Boa tarde, pessoal.
Hoje vamos falar sobre o Complexo de Histocompatibilidade, conhecido como MHC e terror de muitos alunos na Imunologia básica e clínica.
Vamos por partes, para construir o conceito em um passo a passo.
Primeiro ponto importante: as células que expressam o MHC de Classe II são: Células Dendríticas, Macrófagos e Linfócitos B. Logo, tudo que for escrito nessa matéria está relacionado a essas três células.
Segundo ponto importante: os antígenos aqui são antígenos extracelulares. Quando observarem o antígeno dentro da célula nos desenhos, lembre-se que ele foi "engolido" pela célula.
Terceiro ponto importante: como são antígenos extracelulares, repare que todas as etapas acontecem dentro de vesículas, para que o antígeno nunca tenha contato com o interior (citoplasma) da célula. Isso acontece porque caso seja uma bactéria, por exemplo, ela poderia infectar a célula, o que exigira a resposta do MHC de classe I, que leva à morte celular.
Beleza, agora vamos de figuras né, para facilitar a visualização disso tudo. Lembrando, por último (prometo), que toda essa história de MHC e processamento de antígenos, é a forma como nossas células apresentadoras de antígenos conseguem deixar o antígeno do jeito que o linfócito T gosta e consegue reagir. O MHC de classe II, que estudamos hoje, prepara o antígeno para os Linfócitos T CD4+, ou Linfócitos Auxiliares. O MHC de classe I, que aparece no próximo post de Imuno, apresenta o antígeno para os Linfócitos T CD8+, ou Linfócitos Citotóxicos.
Mas, voltando às figuras:
Uma excelente figura do livro do Abbas (Imunologia Básica), representando as células que expressam o MHC de Classe II.
Uma obra de arte, como meus alunos bem conhecem, um esquema que demonstra todas as minhas habilidades artísticas, um esquema de como acontece o processamento do antígeno com o MHC de classe II:
E, para finalizar, uma figura que não tem toooooda a qualidade artística do meu desenho, mas que pode ajudar bastante. Também uma figura do livro de Imunologia Básica do Abbas:
Era isso.
Bons estudos, pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário