terça-feira, 28 de novembro de 2023

Saúde Mental: exercício físico

Bom dia, pessoal.

Ao longo dos anos e, principalmente, ao longo das décadas, você percebeu: o envelhecimento é inevitável!

Essa dorzinha nas costas não existia antes, né? E a ressaca? Credo, realmente parece doença depois dos 30 anos.

Tudo isso é normal, biologicamente falando. Envelhecimento está relacionado a uma perda de função progressiva dos nossos sistemas fisiológicos. A ciência tem um número para isso: 10%.

Sim, a cada década (depois dos 30), nosso organismo perde cerca de 10% das suas capacidades funcionais. Um número plausível, se você considerar apenas a genética da pessoa, o que não podemos fazer mais.

Nós envelheceremos de qualquer jeito, nossa biologia é assim. Mas a velocidade e a intensidade desse envelhecimento, serão frutos da mistura: genética mais hábitos de vida (meio ambiente). Muitas vezes, e na construção de muitas doenças comuns hoje em dia (Alzheimer, infartos, AVCs...), os hábitos podem pesar mais que a própria genética da pessoa.




Se uma considerável parcela do poder do envelhecimento vem dos nossos hábitos e escolhas, podemos lutar contra seus efeitos e garantir autonomia por muito mais décadas. Se vamos envelhecer de qualquer maneira, prefiro que as últimas décadas da minha vida sejam vividas com autonomia física e intelectual! 

Talvez, a única vantagem do envelhecimento seja a quantidade absurda de conhecimento que adquirimos a cada década de vida. Enquanto seu corpo vai envelhecendo, seu cérebro pode expandir suas capacidades cada vez mais, utilizando o conhecimento para gerar frutos positivos nesse mundo.

Ok, mas onde entra o exercício físico nisso tudo?

Hipócrates avisou, lá por volta de 480 aC, que a melhor maneira para manter o corpo e a mente saudáveis, era oferecer doses de exercício físico e de uma alimentação adequada. 

Todo esse tempo depois, a ciência vem concluindo a mesma coisa, rs. 

Exercício físico, alimentação e noites bem dormidas, garantem uma vida mais equilibrada, um organismo mais disposto, um cérebro mais afiado, mais inteligente e, claro, um envelhecimento mais saudável.

Ai, mas não gosto de academia. Faça natação. Não sei nadar? Busque alguma luta. Não gosta de luta também? Pode ser até crossfit. 

Não importa qual o exercício físico (eu gosto de musculação), encontre a sua modalidade, e pratique ela com constância, de preferência diariamente (por isso é legal ter mais de uma, para variar e não sobrecarregar determinadas regiões do seu corpo).

Quanto maior o nível de preparo e condicionamento físico, menores os riscos de morte do organismo! 

Um organismo bem cuidado, tende a não sofrer de problemas vasculares (como hipertensão e aterosclerose), de doenças metabólicas como a diabetes. 



Saúde física promove saúde mental, não existe outra forma! Corpo e mente se completam, o corpo abastece o cérebro para que o mesmo possa cumprir suas magníficas funções.

Pensando no poder do exercício físico, o primeiro sistema que se beneficia com a atividade é o sistema locomotor. O sistema locomotor é formado por três sistemas, ósseo, articular e muscular. São os sistemas responsáveis por nossos movimentos, pela nossa locomoção.

A musculatura tende a ficar mais flácida e mais fraca ao longo do envelhecimento, os ossos vão perdendo sua capacidade de regenerar e acabam ficando mais frágeis (um risco enorme para as mulheres, devido ao maior risco de desenvolverem osteoporose!), articulações também tendem a piorar. TUDO isso é combatido diretamente pelo exercício físico, que fortalece os três sistemas do aparelho locomotor.

Sistema locomotor mais saudável, é igual uma maior autonomia de movimentos e uma maior liberdade, mesmo em décadas avançadas da nossa vida. Um ganho de qualidade de vida imenso!

Segundo ponto que chama muito atenção. Exercício físico constante, principalmente os aeróbicos, fortalecem e aumentam a saúde do nosso sistema cardiovascular, que inclui nosso coração e nossa circulação. 

Um sistema cardiovascular saudável diminui os riscos de hipertensão e de aterosclerose, as duas principais causas de infartos e AVCs no Brasil e no mundo.

Mas, e a saúde mental? Onde atua o exercício físico?

Primeiro, a questão do sistema cardiovascular.

Imagine que seu cérebro é o motor de um carro super esportivo. Se ele não receber a quantidade necessária de combustível, e um combustível de qualidade, ele não funciona na sua maior capacidade!

Quando você melhorar seu condicionamento cardiovascular e respiratório, você garante que seu cérebro receba oxigênio e nutrientes de forma adequada. 

Você sabia que, com mais ou menos 1,3 kg, seu cérebro consome 20% de toda a energia do seu corpo todo, diariamente? 

Por isso, por consumir muita energia, quanto melhor o abastecimento, melhor seu funcionamento.

Exercícios aeróbicos estão relacionados à melhoras na cognição geral, como no processo de prestar atenção e focar em algo, na maior capacidade de formar novas memórias, além de atuar em melhorias comportamentais, algo como um maior equilíbrio mental, diminuindo ansiedade e estresse, males comuns nos dias atuais.

Mas, o exercício não influencia “apenas” no abastecimento do cérebro. Construir o hábito do exercício, por si só, já é um excelente presente que podemos dar para a nossa saúde cerebral/mental. Constância em exercício auxiliar a melhorar nossa alimentação e nosso sono, outros dois fatores essenciais para a saúde mental. 

Sua cognição vai agradecer, seu cérebro vai funcionar em um nível onde sua produtividade e capacidades cognitivas serão maiores. Diminuição de ansiedade, de estresse, os benefícios são inúmeros. 

Sabemos, hoje, que o exercício pode ser um fator importante no tratamento de transtornos psicológicos, como a depressão e os transtornos de ansiedade, melhorar a inteligência emocional, dentre vários outros pontos que veremos todas as semanas, nas terças.

Bem-vindo à série: Saúde Mental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário