Boa noite, meu povo!
Algumas aulas, alguns episódios, nos fazem parar e refletir.
Sexta foi um desses dias, e vou explicar o que aconteceu e qual a reflexão resultante:
Durante uma excelente discussão com a turma de Psicofisiologia sobre o tema Atenção, estava falando com os alunos sobre o fato de aproveitarmos muito pouco todo o potencial dos nossos cinco sentidos. passando os dias focados apenas na visão e na audição, principalmente se considerarmos o tempo que passamos aleatoriamente em redes sociais.
Ao meu ver, isso gera dois problemas principais: empobrecimento do desenvolvimento do nosso cérebro, porque ele se desenvolve recebendo informações dos cinco sentidos, assim, deixamos de estimular com amis qualidade nosso órgão mais incrível. Segundo ponto, viver no automático. Isso sim, é o real ponto triste dos dias atuais.
Viver no automático, sem sentir e prestar atenção às experiências, sem estar presente no AGORA, faz com que não aproveitemos da forma devida nosso bem mais precioso e mais FINITO, o tempo!
Qual foi a última vez que você sentiu o real sabor do que estava comendo? E o cheiro? Sabe aquele cheirinho delicioso quando estamos cozinhando? Qual foi a última vez que você comeu sem estar focado no celular ou na televisão, ou seja, qual a última vez que comeu sem assistir algo? Perceba que, em todos os exemplos, apesar de falarmos exclusivamente do paladar, serve para todos os sentidos e para todas as experiências! Estamos aproveitando pouquíssimo do presente, pois vivemos remoendo o passado (que por sinal, nada podemos mudar ou fazer sobre) ou com medo e inseguros (ansiosos), quanto ao futuro (que esse, não sabemos nem se vai existir!).