Boa tarde pessoal,
Hoje entramos no conteúdo da disciplina de Fisiologia referente à Contração Muscular.
Visando manter o interesse dos alunos durante essa época de aulas online, hoje vou começar a aula trazendo alguns conceitos básicos para a discussão do tema, como relembrar as características do músculo esquelético e falar sobre a Junção neuromuscular. Aqui, paro a primeira parte da minha apresentação e passo um exercício diferente.
Disponibilizo os vídeos que se encontram aqui em baixo (observem, os vídeos são iguais, um em inglês legendado em português e o outro dublado!):
Dublado:
Legendado:
A partir do vídeo e do esquema apresentado abaixo, do mecanismo geral da contração muscular, responda:
1) Como acontece a contração muscular?
1) Como acontece a contração muscular?
Descreva a resposta, incluindo os termos: Actina, Miosina, Cálcio, Junção Neuromuscular, Acetilcolina, Complexo Troponina-Tropomiosina e ATP.
2) O que é um sarcômero? Quais dos seus componentes são as verdadeiras proteínas contráteis?
3) Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e sua relação com a inibição pelo complexo troponina-tropomiosina.
4) Qual a fonte de energia para a contração muscular?
Pessoal, as respostas devem ser postadas nos comentários, aqui em baixo. Em duplas ou individuais. Respostas iguais entre os comentários serão desconsideradas e a atividade zerada.
Mãos à obra!
Outros materiais que podem ajudar:
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/juncao-neuromuscular.html
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/contracao-do-musculo-esqueletico.html
2) O que é um sarcômero? Quais dos seus componentes são as verdadeiras proteínas contráteis?
3) Explique a importância do cálcio no processo de contração muscular e sua relação com a inibição pelo complexo troponina-tropomiosina.
4) Qual a fonte de energia para a contração muscular?
Pessoal, as respostas devem ser postadas nos comentários, aqui em baixo. Em duplas ou individuais. Respostas iguais entre os comentários serão desconsideradas e a atividade zerada.
Mãos à obra!
Outros materiais que podem ajudar:
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/juncao-neuromuscular.html
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/04/contracao-do-musculo-esqueletico.html
Nome 1: Pedro Amauri Mela
ResponderExcluirNome 2: Vitoria Gransoti
1) Quando o estímulo (impulso nervoso) chega através do neurônio pela sinapse química até a junção neuromuscular, o hormônio acetilcolina é liberado e captado pelos receptores pós sinápticos, gerando a despolarização do íons cálcio que estão estocados no retículo sarcoplasmático.
O cálcio se liga a troponina (que é uma molécula regulatória juntamente com a tropomiosina) fazendo com que a actina seja puxada pela miosina (usando a energia através do ATP) onde as linhas Z são contraídas causando o encurtamento dos sarcômeros e das fibras musculares gerando a contração.
2) 2) Sarcômeros são as unidades que possuem capacidade de contração no músculo esquelético. As verdadeiras proteínas contrateis do músculo esquelético são a miosina (filamentos espessos) e a actina (filamentos finos).
3) O cálcio é o principal componente ativador da contração muscular (ao entrar em contato com a placa motora ele incita a atividade entre os filamentos). A relação entre a troponina-tropomiosina e o cálcio se dá pela forte conexão do cálcio à miosina. A troponina-tropomiosina permanece como tapamento do sitio ativo impedindo a ligação momentânea e estimulação constante de contração muscular.
4) O ATP (proveniente das mitocôndrias) é a fonte de energia para a contração muscular.
Nome: Ana Clara de Albuquerque Ramos
ResponderExcluir1- Nós temos três tipos de tecidos o cardíaco e liso que são involuntários que não conseguimos controlar a ação. O esquelético é o terceiro tecido e é voluntário.
O no tecido esquelético contém feixes de fibras musculares, que são longas e cilíndricas, nelas contém vários músculos que se contraem ou relaxam quando recebe sinais do sistema nervoso.
A junção neuromuscular é uma troca de sinais, que é onde o bulbo sináptico de um axônio neurônio se conecta a fibra muscular.
A fibra muscular é composta por várias miofibrilas, nelas encontramos o sarcômeros. Nos sarcômeros encontramos filamentos de proteínas finas e grossas, o músculo ele contrai quando os filamentos desliza um sobre o outro.
Os filamentos grossos são compostos pela miosina, são encontrados no centro do sarcômero.
Os filamentos finos são formados pela actina, são encontrados nas pontas do sarcômero.
A miosina ela puxa os filamentos de actina fazendo com que os ‘filamentos deslizam’ causando a contração muscular.
A contração se dá início quando um ATP ligado a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico, isso faz com que a miosina encoste na actina, formando um ponte assim com fazendo a força com que o músculo se contrai.
O cálcio é essencial para que a contração ocorra fazendo com que ela se controle, ele se liga ao filamentos finos de actina que são proteínas de troponina e tropomiosina.
Quando o músculo está relaxado a tropomiosina bloqueia a ligação com a actina , quando os níveis de íon de cálcio aumentam e temos atepa no filamento, desta forma os íons e cálcio se ligam na troponina e deslocam a tropomiosina desta forma expondo o filamentos de actina assim permitindo que a miosina se liga à actina causando a contração muscular.
2- O sarcômero é uma unidade encontrado dentro de fibra muscular, nela encontramos filamentos finos e grossos que são responsáveis na contração muscular que é um sinal enviado do nossos sistema nervoso.
As proteínas encontradas é a troponina e tropomiosina.
3- Quando o nível de cálcio é aumentado no sarcômero, ele tem a função de se ligar
na troponina que desloca a tropomiosina desta forma expondo o filamentos de actina assim permitindo que a miosina se liga à actina causando a contração muscular.
4- A fonte de energia são as moléculas de ATP que quando ligado a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico.
Alunos: Hugo Donizete
ResponderExcluirKeila do Nascimento Gonlçaves
Respostas:
1-A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons, ou seja, quando acontece a contração muscular, os nossos músculos receberão sinais do nosso sistema nervosos onde os sinais serão trocados na junção neuromuscular ele se conecta ao bulbo sináptico que se conecta as fibras musculares. Os músculos vão se contrair com o deslizamento dos filamentos das caronas por cima dos filamentos da miosina, o ATP é ligado na miosina onde faz com que a cabeça da miosina se levante e conecte-se na actina fazendo com que a miosina puxe a actina para acontecer o deslizamento da contração.
2.O sarcômero é um dos constituintes básicos dos músculos responsáveis pela contração muscular. Tem função de contração dos músculos. As proteínas contráteis do sarcômero são: miosina, troponina, tropomiosina e actina.
3.O cálcio é o que auxilia nas contratações. Quando o nível de cálcio esta alto ele se liga na troponina e faz com que a tropomiosina se desloque para que ela desbloqueie a passagem pra que miosina possa se ligar a actina fazendo com que ocorra a contração.
4. A fonte de energia é o ATP.
Nathália Zamboni - Francielle Souza
ResponderExcluirQuestão 1: Contração muscular > De início, os músculos se contraem ou relaxam quando recebem informações do sistema nervoso, onde a junção neuromuscular é o local da troca de sinais.
No sarcômero: Os filamentos de miosina literalmente “puxam” o filamentos de actina, fazendo com que aconteça o “deslizamento” entre as mesmas. A ligação dá inicio quando uma molécula de ATP é ligada a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico, esses são liberados quando ocorre a força motriz (de encurtamento do sarcômero), a miosina permanece interligada a actina até que uma nova molécula de ATP seja ligada a actina liberando a miosina para executar mais contração muscular ou se mantendo não ligada para assim permitir o relaxamento do músculo.
O processo de contração é comandado pelo cálcio, os filamentos de actina são associadas a proteínas regulatórias chamada de troponina e tropomiosina, quando o músculo esta relaxado a tropomiosina bloqueia o sítio de ligação para as pontes cruzadas na actina e quando os níveis de íon cálcio são altos sendo suficientes e o ATP está fazendo presença, os íons cálcio são ligados a a tropomina, assim deslocando a tropomiosina, fazendo com que o sitio de ligação a miosina seja exposto na proteína actina. Esse processo permite a miosina se ligar ao sitio da actina, formando uma ponte cruzada.
Os íons cálcio são armazenados no reticulo sarcoplasmático, e são liberados em resposta às informações do sistema nervoso, exercendo a contração. As moléculas de neurotransmissor são liberadas pelo neurônio, se ligam aos receptores, despolarizam a membrana da fibra muscular, o impulso elétrico é enviado para dentro da fibra por meio dos túbulos T, onde são liberados os íons cálcio estocados, os mesmos fluem para as miofibrilas onde acontece a contração, acionando o deslizamento dos filamentos do sarcômero, diminuindo a expansão do músculo e exercendo força suficiente para execução do movimento.
Questão 2: Sarcômeros são filamentos de proteínas finas e grossas que da aos músculos esqueléticos a aparência estriada. Suas proteínas contráteis são actina e miosina.
Questão 3: O cálcio controla as ações da contração muscular, os filamentos finos da actina são associados as proteínas troponina-tropomiosina. A tropomiosina bloqueia a ligação usada na actina quando o músculo esta relaxado, se os níveis de íons cálcio estão altos e tem a presença de ATP, íons cálcio se ligam na troponina que transfere a tropomiosina, expondo o sitio de ligação a miosina na proteína actina, formando uma ponte cruzada.
Questão 4: fonte de energia para a contração muscular é a ATP, pois o processo depende da ligação dela à actina para acontecer.
Aluno (a) 1: Vivian Alves Gomes/ RA: 20191518
ResponderExcluirAluno (a) 2: Bruna Caroline Pascuali / RA: 20190004
1- Os músculos esqueléticos são músculos voluntários, e são eles que estão presentes na contração muscular, músculos esqueléticos são compostos por feixes de fibras musculares, e fibras musculares são células longas e cilíndricas com vários núcleos, os nossos músculos contraem e relaxam quando recebem sinal do sistema nervoso, através de uma junção neuromuscular, podemos dizer que é o local da troca de sinais, essa junção é onde o bulbo sináptico de um axônio terminal se conecta a uma fibra muscular, fibras musculares são compostas por muitas miofibrilas, e essas miofibrilas contem a unidade contrátil dos músculos, os sarcômeros.
Os sarcômeros são estruturas adjacentes um ao outro ao longo das miofibrilas, são filamentos de proteínas finas e grossas que da aos nosso músculos a aparência estriada, a contração muscular acontece quando eles deslizam uns sobre os outros, os filamentos grosso são formados pela proteína miosina, os quais ficam ancorados no centro do sarcômero chamada de linha M, os filamentos finos são formados pela proteína actina, e ancorados nas extremidades tidas como linha Z, como esses filamento ficam na linha Z, o sarcômero encurta em ambos os lados quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina.
A contração muscular se da quando um ATP ligado a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico, isso leva a estrutura da miosina a se estender e se liga a um sitio de ligação da actina, formando uma ponte cruzada a força motriz é ativada, o que permite que a miosina puxe o filamento de actina em direção a linha M, encurtando o sarcomêro, para isso temos a acetilcolina que consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso, ela se encontra excepcionalmente associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
A contração muscular é controlada pela ação do cálcio, os filamentos de actina são associados a proteínas regulatórias chamadas de troponina e tropomiosina, quando o musculo esta relaxado a tropomiosina bloqueia os sítios de ligação para ponte cruzada na actina, quando os níveis de cálcio são altos o suficiente e o ATP está presente, os íons cálcio se ligam a troponina que desloca a tropomiosina e expõe os sitos de ligação a miosina na proteína actina, isso permite a miosina a se ligar no sitio de ligação da actina formando a ponte cruzada, os íons cálcio ficam estocados nos retículos sarcoplasmáticos e são liberados como resposta a sinais do sistema nervoso.
Por fim, quando os sarcômeros encurtam, encurtam a fibra muscular num todo, o que produz força suficiente para realizar o movimento desejado.
2- Sarcômeros são os conjuntos de actima e miosina que se repetem ao longo da miofibrila, são as partes contráteis do músculo, e as verdadeiras proteínas contráteis são a actina e a miosina.
3- A contração muscular é controlada pela ação do cálcio, os filamentos de actina são associados a proteínas regulatórias chamadas de troponina e tropomiosina, quando o musculo esta relaxado a tropomiosina bloqueia os sítios de ligação para ponte cruzada na actina, quando os níveis de cálcio são altos o suficiente e o ATP está presente, os íons cálcio se ligam a troponina que desloca a tropomiosina e expõe os sitos de ligação a miosina na proteína actina, isso permite a miosina a se ligar no sitio de ligação da actina formando a ponte cruzada, os íons cálcio ficam estocados nos retículos sarcoplasmáticos e são liberados como resposta a sinais do sistema nervoso.
4- A fonte de energia para contração muscular é o ATP, que durante o processo se transforma em ADP e fosfato inorgânico.
Arthur Miranda Mirandola
ResponderExcluirBiomedicina 3
1) Nosso córtex motor envia sinais através de neurotransmissores, principalmente a acetilcolina para um neurônio que possui uma junção neuromuscular ligada diretamente no músculo, essa junção é justamente o local que ocorre troca de sinais, onde o bulbo sináptico se liga a uma fibra muscular. Nessas fibras existem os sarcômeros, que são compostos por proteínas grossas e finas, sendo elas respectivamente a Miosina e a Actina. Os sarcômeros “contraem” quando os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, e as “cabeças” da miosina se acoplam a um sítio de ligação da Actina, mas isso só ocorre quando há uma quantidade suficiente de cálcio (liberado pelo Retículo Sarcoplasmático através da Acetilcolina) + ATP que se ligam ao receptor da Troponina, que encurta a tropomiosina, expondo os sítios de ligação da Actina. Assim os sarcômeros movimentam as miofibrilas que movem as fibras que movimentam o músculo, desta maneira ocorrendo a contração muscular.
2) Sarcômeros são partes que constituem uma Miofibrila, constituído pelas proteínas Actina e Miosina e pelas Linhas M e Z. São a actina e a miosina que realmente contraem o sarcômero.
3) O cálcio é certamente o íon mais importante na contração muscular, já que quando disposto em excesso e com ajuda da ATP, se liga aos receptores da Troponina, encurtando a Tropomiosina, permitindo assim que os sítios receptores da actina se desloquem sobre a miosina.
4) A fonte de energia da contração muscular vem das moléculas de ATP.
Ana Paula Teixeira RA: 20172363
ResponderExcluirAnne Ribeiro RA:20160141
1-Os músculos esqueléticos são compostos por feixes de fibras musculares. Esses músculos se contraem ou relaxam a partir de estímulos/sinais provenientes do Sistema Nervoso, essa troca de sinais ocorre na Junção Neuromuscular.
O potencial de ação percorre o axônio chegando no botão pré-sináptico, determinando a liberação do cálcio.
As fibras musculares são compostas de miofibrilas, que por sua vez, possuem unidades contráteis. Estas, são formadas por filamentos de Miosina e Actina.Na contração muscular, os filamentos de Miosina "puxam" os filamentos de Actina, ocorrendo o deslizamento das fibras.
A contração se inicia no momento em que um ATP ligado à Miosina é transformado em ADP, possibilitando a ligação entre a Miosina e a Actina. A contração Muscular é controlada pelo Cálcio.Esse cálcio migra para a vesícula sináptica liberando a acetilcolina. A acetilcolina vai acoplar no receptor da membrana pós-sinaptico determinando a abertura dos canais de sódio, sendo assim, o Na entra e promove a despolarização da membrana pós sináptica, gerando então o potencial de ação.
A contração se inicia no momento em que um ATP ligado à Miosina é transformado em ADP, possibilitando a ligação entre a Miosina e a Actina. A contração Muscular é controlada pelo Cálcio. A fibra de actina possui receptores de troponina (complexo troponina-trompomiosina). Quando existe quantidade suficiente de cálcio, estas se ligam aos receptores, expondo os sítios de ligação miosina na proteína actina.
2-O conjunto das unidades de actina e miosina, que se encontram repetidas por toda a extensão da miofibrila, são denominados sarcômeros.
3-A Miosina possui receptores de troponina (complexo troponina- Trompomiosina) que, quando o cálcio se liga a elas, expõem os sítios de ligação para a miosina, possibilitando a contração muscular.
4-A fonte de energia para a contração muscular é a molécula de ATP.
Giovanna Pagani da Silva
ResponderExcluir1- A partir do momento em que o sistema nervoso manda o sinal se inicia contração, através da junção neuromuscular onde ocorre a troca de sinais, levando a acetilcolina até os músculos.
A contração se inicia quando um ATP ligado a miosina conecta ao sítio de ligação da actina, formando a contração.
Tropomiosina quando o músculo está relaxado inibe o sitio de ligação presente na miosina.
E quando o cálcio ligado junto a ATP se liga a Troponina que “isola” a tropomiosina conectando o sitio de ligação da miosina a actina.
2- Sarcômero é uma “subdivisão” da miofibrila. Dentro do sarcômero tem a miosina (filamento grosso e está ligado a linha M) e tem a actina (filamento fino e está ligada a linha Z que fica na extremidade do sarcômero).
3- Pois é necessário ter o cálcio para que haja a contração. É quando o cálcio ligado junto a ATP se liga a Troponina que “isola” a tropomiosina conectando o sitio de ligação da miosina a actina.
Tropomiosina quando o músculo está relaxado inibe o sitio de ligação presente na miosina.
4- A ATP é a fonte de energia que se liga a miosina e que se conecta ao sitio de ligação da actina.
Bruna Bastos 20191721
ResponderExcluirAna Lívia Assoline 20191665
1) o cérebro recebe a informação no córtex motor e o neurônio motor por sua vez vai enviar sinais do SN para o músculo, proporcionando a troca de sinal entre neurônio e fibra muscular numa conexão chamada junção neuromuscular. Dessa sinapse, o neurotransmissor acetilcolina é liberado pelos nervos, causando a abertura de canais de sódio, despolarizando a membrana e propagando assim o PA. Esses ions de sódio ficam estocados dentro do reticulo sarcoplasmatico, que quando ativado através do potencial de ação, recebe o impulso nervoso e libera esse cálcio. O cálcio controla a contração muscular, e se associam com as proteínas regulatórias troponina e tropomiosina, dessa forma a tropomiozina bloqueia os sítios de ligação para as pontes cruzadas de actina, e no momento em que os níveis de cálcio estão altos e o ATP (sendo usado para produzir a energia) está presente, o cálcio se ligam na troponina deslocando junto com a tropmiosina. Este por sua vez se junta as miofibrilas, que ativam a ação da actina (linha Z) e miosina (linha M), que deslizam entre si, encurtando os sarcomeros e realizando a contração muscular.
2) Os sarcômeros são unidades contráteis que compõem a miofibrila do músculo. Eles são compostos por filamentos finos (actina) e filamentos grossos (miosina) que serão responsáveis pela contração muscular através de deslizamentos que encurtam os músculos e os contraem.
3- O cálcio é importante para esse processo, pois ele que controla a contração muscular, assim se associando com as proteínas regulatórias troponina e tropomiosina. Quando o músculo está relaxado a tripomiosina tem a função de bloquear os sítios de ligação que ligam as pontes cruzadas de actina.
4- A contração muscular acontece em forma de ATP, influenciando diretamente nos deslizamentos entre o filamentos.
Nome: Carlos Henrique Dos Santos Gomes
ResponderExcluir1) No processo de contração muscular, o cérebro envia um estímulo através do córtex motor, cada terminação nervosa faz sinapse com uma única fibra muscular, sendo essa a junção neuromuscular. a acetilcolina causa a abertura de canais de sódio, permitindo uma grande entrada de sódio nas fibras musculares, desencadeando o potencial de ação, nas fibras musculares os filamentos de miosina "puxam" ou deslizam sobre a actina, sendo que o cálcio age controlando a contração muscular, associando-se as proteínas do complexo troponina-tropomiosina. Quando o musculo está relaxado a tropomiosina bloqueia os sítios de ligação, e quando os níveis de íons cálcio são altos o suficiente e há presença de atp, os mesmo se ligam na troponina que desloca a tropomiosina, formando assim uma ponte cruzada. Os íons de cálcio e são liberados como uma resposta a sinais do sistema nervoso, a remoção dos íons de cálcio cessa a contração muscular.
2) O sarcômero é a parte contrátil de uma miofibrila, sendo a actina e miosina as proteínas contráteis.
3) A contração muscular é controlada pelas ações do cálcio. Os íons cálcio se ligam a troponina, permitindo a contração ou relaxamento do músculo.
4) A ATP usada durante a contração, enquanto se degrada formasse ADP.
Bárbara Marchior — RA:20190258
ResponderExcluirAna Carolina da Silva Vieira — RA: 20191400
1) A contração muscular é composta por feixes de fibra. Essas fibras se contraem, formando sarcômeros. Esses sarcômeros são compostos principalmente por actina e miosina.
A actina desliza seus filamentos pela cabeça da miosina. Esse deslizamento ocorre graças a grande quantidade de cálcio e ATP.
O cálcio se junta com a tropomiosina e faz a quebra da ligação entre os filamentis actina e miosina. A tropomiosina impede essa ligação cobrindo os pontos ativos da actina.
A maior fonte de energia da contração muscular vem dos ATPs e para que também ocorra a contração muscular, o complexo tropina-tropomiosina é inibido.
Com essa contração muscular nosso corpo gera o impulso nervoso a partir da acetilcolina (que é uma substância química que atua como um neurotransmissor).
2) Sarcômeros são proteínas que se contraem. Suas principais proteína contráteis são a actina e a miosina. Seus filamentos se encontram repetidamente pelas fibras musculares, formando assim os sarcômeros.
Esses filamentos são: espesso e fino. O espesso é formado pela proteina miosina e o fino é formado por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina.
3) O cálcio tem uma função de extrema importância, pois eles controlam a contração muscular. E junto com a tropomiosina, quebra a ligação entre a miosina e a actina mudando a conformação, fazendo assim, a liberação do sítio de ligação entre a miosina e a actina. Ele também é responsável pela regulação do processo de excitação-contração, desde seu começo até seu fim.
4) A fonte de energia da contração muscular são os ATPs.
Vinícius José da Silva RA 20190759
ResponderExcluir1) A contração muscular é voluntária, e acontece através de um sinal enviado pelo sistema nervoso, os quais serão trocados na junção neuromuscular, local onde o bulbo sináptico de um axônio neurônio se conecta a fibra muscular, levando acetilcolina aos músculos, neurotransmissor responsável por desencadear o potencial de ação que leva a contração. A fibra muscular é composta por várias miofribilas, as quais possuem unidades contrateis chamadas sarcômeros, os sarcômeros possuem filamentos grossos chamados de miosina e filamentos finos, chamados de actina, a actina “desliza” sob a miosina devido a uma molécula de ATP ligada na miosina, que faz com que ela se levante, alcançando a actina e puxando-a, realizando assim a contração dos sarcômeros; A contração muscular é controlada pelo cálcio, os filamentos finos de actina são associados a proteínas regulatórias chamadas de troponina e tropomiosina, quando os íons de cálcio se ligam a troponina, expõem a tropomiosina, fazendo com que a miosina, possa se ligar a actina, puxando-a.
2) Sarcômero é uma unidade contrátil da miofibrila, os sarcômeros possuem filamentos grossos chamados de miosina e filamentos finos, chamados de actina, sendo esses as proteínas contráteis.
3) A contração muscular é controlada pelo cálcio, os filamentos finos de actina são associados a proteínas regulatórias chamadas de troponina e tropomiosina, quando os íons de cálcio se ligam a troponina, expõem a tropomiosina, fazendo com que a miosina, possa se ligar a actina, puxando-a.
4) A fonte de energia para a contração é o ATP.
Nome 01: Cristiane
ResponderExcluirNome 02: Rafaella
Respostas:
1)Os músculos se contraem quando recebem sinais do sistema nervoso vindo do cérebro (córtex motor)->neurônio motor->troca de sinais na junção neuromuscular (placa motora)que se conecta à fibra muscular->com a chegada desse impulso nervoso é lançado a acetilcolina pelo nervo motor->desencadeia o potencial de ação->no retículo sarcoplasmático (película que reveste as miofibrilas do sarcômero), a miosina puxa a actina deslizando-a->um ATP ligado á miosina é hidrolisado à ADP e Pi (fosfato inorgânico), a actina é associada à proteínas regulatórias (Troponina e tropomiosina) mais cálcio que desbloqueia os sítios de ligação da actina->os sarcômeros se contraem (contração muscular).
2)Sarcômero: Unidades contráteis das miofibrilas,que contém filamentos de proteínas finas(actina) e grossas (miosina) que dão a aparência aos músculos estriados e que fazem a contração muscular. Actina e miosina são as proteínas contráteis usadas nessa contração.
3)A importância do cálcio se dá porque ele controla a contração muscular.O cálcio (associado com a troponina e a tropomiosina) desbloqueia os sítios de ligação da actina e permite que se ligue à miosina para iniciar a contração.
4)A fonte de energia para a contração muscular vem das moléculas de ATP.
Alana dos Santos Fernandes Cruz RA: 20190100
ResponderExcluirAna Carolina Leandro Ribeiro RA:20191165
Biomedicina - 3° Semestre
1-) Para que haja a contração voluntária no músculo estriado esquelético, a estilos do neurônio motor, que no final do neurônio motor e o encontro da célula muscular, local conhecido como junção neuromuscular, neurônio motor libera neurotransmissores (acetilcolina) ao se ligar aos receptores na membra sarcoplasmática da célula muscular, através do influxo de sódio que leva a despolarização, são propagadas até regiões chamadas de túbulo T, a despolarização estimula a saída de cálcio armazenada no retículo sarcoplasmático. O cálcio que estava armazenado ao sair do músculo estimula a contração no músculo, os o sarcômero que contém actina e miosina, as fibras se ligam levando a contração do músculo. Contraindo ou relaxando a gasto de energia em forma de ATP, para encurtar ou desfazer o ligamento. Para que haja a contração, deixa se expostos os sítios de ligação da miosina e actina, com a presença de cálcio, e para relaxar é necessário degradar o neuro transmissor, para que esses estímulos cesse por transporte ativo há o retorno do cálcio que foi para o retículo, e na ausência de cálcio não aparece os sítios de ligação da miosina e actina, assim desligando as fibras a o relacionamento (com gasto de energia).
2-) Sarcômeros são compartimentos do músculo estriado esquelético, compostos por proteínas como miosina, actina, não se estende por toda fibra muscular, são literalmente compartimentos denominados filamentos de miofibrila, estão sobre postas umas nas outras, assim se movendo e gerando contração muscular.
3-) O cálcio encontra-se armazenado em organelas das fibras musculares que são chamas de retículos sarcoplasmáticos, e para o movimento para a ligação entre a actina e a miosina ocorrer, o ponto no filamento da actina onde a cabeça da miosina irá se ligar durante a contração, deve estar livre. Em condições normais, duas proteínas regulatórias, a troponina e a tropomiosina, bloqueiam este local de interação, a contração só será possível caso íons de cálcio sejam exportados dos retículos sarcoplasmáticos e façam uma ligação q troponina, sendo que esta movimenta os filamentos de tropomiosina, desbloqueando os sítios de ligação entre actina e miosina.
4-) A fonte de energia para a realização das contrações musculares vem da molécula de ATP (adenosina trifosfato), no músculo a energia da hidrólise de ATP pela miosina ATPase ativa os espaços específicos nos elementos de desenvolvimento de força, o que permite esforço de contração muscular. a retirada de íons de cálcio ativos pelo reticulo sarcoplasmático também necessita ATP.
Brenda e Heloísa
ResponderExcluir1- R: A contração se inicia com um estímulo nervoso, que vai até a junção neuromuscular, onde o terminal do axônio ramificado libera a acetilcolina que se encontra com a fibra muscular, sinalizando assim, o início da contração. Dentro da célula muscular, há as miofibrilas, onde encontramos subdivisões, que são os sarcômeros, nos quais estão os filamentos de actina (filamento fino) que são ancoradas nas linhas Z localizadas nas bordas dos sarcômeros e os de miosina (filamento grosso) que são fixas no meio do sarcômero na linha M, que em conjunto são responsáveis pelo encurtamento do músculo. Esse encurtamento é decorrente do deslizamento dos filamentos de actina (unidades móveis do sarcômero) pelos de miosina. Quando a concentração de cálcio é alta o suficiente, ele se liga a troponina deslocando a tropomiosina e expondo os sítios de ligação pra a miosina puxar a actina , um ATP se hidrolisa em ADP+P (fosfato) , estendendo parte da miosina para que ela vá até a actina e a puxe. Esse conjunto de reações, provoca a contração uniforme da musculatura fazendo com que o movimento seja possível.
2- R: É unidade contrátil dos músculos esqueléticos, tendo como seus componentes ativos a Actina, Miosina e disco Z.
3- R: O cálcio serve como um potencial de ação, a presença dele em grande quantidade interrompe a inibição da troponina que desloca a tropomiosina expondo os sítios de ligação para a miosina, dessa forma a miosina se liga nos sítios da Actina formando uma ligação cruzada, ou seja a contração muscular só pode ser iniciada com a presença de cálcio.
4- R: ATP.
Isabella Silva - 20191727
ResponderExcluirNoemi Silva - 20191704
1- A contração muscular acontece quando um estímulo sai do nosso cérebro, através do córtex motor. E então o potencial de ação cursa todo o nervo motor até suas terminações nas fibras musculares,onde os músculos se contraem ou relaxam quando recebem sinais do sistema nervoso,quando ativado, o retículo sarcoplasmático libera cálcio no sarcoplasma, que ativa as forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que deslizem ao lado um do outro, que é o processo contrátil, a junção neuromuscular é o local da troca de sinais; a acetilcolina chega aos seus receptores na membrana do músculo e causa a abertura de diversos canais de sódio dependentes da acetilcolina. A contração começa quando um ATP ligado a miosina é hidrolisado a ADP e ao fosfato inorgânico isso faz com que a cabeça da miosina se estenda e possa se ligar a um sítio de ligação da quitina formando uma ponte cruzada.
Finalizando o conceito de contração muscular ela é controlada pelas ações do Cálcio, os filamentos finos de actina são associados com proteínas regulatórias chamadas de complexo Troponina-Tropomiosina.
Lembrando que também existe a contração muscular involuntária na qual a informação sensorial é recebida e se conecta direto com os interneurônios.
2- Os sarcômeros é a unidade contrátil do músculo esquelético, a característica do sarcômero é conter microfibrila onde existem os filamentos espessos e delgados interdigitados dispostos longitudinalmente neles; nos sarcômeros há os componentes que agem como proteínas contráteis que são tanto os filamentos de actina quanto os de miosina.
Esses componentes são conectados a uma linha vertical, conhecida como Disco Z. Este disco Z é uma proteína filamentosa que liga todas as miofibrilas da fibra muscular (ajudando na estabilidade do músculo).
3. Já vimos que durante a contração muscular a cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, aproximando os discos z e encurtando o sarcômero, em seguida a miosina se liga a uma nova molécula de ATP e volta a sua posição original.
Quando os músculos estão em estado de relaxamento, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma proteína denominada tropomiosina, que atua envolvendo os filamentos de actina.
O cálcio que está armazenado nos retículos sarcoplasmáticos, após liberado, se liga a troponina mudando sua conformação, assim a troponina libera o ponto de ligação da miosina com a actina.
4. A energia para a contração muscular vem das moléculas de ATP produzidas durante a respiração celular. Estas moléculas atuam na ligação de miosina à actina (contração muscular) e também na separação delas (relaxamento muscular).
Grazielle Longhini - RA 20191669
ResponderExcluirLetícia Silva - RA 20191706
1. A contração muscular pode ser involuntária ou voluntária, neste ultimo caso os músculos se contraem quando recebem estímulos vindos do sistema nervoso fazendo com que os filamentos finos (formados por actina) deslizem sobre os filamentos grossos (formados por miosina). A junção neuromuscular é o local onde ocorre a troca de sinais, e em cada terminação o nervo secreta pequenas quantidades de acetilcolina.
A contração começa quando um ATP ligado a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico, fazendo com que a extremidade (cabeça) da miosina se estenda e possa se ligar a actina, formando uma ponte cruzada. Contudo, a contração muscular é controlada pelas ações do cálcio, os filamentos finos de actina são associados com proteínas regulatórias chamadas de complexo Troponina-Tropomiosina.
2. Sarcômero é a unidade contrátil do músculo esquelético, que tem como verdadeiras proteínas contráteis os filamentos de proteínas finas (actina) e grossas (miosina). A contração do músculo acontece quando esses filamentos deslizam uns sobre os outros.
3. O cálcio controla a contração muscular, ativando as forças entre os filamentos. Durante o estado de relaxamento muscular os pontos de conexão entre os filamentos estão bloqueados, a partir do momento que há elevação no nível de cálcio os íons se ligarão a troponina, dessa forma a tropomiosina liberará o local ativo de conexão entre a actina e miosina, possibilitando a contração muscular.
4. A fonte de energia da contração muscular está nas moléculas de ATP, obtidas através da respiração celular.
Nome: Caroline Alves Quirino
ResponderExcluirRA: 20190298
1- A contração muscular ocorre através do músculo estriado esquelético, que se dá a partir da interação entre dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). Neste processo é necessário, duas ações conjuntas para a contração muscular,a movimentação da cabeça da miosina
(é necessário hidrolisar ATP) para atingir a actina; liberação deste ponto de ligação no filamento de actina,em condições de relaxamento muscular, ocupado por tropomiosina. Na ausência de cálcio, os meios de interação são bloqueados, e por isso, ele é muito importante para o desbloqueio. Além disso, na junção neuromuscular a acetilcolina tem um papel fundamental, pois se difunde na fenda e se liga aos receptores nicotínicos de acetilcolina na placa motora.
2- Sarcômeros consiste de filamentos de proteínas finas e grossas, que dá aos músculos esqueléticos uma aparência estriada. As proteínas contratéis são a miosina e a actina. Além disso, está presente a proteína titina (possui um alto grau de elasticidade).
3- O calcio tem por função interagir a actina e miosina. Sem ele não seria possível ocorrer o desbloqueio das proteínas regulatórias. Por isso, é necessário a presença do cálcio para que ocorra uma ligação a troponina, sendo que esta movimenta os filamentos de tropomiosina, desbloqueando os sítios de ligação entre as proteínas.
4- A fonte de energia muscular é o ATP (adenosina trifosfato).
Nome: Emanuelle Souza RA: 20190400
ResponderExcluir1-) O córtex motor manda os sinais através de neurotransmissores que libera acetilcolina para nossos músculos esqueléticos que por sua vez, são compostos por feixes de fibras musculares, os músculos se contraem ou relaxam quando recebem sinais do sistema nervoso. A junção neuromuscular é o local da troca de sinais. Nossas fibras musculares são compostas de miofibrilas, contendo nelas os sarcômeros, que são compostos por filamentos de proteínas finas e grossas, os filamentos grossos são formados pela proteína Miosina e os filamentos finos formados pela proteína Actina (ligada as linhas Z), o músculo contrai quando esses filamentos deslizam um sobre os outros.
A contração começa quando um ATP ligado a miosina é hidrolisado a ADP e fosfato inorgânico isso faz com que a Miosina se ligue a Actina e consiga puxá-la, encurtando o sarcômero. A contração muscular é controlada pelas ações do cálcio com as proteínas regulatórias Troponina e Tropomisina, sendo assim a Tropomiozina bloqueia os sítios de ligações de Actina, portanto quando os níveis de íon cálcio são altos e o ATP esta presente, os íons cálcio se ligam na Troponina que por sua vez desloca a Tropomiosina, permitindo a miosina se ligar a actina formando uma ponte cruzada, os íons cálcios são liberados a resposta de sinais do sistema nervoso para uma contração muscular.
2-) Sarcômeros são unidades contráteis de actina e miosina, que se encontram na miofibrila.
3-) O cálcio é muito importante para a contração muscular, pois ele que controla todo o processo. Se o nível de cálcio esta alto ele irá se ligar à troponina e fazer que a tropomiosina se movimente para que a miosina possa se ligar e puxar a actina fazendo com que contração ocorra.
4-) ATP é a fonte de energia.
Ana Beatriz de Oliveira Ribeiro
ResponderExcluir1-) A contração muscular ocorre por meio de deslizamento entre os filamentos de actina e os filamentos de miosina. a força gerada pela interação das pontes cruzadas dos filamentos de miosina com os de actina. Esses músculos se contraem ou relaxam, obtendo uma troca de sinais, que ocorre na junção neuromuscular onde o axônio neurônio se conecta a fibra muscular. Na contração muscular, os filamentos de Miosina “puxam” os filamentos de Actina, ocorrendo o deslizamento das fibras. Nessas fibras existem os sarcômeros, sendo elas a miosina e a actina, os sarcômeros encurtam as moléculas de miosina e “encostam” na linha Z. A contração se inicia no momento em que um ATP ligado a miosina conecta ao sítio de ligação da actina, formando a contração.
2-) O sarcomero é a capacidade da contração muscular, ele encurta as moléculas de miosina e “encostam” nas linhas Z. As proteínas contráteis são: Miosina e Actina.
3-) O cálcio é muito importante para que ocorra a contração. A liberação de cálcio pelos retículos sarcolplasmatico, faz com que o mesmo interage com a troponina C, gerando uma alteração conformacional, e o complexo troponina-tropomiosina “destampa” os locais ativos da actina, permitindo a interação entre actina e miosina, gerando a contração.
4-)A fonte de energia para a contração muscular é o ATP (fornecido pelas mitocôndrias). Após dar início, o processo ativo precisa de muita energia para ocorrer e é necessário para que a contração continue.
ResponderExcluirNome: Tayná nascimento
RA: 20190025
1-O estímulo sai do nosso cérebro através do córtex motor que envia sinais através de neurotransmissores, principalmente a acetilcolina para um neurônio que possui uma junção neuromuscular ligada diretamente no músculo, essa junção é justamente o local que ocorre troca de sinais, onde o bulbo sináptico se liga a uma fibra muscular. Nessas fibras existem os sarcômeros, que são compostos por proteínas grossas e finas, sendo elas respectivamente a Miosina e a Actina. Os sarcômeros contraem quando os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, e as da miosina se acoplam a um sítio de ligação da Actina, mas isso só ocorre quando há uma quantidade suficiente de cálcio (liberado pelo Retículo Sarcoplasmático através da Acetilcolina) e ATP que se ligam ao receptor da Troponina, que encurta a tropomiosina, expondo os sítios de ligação da Actina. Assim os sarcômeros movimentam as miofibrilas que movem as fibras que movimentam o músculo, desta maneira ocorrendo a contração muscular.
2- Sarcomero é delimitado por proteínas que formam a linha z. O processo contrátil é desencadeado pelo deslizamento dos filamentos de actina e miosina.
3- O cálcio é encontrado armazenado em organelas das fibras musculares,íons cálcio se ligam a troponina, permitindo a contração ou relaxamento do músculo.
4-vem da moléculas de ATP ( adenosina trifosfato) produzidas durante a respiração celular.