Bom dia pessoal,
feriado é uma beleza né? Podemos ler o que gostamos, organizar o dia sem se preocupar tanto com o relógio, é uma pausa necessária nas nossas rotinas agitadas.
Aproveitando esse feriado para ler alguns materiais de neurociência, me deparo com essa matéria do Diário da Saúde (vale a visita), onde citam uma pesquisa desenvolvida no Japão, agora em 2021.
Antes da pesquisa, reparem no título da matéria. Ele serve para você refletir desde o começo da leitura, seria o narcisismo aprendido ou herdado com nossa genética? Acredito, sinceramente, nos dois. Mas a pesquisa que vou apresentar para vocês nos mostra uma relação interessante entre o narcisismo e a genética.
Os pesquisadores utilizaram a ressonância magnética funcional para observar o que acontecia no cérebro quando somos expostos a imagens nossas (mesmo que destorcidas, disfarçadas) e quando somos expostos a rostos desconhecidos.
Quando nos vemos, é ativado no nosso cérebro o sistema de recompensa, cujo neurotransmissor principal é a dopamina. Sim, ao que parece, sentimos uma espécie de pequeno prazer quando nos vemos, despertando a ideia de que, talvez, nosso narcisismo venha do berço, ou melhor, do nosso material genético.
Em comparação, quando expostos a rostos estranhos (modificados para não parecer rostos ou não), as regiões ativadas eram diferentes, e a que mais chama atenção é a ativação da Amígdala, uma espécie de sistema de alarme do nosso cérebro, muito útil para lidarmos com novas situações, novas pessoas, sempre visando preservar nossa vida.
Vale a leitura tanto da matéria do Diário da Saúde quanto o artigo original:
https://www.xmol.com/paper/1383334440852283392
Para quem quiser conhecer mais sobre o sistema límbico, sistema cerebral no qual se encontra a Amígdala e está relacionado às nossas emoções, tem material aqui no blog:
http://plantandociencia.blogspot.com/2019/11/sistema-limbico.html
Boa leitura pessoal, bom feriado.
Aproveitem dias como esses para cuidar de vocês, para cuidar e aproveitar os seus. Nosso tempo é nosso bem mais valioso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário