Boa noite, pessoal!
Continuando os estudos dentro da disciplina de Fisiologia Humana, agora adentramos nos terrenos da Neurofisiologia, tão complexa quanto interessante.
Mas, espera! Se você chegou agora, perdido, é melhor começar pela matéria: Prazer, Fisiologia Humana, que você consegue acessar no link abaixo:
https://plantandociencia.blogspot.com/2025/08/prazer-fisiologia-humana.html
Depois de entender como o LEC colabora com o processo de homeostase, como nosso corpo sempre busca se adaptar aos estressores vindos do ambiente, e em seguida, observar como é a estrutura e quais as funções da Membrana Celular, agora vamos um pouco mais afundo, analisando como as substâncias atravessam nossas membranas e permitem a criação dos potenciais de membrana, essenciais para entender como o sistema nervoso funciona e regula todo o funcionamento do nosso organismo.
Lembrem-se, um dos principais componentes da Membrana Celular são os fosfolipídios, e por isso, a principal função da membrana, a Permeabilidade Seletiva, garante que apenas as substâncias lipossolúveis passem através da membrana, no processo que conhecemos como difusão simples! Ou seja, ela seleciona o que entra e o que sai das nossas células.
A partir desses conhecimentos, começamos a estudar as formas como as substâncias conseguem entrar nas células do nosso corpo, uma vez que as células precisam de diversos nutrientes e outras substâncias para poder funcionar corretamente, e nem todos conseguem atravessar a membrana propriamente dita. Dito isso, estudamos os seguintes tipos de transporte através da membrana celular:
- Difusão Simples,
- Difusão facilitada,
- Transporte ativo primário,
- Transporte ativo secundário,
- Osmose
- Endocitose: fagocitose e pinocitose.
Mais informações sobre cada um deles você encontra nos links que seguem:
https://plantandociencia.blogspot.com/2021/02/transporte-atraves-da-membrana-celular.html
https://plantandociencia.blogspot.com/2021/03/endocitose-fagocitose-e-pinocitose.html
Após entender os tipos de transporte e como eles acontecem, o próximo passo é entender os potenciais de membrana, e ai sim estamos prontos para explorar a Neurofisiologia e o funcionamento do nosso sistema nervoso como um todo.
Dentro dos potenciais, discutimos o Potencial de Difusão, diretamente relacionado à formação do Potencial de Equilíbrio - esses dois, presentes em basicamente todas as células do nosso corpo. Depois, discutimos os dois potenciais que são exclusivos das células que recebem o nome de células excitáveis, que são os neurônios e as células musculares - que são os potenciais de repouso e o famoso e importantíssimo (questão de prova, com total certeza), o potencial de ação.
Para aprender mais sobre eles, recomendo as leituras que seguem:
https://plantandociencia.blogspot.com/2019/02/potenciais-de-membrana.html
https://plantandociencia.blogspot.com/2019/02/potenciais-de-acao.html
Percebam que, passo a passo, os temas foram ficando mais fisiológicos e mais complexos, por isso o estudo contínuo é essencial, assim como sempre tirar as dúvidas que surgirem na sala de aula.
Para hoje, esse conteúdo basta, na próxima matéria focamos na Introdução à Neurofisiologia e exploraremos as sinapses, principalmente as Sinapses Químicas e seus famosos neurotransmissores.
Aposto que você já ouviu falar da Dopamina, e sua relação com o prazer. Da Serotonina, e da sua relação com nosso humor.
Bons estudos e até a próxima!

Nenhum comentário:
Postar um comentário