela Santos, Julia.
ResponderExcluir1- O nosso cérebro manda o estímulo nervoso para o neurônio motor, essa informação percorre todo o nervo motor ate suas terminações nas fibras musculares. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
Nas terminações é secretado o neurotransmissor acetilcolina que se liga aos receptores da fibras e abre os canais de sódio.
O sódio entra nas fibras musculares causando a despolarização dessas fibras desencadeando o potencial de ação.
O potencial de ação age sobre o retículo sarcoplasmatico liberando o cálcio que ativa as forcas atrativas entre os filamentos de actina e miosina para que elas deslizem sobre as células musculares assim fazendo a contração.
2-Actina e Miosina
3- O cálcio é importante pois quando a fibra muscular recebe o impulso para a contração, o calcio estebelece pontes de cálcio entre a actina e miosina. E a ATP é importante também pois é dela que vem a energia necessária para a contração muscular.
Nomes: Brunna, Paula, Saphira, Giovana e Vitor.
ResponderExcluir1 - A contração ocorre através de impulso nervoso/potencial de ação, quando no sarcômero que é composto por filamentos de proteínas finos (formado por actina, ancorada na linha Z, nas extremidades do sarcomero) e grossos (formado pela proteína miosina, ancorada na linha M no centro do sarcomero), o musculo ira se contrair quando esses filamentos se deslizarem uns nos outros.
Por conta dos filamentos de actina ficarem na linha Z o sarcômero encurtará dos dois lados, fazendo assim o filamento de actina deslizar sobre o de miosina. Os filamentos de miosina puxam os de actina, através das pontes cruzadas, a ação é conhecida como mecanismo dos filamentos deslizantes da contração muscular. Para que o filamento de miosina possa puxar os de actina, é necessário de um ATP se ligar na miosina, ser hidrolisado e à ADP e fosfato inorgânico.
2 - O sarcómero é denominado como miómero sendo um dos itens básicos do músculo estriado que permite o processo de contração muscular e neste músculo ocorre a comunicação entre dois filamentos de proteínas chamadas ACTINA E MIOSINA. Onde a miosina empurra os filamentos da actina gerando as contrações musculares. Elas formam uma estrutura de formato cilíndrico no interior das células dos músculos, chamada de miofibrila.
3 - O cálcio se encontra em estado de extrema importância por possuir funções de expor um sítio de ligações da miosina na proteína de actina, pois sem o cálcio os músculos ficariam em estado de relaxamento. No entanto a energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise de ATP responsáveis por três funções essenciais nesse processo fornecendo energia para o encurtamento do sarcômero, promovendo o desligamento actomiosínico por interação físico-química ao filamento espesso e suportando a bomba de cálcio, o que encerra a reaproveitamento das pontes cruzadas.
Boa Noite professor!
ResponderExcluirCarolina L.
1- Para que haja contração muscular, é necessária a passagem da míosina e actina sobre as células musculares, as proteínas míosina e actina contidas nos filamentos musculares, permitem que o músculo se retraia e relaxe. A junção de tudo forma o sarcômero ao longo da fibra muscular.
2- As proteínas são míosina e actina.
3- Na contração muscular o cálcio abre um campo de ligação de miosina na actina, essa ligação permite a formação do sarcômero.
A adenosina trifosfato fornece energia necessária para que ocorra a contração e também para que se interrompa o ciclo.
Gabriela, Isabella, Marcela Cravo e Náthali.
ResponderExcluir1- A contração se inicia no sistema nervoso central, sendo espalhada pelo corpo todo pelos neurônios, estes saem do cérebro e seguem para a medula espinhal chegando até a fibra do músculo esquelético, a fibra muscular é estimulada pelo neurônio e esse local recebe o nome de junção muscular. É necessário a presença de energia e de íons de cálcio para todo o processo da contração. As fibras musculares são formadas pela fusão de células contendo proteínas estruturais filamentosas chamadas actina e miosina, que formam as miofibrilas . Quando essas miofibrilas se contraem, produzem a contração muscular.
2-Os sarcômeros são constituídos por filamentos de proteínas finas e grossas que dão aos músculos esqueléticos sua aparência estriada. os filamentos grossos são formados pela proteína Miosina, e os filamentos finos são formados pela proteína Actina.
3-Durante o processo de contração muscular o cálcio exerce uma importante função que se inicia quando ele entra no terminal axonal estimulando as vesículas sinápticas a liberar acetilcolina, ele também faz parte do controle da contração muscular por meio da formação da ponte cruzada no qual ele expõe o sítio de ligação miosina na proteína actina, permitindo a ligação de ponte cruzada. Sabemos que o ATP( Adenosina Trifosfato) é a principal molécula carregadora de energia , e na contração muscular não é diferente o ATP é responsável por libera energia para que ocorra tanto o movimento de contração quanto o relaxamento do musculo.
Integrantes do grupo: Ábilla, Aline Araujo, Júlia de Abreu , Kellyane, Letícia Giglio.
ResponderExcluir1- A junção neuromuscular é o local da troca de sinais esse é o local onde o bulbo sináptico de um acordo terminal se conecta a fibra muscular fibras musculares são compostas em muitas Mil fibrilas, elas contêm o sarcômeros, assim os músculos deslizam um sobre os outros os filamentos grossos são formados de miosina, sobre os filamentos de miosina embora a ação entre os filamentos seja descrita como o deslizamento dos filamentos de miosina realmente puxam actina em todo seu comprimento. A entrada de Cálcio estimula as vesículas a liberarem acetilcolina através de exocitose. Os filamentos de miosina se ligam aos filamentos de actina e exercem força neles para movê-los dessa deslizantes da contração muscular este modelo sem encurtam sem que haja alterações no comprimento dos filamentos finos ou grossos. a contração começa quando um ATP ligado miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico isso faz com que a cabeça da miosina se esse estenda e possa se ligar a um sítio de ligação da actina formando uma ponte cruzada uma ação conhecida como força motriz foi ativada permitindo que a miosina puxa o filamento de actina em direção à linha emitem escutando o sarcômero. O ADP e fosfato miosina permanece ligada miosina até que uma nova molécula de ATP se ligue liberando a miosina para entrar em um novo ciclo de ligação e mais contração muscular. A contração muscular é controlada pelas ações do cálcio, as proteínas regulatórias chamadas de troponina e Tropomiosina quando o músculo está relaxado a Tropomiosina bloqueia os sítios de ligação para as pontes cruzadas, quanto os níveis de actina e íons de cálcio são altos e o ATP está presente os íons cálcio se liga a troponina. Assim desloca a Tropomiosina expondo o sitio de ligação permitindo a proteína actina e miosina se ligaram os sítios de ligação da actina formando uma ponte cruzada dados os cálcios são estocados no retículo sarcoplasmático estão liberados em resposta a sinais do sistema nervoso para uma contração são liberadas pelos neurônios receptores de membrana da fibra muscular o impulso elétrico viaja para dentro das fibras pelos túbulos e liberam o cálcio Pois é um cálcio para onde aciono na contração muscular algumas sobre as outras o sarcômero todo encurta aproximando nas miofibrilas quando a fibra muscular contrai o músculo produz porção suficiente para mover o corpo.
2- Cada sarcômero consiste em filamentos de proteínas finas e grossas que dá aos músculos esqueléticos sua aparência estriada (músculo contrai quando esses filamentos deslizam uns sobre os outros). Filamentos grossos são formados pela MIOZINA que são ancorados na linha M, já os finos pela ACTINA ancorados pela linha S.
3- Para que ocorra a contração muscular o sistema depende da disponibilidade dos íons cálcio, a despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento e a contração muscular só acontece quando ocorre a interação da actina e a miosina, que são proteínas contráteis dos músculos. Os filamentos finos de actina são associados a Troponina e Tropomiosina, quando o músculo relaxa a Tropomiosina bloqueia os sítios de ligação na actina e quando os níveis de íons cálcio são altos e o ATP é presente, os íons cálculos se ligam na Troponina deslocando a Tropomiosina expondo os sítios de ligação a miosina na proteína actina, permitindo que a miosina se ligue ao sítio de ligação da actina. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP.
Amanda Gonçalves e Vinícius Fernandes
ResponderExcluirAtividade Fisiologia
1 - Como acontece a contração muscular?
Resp: A contração muscular é basicamente o deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, e que com isso possibilita os movimentos do corpo. Nosso cérebro através do sistema nervoso, encaminha sinais ao neurônio motor que possuí contato direto com nossas fibras musculares, e com a chegada dos impulsos nervosos, as terminações axônicas do nervo descarregam sobre nossas fibras musculares uma substância neurotransmissora que chamamos de acetilcolina. O filamento da tropomiosina funciona como uma cobertura aos pontos ativos da actina, que impede a ligação com o filamento de miosina. A acetilcolina por sua vez, conecta-se aos receptores da membrana da fibra muscular, e em detrimento disso, desencadeia o que chamamos de potencial de ação. Os filamentos de actina e miosina se contraem, influenciando na diminuição do sarcômero, provocando a contração muscular.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
Resp: As proteínas contrateis presentes nos sarcômeros são duas, sendo elas: Miozina e Actina.
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
Resp: O cálcio se faz presente em grande parte do processo de contração muscular, basicamente, as contrações musculares são controladas pela ação do Cálcio. Já a molécula de ATP, é a responsável pelo início da contração muscular,
que começa quando uma molécula de ATP, ligada a Miosina, é hidrolisada ao ADP e Fosfato Inorgânico, iniciando o processo, que resulta na força motriz, tendo como resultado o encurtamento do sarcômero, gerando a contração muscular.
Amanda Gonçalves e Vinícius Fernandes
ResponderExcluirAtividade Fisiologia
1 - Como acontece a contração muscular?
Resp: A contração muscular é basicamente o deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, e que com isso possibilita os movimentos do corpo. Nosso cérebro através do sistema nervoso, encaminha sinais ao neurônio motor que possuí contato direto com nossas fibras musculares, e com a chegada dos impulsos nervosos, as terminações axônicas do nervo descarregam sobre nossas fibras musculares uma substância neurotransmissora que chamamos de acetilcolina. O filamento da tropomiosina funciona como uma cobertura aos pontos ativos da actina, que impede a ligação com o filamento de miosina. A acetilcolina por sua vez, conecta-se aos receptores da membrana da fibra muscular, e em detrimento disso, desencadeia o que chamamos de potencial de ação. Os filamentos de actina e miosina se contraem, influenciando na diminuição do sarcômero, provocando a contração muscular.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
Resp: As proteínas contrateis presentes nos sarcômeros são duas, sendo elas: Miozina e Actina.
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
Resp: O cálcio se faz presente em grande parte do processo de contração muscular, basicamente, as contrações musculares são controladas pela ação do Cálcio. Já a molécula de ATP, é a responsável pelo início da contração muscular,
que começa quando uma molécula de ATP, ligada a Miosina, é hidrolisada ao ADP e Fosfato Inorgânico, iniciando o processo, que resulta na força motriz, tendo como resultado o encurtamento do sarcômero, gerando a contração muscular.
Nome: Yuri Moreira Campagnoli
ResponderExcluirQuestão 1: A contração muscular acontece quando se recebe sinais do sistema nervoso (SN) na junção neuromuscular que é onde o bulbo sináptico de um axônio terminal se conecta a fibra muscular, dentro dessa fibra há um composto de miofibrilas que contêm unidades contrateis de sarcômeros que correr adjacente um ao outro ao longo das miofibrilas, cada sarcômero consiste de filamentos de proteínas finas e grossas.
Cada filamentos possui sua formação e seu lado, sendo assim o filamento grosso e composta pela miosina e corresponde a linha M que é o centro do sarcômero e o filamento fino e composto pela proteína Actina que corresponde a linha Z que são as extremidades dos sarcômeros.
Como os filamentos de Actina estão ancorados na linha Z, o sarcômero encurta em ambos os lados quando os filamentos de actina deslizam sobre a miosina, ocorrendo o famoso mecânismo de deslizamento de contração muscular.
Mas para ocorrer esse deslizamento tem todo um processo, que e quando a contração está começando, e quando um ATP ligado a miosina e hidrolizado a ADP e Fosfato Inorgânico (Pi), fazendo com que a "cabeça" da miosina se estenda e possa se ligar a um sítio de ligação da actina, formando um ponte cruzada tipo um "X".
Uma ação conhecida como força motriz é ativada nesse processo permitindo que a miosina puxe o filamento de actina em direção a linha M, encurtando assim o sarcômero, onde o ADP e o Pi são liberados durante a força motriz.
A miosina permanece ligada a actina até que uma nova molécula de ATP se ligue a ela liberando a miosina para entrar em um novo ciclo de ligação e fazendo mais contração muscular ou relaxando o muscúlo.
Nesse processo a contração muscular e controlada pelas ações do cálcio, onde os filamentos finais de actina são associados com proteínas regulatórias (troponina e Tropomiozina), quando o muscúlo está relaxado a tropomiozina bloqueia o sítio de ligação para as pontes cruzadas "X" na actina.
Quando os níveis de íons cálcio são altos o suficiente e o ATP está presente os íons cálcio se ligam na troponina que desloca a tropomiozina expondo o sítio de ligaçã a miosina na proteína actina. Permitindo que assim que a miosina se ligue ao sítio de ligação da actina formando a ponte cruzada "X".
Enquanto isso os íons inorgânicos ficam estocados no retículo sarcoplasmático e são liberados em resposta ao sinal do SN para uma contração, sendo assim as molecúlas de neurotransmissores são liberadas por um neurônio e se ligam aos receptores, disponibilizando a membrana da fibra muscular, com a chegada do impulso elétrico ocorre a viagem para dentro das fibras pelos tubos T e liberam aquele cálcio estocado, os íons inorgãnicos fluem para as miofibrilas, onde acionam a contração muscular, a medida que a actina e a miosina deslizam uma sobre a outra, o sarcômero todo encurta aproximando a linha Z com a linha M, e quando o sarcômero nas miofibrilas contraia fibra inteira irá contrair ocorrendo assim a contração muscular.
Questão 2: Proteína Miosina e Proteína Actina.
Questão 3: O cálcio tem grande importância na contração muscular pois quando eles se ligam na troponina que se desloca a tropomiozina faz com que expõe o sítio de ligação, permitindo assim a ligação da miosinaao sítio de ligação da actna, formando uma ponte cruzada "X", podendo ocorrer a contração muscular.
Já o ATP e de uma importância maior , porque ele será a hidrolizado quando ligado a miosina fazendo assim ADP e fosfato inorgânico (Pi), servindo como uma grande fonte de energia para ocorrer a contração muscular.
Nayara Borges Biomedicina 3° período
ResponderExcluir1 - Como acontece a contração muscular?
Descreva a resposta, incluindo termos como: Actina, Miosina, Cálcio, Junção Neuromuscular, Acetilcolina, Complexo Troponina-Tropomiosina (quero, principalmente, a discussão sobre o que acontece após a chegada do impulso nervoso ao músculo).
Resposta:
o impulso nervoso sai da medula, percorre o neuromotor(neurônio) até o terminal axonial, onde há canais de cálcios, os quais se abrem para a passagem dos mesmo. Após o cálcio ser penetrado, este estimula as vesículas com os neurotransmissores de acetilcolina, que as liberam através de exocitose. As acetilcolinas vão para fenda sináptica e se liga aos seus receptores. Tais receptores tem canais de cátions, que se abre fazendo trocas de íons de sódio (penetram na fibra) e íons de potássio ( saem da fibra). Assim altera o potencial negativo da membrana, fazendo com que o impulso nervoso chegue ao sarcomeros. Ao chegar nos sarcomeros essas unidades contrateis trabalhará com a miosina (filamento grosso) e a actina (filamento fino) , onde os filamento de miosina se conectará com filamentos de actina e fará força sobre eles puxando todo seu comprimento, assim causando a contração muscular.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
Resposta: Troponina e tropomiosina
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
Resposta:
O Cálcio é que estimula as vesículas protetoras de neurotransmissores a liberá-los, além de ser o responsável por se ligar as proteínas de troponina, liberando o sitio de ligação para as miosinas, para que assim possa ocorrer a contração.
As ATPs são ligadas a cabeça da miosina, são através da hidrolização delas que formará ADP +P (i), permitindo que assim ocorra a ligação miosina e actina, para acontecer a contração.
Integrantes: Anne Caroline, Beatriz Pereira, Maria e Sara Beatriz
ResponderExcluirBoa noite professor, segue abaixo as respostas das questões!
1- Como acontece a contração muscular?
Os músculos esqueléticos se contraem ou relaxam quando recebem sinal do sistema nervoso essa contração acontece de forma involuntária, pelo processo do potencial de ação que percorre o neurônio motor inferior até a fibra do músculo esquelético. O local onde ocorre a junção de ambas partes e o estímulo é passado chama-se junção neuromuscular. Nessa junção ocorre 7 passos coordenados: Passo 1: impulso transmitido até o terminal axonal; Passo 2: Canal de cálcio abre para o terminal axonal; Passo 3: Liberação da acetilcolina pela exocitose; Passo 4: Ligamento de acetilcolina nos receptores de acetilcolina (canal) Passo 5: abertura dos canais de acetil colina) Passo 6: entrada de íons de sódio e saída dos íons de potássio pelo canal Passo 7: Ação propagado para a sarcolema. O movimento involuntário tem a interação e o deslizamento da fibras finas actina sobre as fibras mais grossas da miosina nas células musculares, acontece durante o comando regulado pelo complexo troponina-tropomiosina, que regulam a força e a intensidade do movimentos do corpo uma vez chegado o influxo nervoso, as fibras musculares se despolarizam rompendo o equilíbrio iônico existente em seu interior, formando-se, então, a actomiosina.
2- Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
As proteínas contráteis que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares são: actina e miosina. Os sarcômeros são compostos por filamentos de proteínas finas e grossas.
Os filamentos finos são formados pela proteína actina, os quais são ancorados na Linha Z nas extremidades do sarcôma.
Os filamentos grossos são formados pela proteína miosina, os quais são ancorados no centro dos sarcômeros e são chamados de Linha M.
A actina e a miosina são responsáveis pela contração muscular.
3- Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação de miosina na proteína actina. Ele é fundamental no processo de contração muscular, pois sem ele os músculos só ficariam em um estado de relaxamento
Ja o ATP é responsável por liberar energia (que vem da hidrolise) para que aconteça tanto a contração quanto o relaxamento do músculo.
Integrantes: Anne Caroline, Beatriz Pereira, Maria e Sara Beatriz
ResponderExcluirBoa noite professor, segue abaixo as respostas das questões!
1- Como acontece a contração muscular?
Os músculos esqueléticos se contraem ou relaxam quando recebem sinal do sistema nervoso essa contração acontece de forma involuntária, pelo processo do potencial de ação que percorre o neurônio motor inferior até a fibra do músculo esquelético. O local onde ocorre a junção de ambas partes e o estímulo é passado chama-se junção neuromuscular. Nessa junção ocorre 7 passos coordenados: Passo 1: impulso transmitido até o terminal axonal; Passo 2: Canal de cálcio abre para o terminal axonal; Passo 3: Liberação da acetilcolina pela exocitose; Passo 4: Ligamento de acetilcolina nos receptores de acetilcolina (canal) Passo 5: abertura dos canais de acetil colina) Passo 6: entrada de íons de sódio e saída dos íons de potássio pelo canal Passo 7: Ação propagado para a sarcolema. O movimento involuntário tem a interação e o deslizamento da fibras finas actina sobre as fibras mais grossas da miosina nas células musculares, acontece durante o comando regulado pelo complexo troponina-tropomiosina, que regulam a força e a intensidade do movimentos do corpo uma vez chegado o influxo nervoso, as fibras musculares se despolarizam rompendo o equilíbrio iônico existente em seu interior, formando-se, então, a actomiosina.
2- Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
As proteínas contráteis que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares são: actina e miosina. Os sarcômeros são compostos por filamentos de proteínas finas e grossas.
Os filamentos finos são formados pela proteína actina, os quais são ancorados na Linha Z nas extremidades do sarcôma.
Os filamentos grossos são formados pela proteína miosina, os quais são ancorados no centro dos sarcômeros e são chamados de Linha M.
A actina e a miosina são responsáveis pela contração muscular.
3- Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação de miosina na proteína actina. Ele é fundamental no processo de contração muscular, pois sem ele os músculos só ficariam em um estado de relaxamento
Ja o ATP é responsável por liberar energia (que vem da hidrolise) para que aconteça tanto a contração quanto o relaxamento do músculo.
Boa noite, professor! Sou a única integrante, portanto, essas são as respostas às questões.
ResponderExcluir1 - Como acontece a contração muscular?
R: A contração muscular ocorre através de sinais enviados pelo cérebro ao neurônio motor, que se mantém conectado com as fibras musculares; a partir dessa conexão o axônio perde bainha de mielina, havendo dilatação e criando a placa motora onde os nervos motores se conectam para enviar sinais até o músculo.
Após o processo da chegada dos impulsos nervosos, as terminações axônicas do nervo motor descarregam uma substância neurotransmissora (acetilcolina) às fibras musculares, que resulta na ligação de tal substância aos receptores da membrana da fibra muscular, que por sua vez, ocasiona o potencial de ação.
Para que ocorra a contração muscular, os filamentos de actina e miosina se contraem, fazendo com que haja a redução do sarcômero, e por conseguinte, a contração muscular.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
R: São as proteínas contráteis encontradas nos sarcômeros, dentro das células musculares, as: miosina e actina.
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
R: A importância de cálcio e ATP no processo de contração muscular se dá pelo fato do cálcio constituir pontes de cálcio entre a actina e a miosina; e que a célula de ATP fornece energia para tal processo, uma vez que para que o mesmo ocorra, é imprescindível o uso de energia.
Olá, Boa noite!
ResponderExcluir1 - Como acontece a contração muscular?
O músculo esquelético apresenta contração voluntária e é formado por células chamadas de fibras musculares e proteínas contráteis, a actina e a miosina. Para a contração muscular acontecer são necessários: estímulo nervoso, íon cálcio e ATP.
O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.
Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
2 - Quais as proteínas contráteis, que se encontram nos sarcômeros dentro das células musculares?
Miosina e actina.
3 - Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e também a importância da molécula de ATP para esse processo.
O cálcio é liberado no citoplasma, ele vai se ligar ao complexo troponina, através dessa ligação que a tropomiosina sairá da frente, desobstruindo os sítios de ligação da actina , com os sítios de ligação desobstruidos a miosina consegue se encaixar á actina.
O ATP fornece a energia para o encaixe da miosina á actina.