terça-feira, 31 de março de 2020

Projeto Museu Escola - UNESP

Bom dia pessoal,

Quem me acompanha a um pouco mais de tempo sabe que posto muita dica de bons materiais para se estudar na internet. Vídeos, vídeo-aulas, materiais escritos, tudo desenvolvido por outros profissionais.

Já conversei com muitos profissionais, das mais variadas áreas de atuação, e a conclusão é sempre a mesma. A internet é uma fonte inimaginável de informação, uma coisa que a poucos anos atrás nem sequer podíamos imaginar. Mas ela precisa ser garimpada, e está aqui, talvez, uma grande forma de ensinarmos os alunos a partir da educação infantil. 

Um dia desses, estudando para montar uma aula de Fisiologia Sensorial, encontrei um material desenvolvido pela UNESP, chamado Museu Escola.

Deem uma olhada, vale a pena.

Dois links estão aqui em baixo, o primeiro, entra direto na parte de Fisiologia Sensorial (material que li), o segundo link leva vocês para a introdução ao projeto, e dá acesso a diversos outros materiais (passei em alguns links mas não li nenhum deles):

- "Como sentimos o mundo?":

- "Como funciona o corpo humano?":

 Façam bom proveito!

domingo, 29 de março de 2020

Memória Humana

Boa noite pessoal,

Tudo que já escrevi sobre memória aqui no blog, vocês encontram nesta matéria de final de domingão.

Hoje apresento para vocês, principalmente pros leitores mais novos, uma matéria com links para as matérias que já escrevi aqui no Blog sobre como funciona nossa Memória.

Uma das capacidades cognitivas mais notórias do nosso cérebro, que acontece naquela fina camada de substância cinzenta, o córtex cerebral.


Mas, para que serve a nossa memória? Por que guardamos memória sobre tantas coisas, até de coisas que aconteceram a décadas atrás?

Evolutivamente falando, para utilizarmos de comparação e responder de forma mais adequada e rápida às experiências do nosso presente. Para não cometermos os mesmos erros, visto que temos o registro do que já aconteceu, seja bom ou ruim. A nossa memória também serve como a base de informações para que consigamos imaginar o futuro, elaborar planos, metas, e a partir dai traçarmos caminhos para atingirmos nossos objetivos.

Mas existem diversas outras funções.

Além disso, seria nossa memória algo totalmente confiável? Ou melhor, reformulando a pergunta: nossa memória é um vídeo gravado em alta resolução, rica em detalhes, na qual podemos confiar plenamente?

Essa resposta vou deixar para vocês procurarem nos links abaixo. Vale o tempo de leitura, são 6 matérias, sendo que três delas fazem parte do projeto Explicando a Mente e as outras três baseadas principalmente no livro de Neurociências do Beer, no projeto Memória e Aprendizados:

- Explicando a Mente:




- Memória e Aprendizado:





Espero que gostem.
Lembrem-se, conhecimento é poder!

Córtex pré-frontal e moral

Boa noite pessoal,
como vocês estão em tempos de quarentena? Espero que todos bem.

Segue um vídeo muito interessante explicando a relação do que conhecemos como Moral com as funções de uma das regiões mais intrigantes do nosso cérebro, o córtex pré-frontal.

Em breve vou escrever uma matéria só falando sobre ele, vocês irão gostar.


quinta-feira, 19 de março de 2020

Novos tempos

Bom dia pessoal, 
O corona vírus veio trazer um novo tempo, tempo de maior isolamento, tempo de maior reflexão, tempo de maiores cuidados com nosso corpo e mente e também com nossos entes queridos.

Em meio a tanta mudança brusca, como fica a educação? A alguns anos atrás, ela simplesmente ia parar. 

No máximo, os professores mandariam tarefas para casa, textos e coisas do tipo para o aluno desenvolver ao longo do recesso/quarentena.

Hoje, disponibilizamos da nossa querida tecnologia, do Zoom, do Google, e de diversas outras ferramentas para ensino a distância.

Essa nova fase exige de nós, educadores, uma reinvenção, novas atitudes, novas posturas para continuarmos construindo conhecimento junto a nossos alunos.

Neste ponto, isso é maravilhoso. Quem não concorda que nossos modelos educacionais vem implorando para serem atualizados, modificados?

Mudanças que exigem mais do que nunca da nossa criatividade, do jogo de cintura que desenvolvemos no comando de uma sala de aula, da forma de interagir e incentivas os alunos a construir conhecimento.

Novos projetos estão sendo desenvolvidos, muitos frutos serão colhidos!

Deixo alguns links para quem quer produzir conteúdo online, iniciativas belíssimas do Google:


https://docs.google.com/document/d/1Lz3QJ0n1gCp2bX4k5g2p7XjzrBFJFbVVL5ym24NZhcw/edit?usp=sharing

Além disso, gostaria de parabenizar as duas instituições que leciono (FAM e UNIMETROCAMP/WYDEN) pelos cursos e tutoriais disponibilizados para que tenhamos a capacidade de manter à distância a qualidade das aulas presenciais, não deixando nossos alunos (o foco de tudo isso) desassistidos.

Seguimos trabalhando, quarenta não são férias!

segunda-feira, 16 de março de 2020

Explicando a Mente - Memória - Parte 3

Bom dia pessoal,
quarentena do coronavírus, mas continuamos trabalhando.

Esta matéria é a terceira e última parte do Explicando a Mente - memória.

As duas primeiras, vocês podem ler aqui:




Vamos começar esta última parte relembrando um ponto muito interessante abordado na parte 2:

Nossa memória é falha, ou seja, não nos lembrando de todos os detalhes de todas as nossas experiências. O por quê? Porque é inviável e também porque não precisamos de todos eles.

Isso leva a uma conclusão que pode ser dolorida para alguns: nossas lembranças não são inteiramente verdadeiras. Para deixar uma memória em uma forma lógica para ser apresentada, nosso cérebro preenche as lacunas (detalhes que não lembramos) com informações recentes, como memórias semânticas ou mesmo crenças.

Esse processo de reconstituição mostra que nossas memórias episódicas são extremamente flexíveis, e, para testar essa flexibilidade, alguns cientistas decidiram inventar falsos crimes e tentar "plantá-los" na mente de alguns voluntários para o estudo.

Esse artigo vocês encontram para baixar gratuitamente no google: "Constructing Rich False Memories of Commiting Crime".

Os resultados são bizarros, pois 70% dos participantes acreditaram que tinham cometido um crime totalmente inventado pelos cientistas. E ainda vai mais além, pois muitos deles contavam com detalhes memórias totalmente falsas, contando minuciosamente episódios envolvidos com o crime imaginário.

Como os cientistas conseguiram isso? Realizado entrevistas repletas de perguntas sugestivas. Ou seja, sugerindo culpa, eles geraram memórias sobre o crime nos participantes do estudo.

domingo, 8 de março de 2020

Como funciona nosso paladar?

Bom dia pessoal,
Estamos entrando na parte de fisiologia sensorial, tanto no curso de Fisioterapia quanto no curso de Biomedicina.

Encontrei um vídeo muito didático sobre como funciona nosso paladar, e no vídeo conseguimos entender também o porque de quando estamos gripados não sentirmos o gosto dos alimentos. O olfato faz parte da percepção do sabor.

Aproveitem o vídeo, curto e didático:


segunda-feira, 2 de março de 2020

Introdução à Genética e suas relações com o Comportamento Humano

Boa tarde pessoal,
Na segunda aula da nossa disciplina de Bases Biológicas do Comportamento Humano, vamos relembrar alguns conceitos básicos de Genética Humana e iniciar uma discussão sobre o papel da genética no comportamento humano.


Para iniciar a aula, gostaria que vocês refletissem sobre três questões (após ler o material, tente respondê-las):
  1. Somos reféns do nosso material genético? Exemplo: nascer em uma família com histórico de doenças psicológicas garante que vou desenvolver um problema psicológico?
  2. Uma experiência (boa ou ruim) ou hábitos podem ser passado de uma geração para outra? Exemplo: vícios ou hábitos bons podem ser passados para a prole?
  3. O comportamento humano é derivado exclusivamente da genética? Ou é importante considerarmos o meio em que a pessoa está incluída, no qual vive suas experiências de vida?

Depois de refletir sobre as questões acima, não tenho dúvida que vocês vão conseguir visualizar de uma forma distinta o conteúdo de introdução à genética e suas relações com o comportamento humano.

Sistema Nervoso Autônomo - Simpático e Parassimpático

Bom dia pessoal, bom começo de semana para todos nós.

Hoje vamos falar um pouco sobre a Fisiologia e a Anatomia do Sistema Nervoso Autônomo, mais conhecido como falamos das suas duas porções. o Sistema Nervoso Simpático e o Parassimpático.

Já escrevi uma matéria mais detalhada sobre o assunto, o link ta aqui em baixo:

Introdução ao Sistema Nervoso Autônomo -

Começamos esta aula falando sobre as divisões do Sistema Nervoso, focando nas subdivisões do Sistema Nervoso Periférico, mostrando, principalmente, as diferenças entre a porção somática (responsável por nossos movimentos - consciente) e a porção autônoma (inconsciente - controla nossas vísceras).

Seguimos a aula entrando nas diferenciações do Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático, primeiro com alguns detalhes da função do sistema nervoso simpático e da sua famosa resposta de Luta ou Fuga, apresentada em dois gifs abaixo:


domingo, 1 de março de 2020

Contração do Músculo Esquelético

Boa tarde pessoal,
Chegamos em Março!

Como foram os primeiros dois meses do ano de vocês? Espero que tenham sido incríveis, mas lembrem-se, caso não tenham sido lá aquelas coisas, temos mais 10 meses para melhorar e cumprir os objetivos de virada de ano, ok?

Já falamos sobre Fisiologia da Contração Muscular aqui no blog, vou deixar os links referentes ao assunto aqui em baixo:

Junção Neuromuscular: 

Contração do Músculo Esquelético - 

Hoje, trago para vocês um vídeo que resume muito bem toda uma aula de Fisiologia da contração muscular, apresentada em uma animação muito didática. O vídeo é em inglês, mas existem legendas e também existe uma versão dublada em português, que eu, particularmente, não gostei (apesar dos conceitos estarem todos corretos!).

Espero que gostem:


Bons estudos!