terça-feira, 13 de abril de 2021

Sistema Límbico e Emoções - vídeos para entender mais

Boa noite pessoal, espero que estejam todos bem.

Entender as nossas emoções, a um nível de neurociência, é uma tarefa bem interessante mas também bem complexa.

Por mais de um século vem surgindo teorias para tentar explicar como o cérebro e todo o restante do nosso corpo reagem às emoções. 

Algum de vocês nunca sentiu o coração disparar depois de levar um susto? Ou sentiu "frio na barriga" quando estava com medo? Ou comeu demais por estar ansioso?

Todos esses conceitos e todas essas relações começam a ser discutidas hoje, nessa matéria com vídeos, mas outros passos são necessários para o entendimento (inclusive, a neurociência ainda caminha em novas descobertas na área).

Mas, vamos lá.

O importante, em um primeiro momento, é conhecer o nosso famoso Sistema Límbico, que contém estruturas como a Amígdala (funciona, bem resumidamente, como um sistema de alarme do nosso cérebro), o hipocampo (diretamente envolvido na formação de novas memórias) e o hipotálamo, um dos grandes responsáveis entre o que sentimos a nível emocional e como essa sensação reflete em nosso corpo.

Mas vamos aos vídeos, recomendo que assistam na sequência apresentada, mas aproveitem cada minuto pois vão conseguir visualizar de maneira muito mais clara as relações entre cérebro, emoções e o funcionamento do nosso organismo, é simplesmente fantástico.


1 - Cérebro processa de formas diferentes o medo inato e o medo aprendido:


ou pelo link:



2 - O que são emoções e sentimentos?


ou pelo link:


3 - A diferença entre o medo, a ansiedade e o estresse: 



ou pelo link:


E, os dois últimos, uma excelente entrevista do Dr. Drauzio com um renomado psiquiatra para falar sobre Ansiedade. A conversa foi tão boa que precisou de duas partes, mas vale cada minuto:



Ou através dos links:

- Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=qlqzdn2XF9A

- Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=2UKYd-vBV1I


Gostaram?

Falem a verdade, a cada nova informação dos vídeos vocês foram encontrando eventos e experiências pessoais bem parecidas, não?

Em breve continuaremos o assunto.

Um comentário:

  1. Vídeos excelente professor!
    As questões em que eles diferenciam a emoção do sentimento faz muito sentido e a relação delas com o inconsciente e o consciente foi a primeira vez que ouvi! Agregou muito!

    ResponderExcluir