Bom dia pessoal,
Continuando o assunto sobre membrana celular, vamos falar agora sobre as funções da membrana que reveste nossas células e consequentemente sobre a importância que ela exerce para o funcionamento do nosso corpo.
Os links abaixo contêm as duas matérias onde já falamos sobre membrana celular aqui no blog. Um sobre sua estrutura e o outro, que recomendo a leitura após a leitura desta matéria atual, sobre o transporte de substâncias através da membrana celular. Essa tríade de leituras pode fornecer um conhecimento básico e suficiente sobre Membrana Celular para conseguir acompanhar sem grandes dificuldades a disciplina de fisiologia.
Estrutura:
Transporte:
Ao observarem a matéria que descreve a estrutura e os componentes da membrana celular, nota-se que são três os principais: os lipídeos, as proteínas e os carboidratos, onde cada um vai participar de uma ou mais das funções da membrana como um todo.
Quando falo com meus alunos das funções da membrana celular, costumo reduzi-las a quatro funções principais:
- Definir o limite celular;
- Permeabilidade Seletiva;
- Proteção.
- Ligação com outras células.
Começando pela definição do limite celular, podemos dizer que a membrana celular é quem define o que fica dentro e o que fica fora da nossa célula.
Assim, além de definir o meio interno da célula, ela ainda separa os componentes celulares das substâncias presentes no Líquido extracelular (LEC). Além disso, ela é quem define o formato da célula.
Assim, além de definir o meio interno da célula, ela ainda separa os componentes celulares das substâncias presentes no Líquido extracelular (LEC). Além disso, ela é quem define o formato da célula.
A segunda função, e a mais importante da membrana, é a função denominada Permeabilidade Seletiva.
Pessoal, pensando de uma forma bem simplista, a membrana é permeável a algumas moléculas e a outras não. Ela "escolhe" quem entra e quem sai da célula, e em que quantidade.
É através dessa função, onde a membrana é mais ou menos permeável a determinados íons, que são gerados os potenciais de membrana, sejam eles potenciais de difusão, de equilíbrio ou de repouso. E nos casos das células excitáveis, como os neurônios e nossas células musculares, é a permeabilidade seletiva que gera o potencial de repouso e depois permite alterações para gerar o potencial de ação.
Os potenciais serão discutidos nas próximas aulas de Fisiologia Humana mas já podem ser encontrados nos links:
A permeabilidade seletiva então, além de regular quem entra e quem sai da célula, definindo assim o que há dentro dela, também é responsável pela proteção dos componentes celulares. Reparem que, as duas primeiras funções (Definição do limite celular e Permeabilidade Seletiva) são semelhantes, e os grandes responsáveis por ambas as funções são os fosfolipídeos componentes da membrana e as proteínas, principalmente as integrais.
A quarta e última função, a que permite que haja ligação entre células vizinhas é responsabilidade dos carboidratos das nossas membranas, os quais recebem o nome de glicocálice.
Bons estudos pessoal.
Essa matéria fecha o conhecimento básico sobre a Estrutura e a Função das Membranas Celulares.
Bons estudos pessoal.
Essa matéria fecha o conhecimento básico sobre a Estrutura e a Função das Membranas Celulares.