Boa tarde pessoal,
Agora que terminamos o estudo das vias de administração, podemos começar a falar sobre Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Nessa primeira aula sobre o assunto, vamos diferenciar essas duas grandes áreas de estudo da Farmacologia, mas nosso foco será a Farmacocinética.
Para sempre lembrar as diferenças básivas entre as duas, lembrem-se da figura abaixo:
Sim, utilizei todas as minhas habilidades artísticas para criá-la.
Mas resumindo: Farmacodinâmica descreve o que o fármaco gera de resposta em nosso organismo, através da formação do complexo fármaco-receptor! Lembrem-se, não existe qualquer tipo de ação sem a ligação a um receptor capaz de entender a mensagem do fármaco.
Enquanto a Farmacocinética é o contrário, o que o nosso corpo faz com o fármaco. E envolve as quatro letrinhas da figura ADME, que significam Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção.
Gosto muito das figuras para ajudar a entender:
A primeira, através do exemplo com a maconha medicinal, mostra um resumo interessante sobre as quatro etapas estudadas pela Farmacocinética.
Aha Bruno, então todas as vias de administração necessariamente passam pelo esquema ADME? Não, e é exatamente isso que mostra a segunda figura, a Via Intravenosa pula a etapa de absorção, uma vez que já cai direto na circulação sanguínea.
Mas bem, era esse o resumo. O material completo vocês encontram no link:
http://plantandociencia.blogspot.com/2020/09/farmacocinetica-1-20.html
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário