Boa tarde pessoal,
Nas últimas aulas de neurociências falamos um pouco sobre Plasticidade Neural, a capacidade do nosso cérebro se adaptar, se modificar, de aprender com nossas experiências.
Difícil não concordar que é uma habilidade fantástica, e no intuito de ajudar vocês a entenderem um pouco melhor sobre essa capacidade, fiz uma curadoria e selecionei quatro vídeos que ajudaram nessa caminhada.
Na minha opinião, a ordem apresentada dos vídeos pode facilitar o entendimento, começando com características básicas da plasticidade neural, passando por sua relação com a memória (que por si só justifica diversas outras matérias aqui no blog) e finalizando com um vídeo de um psiquiatra que vai revolucionar o entendimento de vocês acerca do tema e também acerca das infinitas possibilidades de uso dos conceitos de plasticidade neural para tratar transtornos mentais extremamente complexos.
Outro ponto que vale chamar atenção é o fato de, em adultos, as mudanças não acontecerem tão facilmente como alguns livros e materiais da internet fazem parecer. Pessoal, entendam uma coisa, nosso cérebro adora sua zona de conforto, e a mudança é algo que exige esforço, dedicação.
É possível se livrar de um vício? Sim. É fácil? Não.
É possível mudar hábitos relacionados ao sedentarismo, visando uma vida mais ativa e saudável? Sim. É fácil? Também não.
Mudança a nível cerebral exige repetição, consistência. O cérebro pode sim trocar seus padrões, mas não acontece do dia para noite. Conhecendo mais sobre esses conceitos, impedimos que mais e mais pessoas não caiam em truques de charlatanismo e sejam enganadas, buscando atalhos fáceis para tarefas difíceis.
Estamos falando de mudar o nosso cérebro! Nosso órgão mais fantástico, com todas as suas habilidades e infinitas possibilidades.
Mas, já falei bastante. Agora, finalmente, os vídeos rs.
Aproveite sem moderação!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=h1rkL_1V4E4
Ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ELpfYCZa87g
Ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=hI2CkuN5Vyo
Ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=esPRsT-lmw8
Uma coisa, referente a esse último vídeo. Os conceitos são interessantíssimos e me mostraram novas formas de pensar sobre o assunto, mas ele puxa a sardinha tanto para os psiquiatras porque ele é um psiquiatra, essa parte é o marketing dele ;), não se esqueçam disso.
Um conhecimento com tamanho impacto é útil para toda a sociedade e para todas as áreas da saúde e humanas que estudam o cérebro. Na verdade, pode ser o começo de uma grande revolução na neurociência.
Bons estudos pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário