quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Psicofármacos

Boa tarde, pessoal.

O tema da nossa discussão, hoje, são os Psicofármacos.

Não tem para onde correr, o aumento é assustador, as prescrições aumentaram drasticamente nos últimos anos (pandemia ajudou muito para isso), consumo explodiu, os efeitos colaterais do abuso começam a ficar cada vez mais claros.

É como se observássemos um gigantesco experimento com psicofármacos: ansiolíticos lideram a lista, mas não tão longe dos antidepressivos, dos anticonvulsivantes (sim, em pessoas que nunca tiveram uma convulsão), benzodiazepínicos... A lista vai crescendo.

Questão de saúde pública.

Mas, pensando nas drogas mais utilizadas aqui no Brasil, vamos entender um pouco do mecanismos de ação de cada uma delas, o “para que servem”, uso no Brasil e os principais efeitos colaterais:

 

Zolpidem:

- Mecanismo de ação: O Zolpidem é um medicamento sedativo-hipnótico que atua no sistema nervoso central, aumentando a atividade do neurotransmissor GABA, o que resulta em efeitos sedativos e hipnóticos.

- Para que serve: É utilizado principalmente para o tratamento de insônia.

- Uso no Brasil e no mundo: O Zolpidem é amplamente utilizado em todo o mundo para o tratamento de insônia, e é disponível no Brasil sob prescrição médica.

- Principais efeitos colaterais: Os efeitos colaterais comuns incluem sonolência durante o dia, tontura, dor de cabeça, problemas de coordenação, e possibilidade de desenvolvimento de dependência.

 

Vyvanse (Lisdexamfetamina):

- Mecanismo de ação: A Lisdexamfetamina é um estimulante do sistema nervoso central. Ela funciona aumentando a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina.

- Para que serve: É usado principalmente no tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças e adultos, bem como no tratamento do transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP).

- Uso no Brasil e no mundo: O Vyvanse é usado em vários países, incluindo os Estados Unidos, e tem uma versão similar disponível no Brasil sob prescrição médica.

- Principais efeitos colaterais: Os efeitos colaterais comuns incluem perda de apetite, insônia, nervosismo, dor de cabeça, e aumento da frequência cardíaca.

Amitriptilina:

- Mecanismo de ação: A Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico que aumenta os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a norepinefrina no cérebro.

- Para que serve: É usado no tratamento da depressão, transtornos de ansiedade, dores crônicas, entre outros.

- Uso no Brasil e no mundo: A Amitriptilina é amplamente utilizada no Brasil e em outros países como um antidepressivo e analgésico.

- Principais efeitos colaterais: Os efeitos colaterais incluem sonolência, boca seca, constipação, visão turva, ganho de peso e risco de arritmias cardíacas.

 

Venlafaxina:

- Mecanismo de ação: A Venlafaxina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN), que aumenta os níveis desses neurotransmissores no cérebro.

- Para que serve: É utilizado no tratamento da depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros.

- Uso no Brasil e no mundo: A Venlafaxina é amplamente prescrita no Brasil e em muitos outros países como um antidepressivo.

- Principais efeitos colaterais: Incluem náuseas, insônia, sonolência, boca seca, sudorese, aumento da pressão arterial e aumento do risco de suicídio em pacientes mais jovens.

 

Citalopram:

- Mecanismo de ação: O Citalopram é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), que aumenta os níveis de serotonina no cérebro.

- Para que serve: É usado principalmente no tratamento da depressão e transtorno de ansiedade.

- Uso no Brasil e no mundo: É amplamente utilizado como antidepressivo em todo o mundo, incluindo o Brasil.

- Principais efeitos colaterais: Incluem náuseas, insônia, sonolência, boca seca, sudorese, disfunção sexual e aumento do risco de sangramento, especialmente em pacientes idosos.

 

Bupropiona:

- Mecanismo de ação: A Bupropiona é um antidepressivo que atua principalmente inibindo a recaptação de dopamina e noradrenalina.

- Para que serve: É utilizado no tratamento da depressão e para ajudar as pessoas a pararem de fumar.

- Uso no Brasil e no mundo: A Bupropiona é usada em muitos países, incluindo o Brasil, para tratar a depressão e ajudar na cessação do tabagismo.

- Principais efeitos colaterais: Incluem insônia, boca seca, dor de cabeça, tremores, aumento da frequência cardíaca e convulsões (especialmente em doses elevadas).

 

Fluoxetina:

- Mecanismo de ação: A Fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), que aumenta os níveis de serotonina no cérebro.

- Para que serve: É utilizado no tratamento da depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bulimia nervosa, entre outros.

- Uso no Brasil e no mundo: É amplamente utilizado como antidepressivo em todo o mundo, incluindo o Brasil.

- Principais efeitos colaterais: Incluem náuseas, insônia, sonolência, boca seca, disfunção sexual e aumento do risco de suicídio em pacientes mais jovens.

 

Sertralina:

- Mecanismo de ação: A Sertralina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), que aumenta os níveis de serotonina no cérebro.

- Para que serve: É utilizado no tratamento da depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do pânico, entre outros.

- Uso no Brasil e no mundo: É amplamente utilizado como antidepressivo em todo o mundo, incluindo o Brasil.

- Os principais efeitos colaterais:  incluem náuseas, insônia ou sonolência, aumento da ansiedade, distúrbios gastrointestinais como diarreia e dor abdominal, disfunção sexual, tonturas, boca seca, sudorese excessiva e tremores. Embora esses efeitos colaterais possam diminuir ao longo do tempo ou com ajustes na dose, é importante estar ciente deles e relatar quaisquer preocupações ao médico responsável pelo tratamento.


Bons estudos, pessoal.

NUNCA SE ESQUEÇAM: existem sim, casos, onde apenas a terapia consegue melhorar e até curar a pessoa, por exemplo, de uma depressão. As depressões consideradas leves e moderadas podem responder de forma adequada à terapia sem farmacologia. Porém, muitos casos e doenças necessitam da combinação Terapia + medicamento, que, se bem utilizado, vai acelerar o processo e melhorar muito a qualidade de vida do paciente.

Porém, em nenhuma hipótese, só o medicamento irá funcionar. Assim, ele serve só de muleta, tratando os sintomas sem buscar a causa. O autoconhecimento, entender a base do transtorno (o que causa ele? O que causa seus anseios, seus medos? O que está por trás da depressão?), são fatores indispensáveis para a cura. Só o medicamento, independente de qual for, irá funcionar apenas durante o uso. Ao parar, muitos relatos mostram que a pessoa tem a retomada dos sintomas e, muitas vezes, pior do que estava antes da medicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário