terça-feira, 29 de agosto de 2023

Eritograma II

Bom dia, pessoal.

Hoje terminaremos de aprender sobre o Eritograma. Ontem, falei para vocês sobre o Hemograma, suas características, como a simplicidade e o quão valioso é a nível de diagnóstico. Além disso, discutimos um pouco sobre quais informações e parâmetro fazem parte do Hemograma. Se você não leu, só clicar aqui.

Finalizamos a matéria de ontem falando sobre a contagem de hemácias, a concentração de hemoglobina e o Hematócrito, três parâmetros básicos e muito importantes que compõem o nosso Hemograma.

Hoje, falaremos dos três índices hematimétricos, ótimo para classificar anemias, e também do famoso RDW. Sem spoilers, precisamos analisar um por um:


- Índices Hematimétricos:

Os índices hematimétricos são compostos por três análises sobre as características das hemácias. São eles:


- VCM: volume corpuscular médio

- HCM: hemoglobina corpuscular média.

-CHCM: concentração de hemoglobina corpuscular média.


Calma, não vou deixar as informações largadas assim, rs.

- VCM:

O volume corpuscular médio, ou VCM, é medido em fentolitros (fL) e nos mostra a média do volume dos eritrócitos dentro da amostra analisada. O VCM pode ser calculado (fórmula dos três parâmetros no final da explicação) e é muito utilizado para classificar as anemias.

O resultado do VCM permite classificar as hemácias em:


Traduzindo: dentro do valor de referência do VCM, as hemácias são consideradas Normocíticas (volume ok), abaixo do VR do VCM são Microcíticas e, acima do valor de referência, são Macrocíticas.


- HCM: hemoglobina corpuscular média.

É a média do conteúdo de hemoglobina (peso) dentro de uma população de eritrócitos. Medido em picogramas (pg).

Como a hemoglobina dá cor à hemácia, quando em menor quantidade, como nas anemias, a hemácia tende a ficar mais transparente. Quando o HCM está abaixo do valor de referência, classificamos a hemácia como Hipocrômica. E, quando dentro do VR, chamamos a hemácia de Normocrômica, ou seja, sua coloração está normal devido a concentração normal de hemoglobina.

Observe a imagem, com hemácias hipocrômicas:


Repare como as hemácias estão mais claras, com o centro transparente. Agora, observe uma figura com as hemácias Normocrômicas:


A diferença é enorme, certo?


- CHCM: concentração de hemoglobina corpuscular média.

Corresponde à média das concentrações de hemoglobina de uma população de eritrócitos. Medido em gramas por decilitro (g/dL).

Também classifica as hemácias em hipocrômicas ou normocrômicas.


- RDW:

Amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos, é responsável por avaliar a variação do tamanho entre as hemácias.

Pensem o seguinte, assim como vimos as diferenças anatômicas no nosso próprio corpo, na Anatomia, aqui na Hemato, as hemácias também não "nascem" todas idênticas, elas variam de tamanho.

Porém, quando o RDW está acima de 14,5%, isso indica que a variação de tamanho está muito grande, ou seja, as hemácias estão sendo produzidas em tamanhos muito distintos. Isso caracteriza uma Anisocitose, condição onde a variação do tamanho das hemácias está muito grande, fora do normal.


Era isso, pessoal.

Vou colocar dois slides aqui embaixo, um com o cálculo dos índices hematimétricos e outro com o resumo dos índices, para classificar as hemácias.



Bons estudos, pessoal.
Lembrem-se que, entender essa parte do Eritrograma é crucial para conseguir entender e classificar as Anemias.


Seguimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário