terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Relação entre natureza. estresse e saúde mental

Bom dia, pessoal!

Saúde mental é preceito básico para qualidade de vida, não tem como fugir.

Sabemos que o estresse é um dos atores principais na perturbação da saúde mental, mas será que ele é tão ruim assim? Ou será que é o acúmulo dele que abalando pouco a pouco a saúde do nosso cérebro? 

O estresse nos movimenta, nos faz pensar em novas soluções, novas respostas, são os nossos desafios diários, motivadores. O problema, hoje, é que vivemos com um nível muito alto de estresse, aliado à infinidade de informações que recebemos diariamente com nossos telefones e afins. 

Tudo isso acumulando, poucas válvulas de escape! Pronto, uma bomba para saúde mental foi plantada. O acúmulo diário, a rotina, as contas, o trabalho, os estudos, os anseios sobre o futuro... Nenhuma válvula de escape: sem rotina de exercício, sem contato com a natureza, sem uma boa alimentação, sem tempo de qualidade com aqueles que amamos... Não tem saúde mental que aguente, e não aguenta mesmo, como podemos ver no gráfico abaixo, que mostra a ansiedade em meio aos nossos adolescentes:


O Brasil lidera o ranking desde 2017, sendo considerado o país mais ansioso do mundo!

A desconexão com a natureza é um dos fatores que podem estar influenciando diretamente nesse processo de adoecimento da nossa mente. Lembre-se da última vez que foi até a praia ou até uma cachoeira, resgate a sensação, sinta aquele momento novamente. Dá para sentir a sensação física e mental daquele contato com a natureza, não dá? Nossa espécie evoluiu caminhando, no meio do mato, pés descalços, comida fresca... Bem parecido com nosso rotina atual, né?

Com tudo isso, nosso cérebro e nosso corpo sentem cada vez mais, e adoecem cada vez mais rápido. Crescem anualmente os casos de infartos e outras doenças que antes apareciam na quinta, sexta década de vida. Hoje aparecem na segunda, na terceira. Algo não está certo.

Mas, para entender melhor essa relação, vale a pena explorar os quatro tópicos a seguir:

  1. 1 - Relação entre estresse e sistema límbico:

  2. O sistema límbico desempenha um papel fundamental na regulação das emoções e respostas ao estresse. Ele inclui estruturas como o hipocampo, amígdala e hipotálamo, que estão intimamente envolvidos na modulação das respostas emocionais e no processamento de informações relacionadas ao estresse. Quando uma pessoa está estressada, o sistema límbico pode ser ativado, desencadeando uma cascata de reações fisiológicas e emocionais que podem afetar o bem-estar mental e físico.


  3. 2 - Influência do estresse no sistema endócrino:
    Sim, o estresse pode influenciar o sistema endócrino através da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Quando uma pessoa experimenta estresse, o hipotálamo libera um hormônio chamado corticotropina (CRH), que sinaliza para a glândula pituitária liberar hormônios adrenocorticotrópicos (ACTH). O ACTH, por sua vez, estimula as glândulas suprarrenais a liberarem cortisol, o hormônio do estresse. O cortisol tem efeitos generalizados no corpo, incluindo a regulação do metabolismo, resposta imune e resposta ao estresse.


  4. 3 - Impacto da desconexão com a natureza na saúde mental:
    A desconexão com a natureza tem sido associada a diversos problemas de saúde mental, como aumento do estresse, ansiedade e depressão. A falta de contato com a natureza pode resultar em uma diminuição na exposição a elementos benéficos, como luz solar, ar fresco e paisagens naturais relaxantes. Além disso, passar menos tempo ao ar livre pode levar a um estilo de vida mais sedentário, o que também está ligado a problemas de saúde mental.

    Quanto à sua pergunta sobre a falta de contato com a terra (conhecida como "earthing" ou "grounding"), há pesquisas emergentes sugerindo que a conexão direta com a terra pode ter benefícios para a saúde, incluindo a redução do estresse e inflamação, embora mais estudos sejam necessários para entender completamente esses efeitos.

  5. 4 - Benefícios de estar em contato com o mar ou cachoeiras:
    Estar em contato com o mar ou cachoeiras pode ter efeitos positivos sobre o corpo e a mente de várias maneiras. Esses ambientes naturais são frequentemente associados a uma sensação de tranquilidade e calma devido aos sons relaxantes da água e às paisagens naturais expansivas. Além disso, a exposição a íons negativos presentes na água em movimento pode ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse. A brisa do mar também pode conter aerossóis marinhos, que têm sido associados a efeitos positivos na saúde respiratória e mental. A combinação desses fatores pode contribuir para a sensação de bem-estar experimentada ao passar tempo perto do mar ou de cachoeiras.


Consegue, agora, enxergar melhor como a saúde mental é afetada pela nossa rotina, pela conexão com a natureza (falta dela, no caso) e como tudo isso influencia em nosso sistema endócrino e fisiologia no geral?

Não dá para viver sem estresse, ainda mais se você, assim como eu, não faz parte do seleto grupo de herdeiros e precisa construir as coisas. O estresse faz parte, só não podemos deixar de gastá-lo! Exercícios, tempo com a família (sem celular, por favor! Sinta e aproveite os momentos), cozinhar uma refeição (eu particularmente adoro e sinto meu estresse indo embora quando cozinho), uma cervejinha com os amigos ou um jantar com seu parceiro romântico. Aproveitar a vida é a melhor válvula de escape para o estresse, quebrando o ciclo de malefícios do seu acúmulo.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário