terça-feira, 12 de março de 2024

Transtornos Alimentares

Boa tarde, pessoal!

O tema de hoje, Transtornos Alimentares, é um tema sensível, assim como as imagens obtidas após uma pesquisa sobre os transtornos. Faz sentido? Muito. Os transtornos alimentares, principalmente quando derivados ou associados a episódios de compulsões, ricos em ansiedade, prejudicam demais o organismo no curto e, no longo prazo, pode até levar à morte.

Em nenhum momento da nossa história dispusemos de uma variedade tão grande de alimentos, especialmente os ricos em calorias (os que normalmente abraçam nossos cansaços, ânsias, estresses). Em nenhum momento da nossa história tivemos índices tão altos e alarmantes de Obesidade, caminhando lado a lado com os problemas cardiovasculares, como o infarto e o AVC.

Existe a base genética em todos os transtornos, mas não é só a genética que pode causar eles. Ao que tudo indica (e por tudo, quero dizer a tendência dos resultados das pesquisas dos últimos anos), o fator ambiental é o fator dominante. Ideais de imagem, traumas, hábitos... As opções beiram o infinito.

Mas, vamos entender um pouco mais sobre cada um dos principais transtornos?

 

Obesidade:

História: A obesidade tem sido uma preocupação de saúde pública há séculos. No entanto, seu aumento alarmante nas últimas décadas tornou-se uma epidemia global. As mudanças nos estilos de vida, incluindo dietas ricas em calorias e baixa atividade física, contribuíram para seu aumento.

Fisiopatologia: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Envolve um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. Fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais desempenham papéis significativos em sua fisiopatologia.

Causas: Além dos fatores genéticos, a obesidade é frequentemente resultado de uma combinação de hábitos alimentares pouco saudáveis, falta de atividade física, estresse e outros fatores socioeconômicos.

Tratamento: O tratamento da obesidade geralmente envolve mudanças no estilo de vida, incluindo dieta balanceada e exercícios físicos regulares. Em casos graves, a intervenção médica pode ser necessária, como medicamentos ou cirurgia bariátrica.

Número de Vítimas no Brasil: Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade atinge cerca de 20% da população adulta brasileira, e a prevalência continua aumentando. Tem país que já bateu a casa dos 50%, pasmem.

 

Bulimia:

História: A bulimia nervosa foi reconhecida como um transtorno alimentar distinto na década de 1980, embora os comportamentos associados a ela tenham sido descritos muito antes disso.

Fisiopatologia: A bulimia é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios, como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes ou exercícios excessivos. Isso resulta em um ciclo prejudicial de ingestão compulsiva e purgação.

Causas: As causas da bulimia são multifatoriais e podem incluir fatores genéticos, biológicos, psicológicos e sociais. Pressões culturais para atender a padrões de beleza irreais também podem desempenhar um papel significativo.

Tratamento: O tratamento da bulimia geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo terapia cognitivo-comportamental, terapia nutricional e, em alguns casos, medicamentos. O apoio emocional e psicológico é fundamental para ajudar os indivíduos a desenvolverem uma relação saudável com a comida e com seus corpos.

Número de Vítimas no Brasil: De acordo com o Ministério da Saúde, afeta 4,7% da população geral, podendo chegar a 10% entre os mais jovens.

 

Anorexia:

História: A anorexia nervosa tem sido documentada ao longo da história, mas foi formalmente reconhecida como um transtorno clínico no século XIX. No entanto, seu aumento significativo nas últimas décadas tem gerado preocupações crescentes.

Fisiopatologia: A anorexia nervosa é caracterizada por uma restrição persistente da ingestão alimentar, resultando em um peso corporal significativamente abaixo do esperado para a idade e altura. Além disso, há um medo intenso de ganhar peso ou tornar-se gordo.

Causas: As causas da anorexia são complexas e podem incluir uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos e socioculturais. Ideais de beleza irrealistas, pressões familiares e sociais, e experiências traumáticas podem desempenhar papéis importantes.

Tratamento: O tratamento da anorexia geralmente requer uma abordagem abrangente que inclui terapia nutricional, terapia individual e familiar, e, em alguns casos, intervenção médica para tratar complicações físicas. A recuperação pode ser longa e desafiadora, mas é possível com o apoio adequado.

Número de Vítimas no Brasil: Um em cada cinco jovens, entre 8 e 15 anos, apresentam sintomas.

 

Esses transtornos alimentares são condições complexas que requerem intervenção médica e psicológica adequada. O tratamento precoce e o apoio contínuo são fundamentais para a recuperação e a promoção da saúde mental e física.

Lembrem-se, o sistema digestório é quem abastece nosso cérebro e todo nosso corpo com os nutrientes necessários, além de auxiliar no processo de excretar diversas substâncias que não precisamos. (famosos dejetos metabólicos).

Quando psicológico e trato gastrointestinal se desalinham e culminam em uma das doenças citadas acima, ocorrem diversos problemas graves, alguns, inclusive, podendo levar à morte.

Novamente, como vimos em outros pontos da nossa discussão, pode ser necessário o uso de fármacos, principalmente os psicofármacos, mas o mesmo deve ser realizado em conjunto com o tratamento psicológico. Apesar de alguns casos terem origem na genética, a esmagadora maioria tem origem em transtornos como os de ansiedade, nos grandes traumas...

Os cuidados precisam mirar o corpo e a mente, não existe outro caminho para a saúde mental e física. Somos o todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário