Boa tarde pessoal,
Hoje trago um dos trechos da minha live sobre a importância da neurociência para revolucionarmos a educação brasileira.
E ai, pelo título da matéria: qual o melhor exercício para o cérebro?
Tenho certeza que muitos de vocês já pensaram nas palavras-cruzadas. Não que não seja um exercício para o cérebro, mas pensa aqui comigo: quando você faz palavras cruzadas ou caça-palavras, você está aprendendo novos conceitos, novas palavras, ou só resgatando conhecimentos que já tinha?
Por isso, aprender novas coisas, independente do que você quiser aprender, é mais vantajoso. Quando aprendemos, vivenciamos o processo de plasticidade neural, onde novas sinapses (comunicação entre nossos neurônios) são formadas, aumentando o número de conexões e, consequentemente, as habilidades do nosso cérebro.
Dentre todos os exercício já propostos, a leitura é sem dúvida o mais completo. Por que? Porque nosso cérebro trabalha para entender palavra por palavra, trabalha para organizar as palavras em frases e parágrafos, para dar sentido ao que estamos lendo. E como se não bastasse, ainda tem todo o processo de imaginação, para "visualizar" os personagens, os ambientes, as histórias. É simplesmente fantástico o que a leitura causa no nosso cérebro.
Assistam ao trecho onde falo a respeito:
Obrigado pessoal, espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário