Boa noite, pessoal!
Para quem está na disciplina de neuroanatomia, mas chegou agora no blog, recomendo começar pela leitura da matéria: Prazer, Neuroanatomofisiologia:
https://plantandociencia.blogspot.com/2025/08/prazer-neuroanatomofisiologia.html
Agora, no segundo degrauzinho da disciplina, vamos focar a discussão nos componentes do cérebro e do sistema nervoso, células que, em conjunto, formam o Tecido Nervoso, e também na comunicação entre os neurônios ou entre os neurônios e outras células, como os músculos esqueléticos. Conexões essas que chamamos de Sinapses!
Se pegarmos um cérebro humano, e transformarmos ele em uma lâmina, com cortes bem fininhos e uma coloração que ajude a mostrar o tecido nervoso, enxergaremos, basicamente: Neurônios e as Neurógilias (também conhecidas como células da Glia).
Os neurônios são os chefes, células por trás das funções mais incríveis do nosso cérebro, capazes de nos fazer focar em algum ponto específico, capazes de estimular a contração em um músculo, permitindo que nos movimentos... Dentre inúmeras funções que discutiremos dentro da disciplinas.
As células da Glia, por muito tempo vistas como meras coadjuvantes e basicamente as responsáveis por servir o neurônio, vem se mostrando cada vez mais ricas em funções e, cada vez mais, relacionadas a importantes funções e ao bom funcionamento da saúde do nosso cérebro. Não estão apenas servindo, elas cumprem muitos outros papéis importantes para a manutenção da atividade cerebral.
Em sala, discutimos basicamente três, Astrócitos, Oligodendrócitos e as Micróglias, com suas respectivas funções que devem ser exploradas nos links:
https://plantandociencia.blogspot.com/2020/09/tecido-nervoso-i.html
https://plantandociencia.blogspot.com/2021/03/tecido-nervoso-2-celulas-da-glia-e.html
Depois de entender os componentes do sistema nervoso, focamos a discussão nas Sinapses, a forma como os neurônios se comunicam e, além de criarem nossos processos cognitivos, ainda coordenam as funções dos nossos órgãos e nossos movimentos. Sinapse é vida, literalmente, rs.
É nas sinapses, nas sinapses químicas, em específico, que substâncias como álcool, psicofármacos, drogas de abuso, o cafézinho, dentre inúmeras outras, conseguem alterar nossa atividade cerebral, nossa percepção e, muitas vezes, nosso comportamento. Vale demais entender como ela acontece para entender como acaba sendo alterada por essas substâncias.
Os links abaixo podem ajudar com isso:
https://plantandociencia.blogspot.com/2021/03/sinapses-quimicas-20.html
https://plantandociencia.blogspot.com/2019/03/o-que-acontece-com-os.html
https://plantandociencia.blogspot.com/2024/10/como-desregulacao-da-dopamina-afeta.html
Aproveitem as leituras e estudem, isso vai facilitar muito as próximas etapas!
E, obviamente, contem comigo nesse processo!
Bora juntos entender de Neurociência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário