terça-feira, 25 de maio de 2021

Plantando Ciência e Escolha Poder - Encontro 4

Bom dia pessoal,

Acreditam que já se passou um mês desde que nos conhecemos? Passou rápido, não é mesmo? Espero que tenha sido uma jornada de novos conhecimentos para vocês, assim como foi para mim.

E pensar que tudo isso começou despretensiosamente, através de uma conversa via Instagram. Nossa jornada é constantemente surpreendente, assim como o nosso cérebro e suas infinitas funções e possibilidades.




Hoje nós vamos retomar alguns pontos, focando tudo o que aprendemos na manutenção da sobriedade em alta performance que vocês desenvolvem junto ao André. 

Acredito que os seguintes tópicos valem a pena ser relembrados e discutidos novamente: Plasticidade Neural, Sistema Límbico, Sistema de Recompensa, Córtex Pré-frontal e nossa capacidade de reinvenção.

O sistema límbico está diretamente relacionado às nossas emoções e sentimentos. Existem, aqui, algumas estruturas cerebrais muito interessantes, das quais gostaria de citar duas: a Amígdala e o Hipocampo.

A amígdala é como um sistema de alerta/alarme no nosso cérebro, que recebe informação de todos os nossos sentidos para interpretar se aquela experiência é um perigo ou não, se trás algum tipo de risco a nossa vida ou não. Se parecer perigoso, ela começa uma resposta que afeta todo o nosso corpo, a famosa resposta de luta ou fuga (coração acelera, mais sangue corre para os nossos músculos, ficamos mais alertas, enxergamos melhor) - todas essas alterações visam nossa sobrevivência. O interessante, aqui, é que por ser uma resposta envolvida com sobrevivência, nosso cérebro não aprendeu a distinguir os perigos reais dos imaginários, então é por isso que vocês sentem todas essas alterações quando estão ansiosos, quando estão com medo, mesmo que seja tudo coisa da nossa cabeça.

O hipocampo, vizinho da Amígdala, é responsável por armazenar as experiências que vivenciamos ao longo do dia e, durante a noite, durante nosso sono (mais um ponto que mostra a importância do nosso sono!), converte as experiências que foram mais marcantes, que envolveram mais emoções e sensações, em memórias de longo prazo, que permaneceram conosco por décadas da nossa vida. Amígdala e Hipocampo trabalham em conjunto, então toda experiência com grande carga emocional (seja boa ou ruim) tende a ser armazenada com muitos detalhes em nosso cérebro, por isso que não nos esquecemos dos traumas que passamos ou das nossas conquistas.


Abaixo algumas regiões que compõem o Sistema Límbico:


Além do Sistema Límbico, que por estar diretamente relacionado a nossas emoções e sentimentos, tem papel importantíssimo em nossas vidas, gostaria de trazer novamente o conceito de Córtex Pré-frontal. Essa região, que está atrás da nossa testa, é a região onde fica nossa consciência, nosso eu, é a região que nos permite tomar decisões e escolher o que vamos fazer, como vamos reagir a determinada situação, é como se fosse a tomadora de decisões frente às emoções do Sistema Límbico, pois elas trabalham em conjunto. 

Nós temos o poder de escolha, a ligação entre Córtex Pré-frontal e Sistema Límbico é o que muitas vezes chamamos de inteligência emocional, pois nós temos o poder não de controlar nossas emoções, elas fazem parte da experiência humana, mas devido ao córtex pré-frontal, nós temos a capacidade de escolher como reagir às dificuldades em nossas vidas, desde Jesus e até antes dele isso já vem sendo falado: lembra daquela história de respirar, de contar até 10, antes de dar uma resposta? Seria como um tempo para o córtex pré-frontal pensar e calcular a melhor opção de resposta.

Utilizem dele, pensem antes de dar uma resposta, principalmente quando tudo isso envolve grandes emoções, nossa vida fica melhor com o desenvolvimento dessa habilidade.


O córtex pré-frontal:



Puxando o gancho com o córtex pré-frontal e com nossa imensa capacidade de tomar as rédeas da nossa vida, tomando nossas próprias decisões, entra o conceito de Plasticidade Neural. Enxerguem a plasticidade neural como a habilidade do nosso cérebro se moldar, se adaptar, de acordo com os estímulos e experiências que fornecemos a ele. É a plasticidade que permite que vocês consigam mudar qualquer hábito, mesmo aqueles que são péssimos para nossa saúde e para nossas vidas. Só depende de nós mesmos, mesmo que não seja fácil, é possível sim, a neurociência garante isso.

Outro ponto, é a plasticidade neural que me permite garantir a vocês que nossas possibilidades são infinitas, só depende de nós mesmos. Podemos aprender o que quisermos, fazer o que quisermos, precisamos apenas ter foco e acreditar no tempo do processo, lembrar que a sobriedade, que o desenvolvimento, envolvem tempo, paciência, mas que os frutos são os melhores possíveis. Afinal, todo esse esforço vale a pena pois estamos falando do nosso bem mais precioso, nossa vida!


Por fim, o conceito de Sistema de Recompensas. Nosso cérebro tem suas vias de prazer, que disparam quando nos alimentamos com algo muito gostoso, quando nos exercitamos, quando fazemos sexo, quando estamos em uma boa cia... Porém, essas vias são ativadas com maior intensidade por substâncias químicas, e pensem como fica o cérebro: com o uso de uma determinada substância, o cérebro tem seu sistema de recompensa muito ativado, mais do que o normal. Ele gosta, e consequentemente vai querer repetir aquilo, o que leva a um caminho muito perigoso que todos nós conhecemos - o caminho dos maus hábitos, dos vícios. Acontece? Acontece, com grande frequência.

Como mudar isso? Utilizando a tomada de decisão do córtex pré-frontal, escolhendo novos caminhos (um novo exercício, ou focar em um antigo, leitura, meditação, cuidar de plantas, de animais, as possibilidades são muitas). Escolhendo uma nova trilha a ser percorrida, persistam nela! Sei que no começo é mais difícil, mas com o tempo ela vai se tornando mais fácil e consegue inclusive substituir as trilhas e os vícios antigos, a plasticidade neural nos garante essa chance, nos dá essa possibilidade.

Acho que era isso pessoal!

Foi um prazer imenso poder participar e conversar com vocês ao longo desse mês sobre alguns tópicos que estudo dentro da Neurociência. Estarei sempre a disposição para o que precisarem! Contem comigo nessa jornada.

Lembrem-se, cada pequeno passo deve ser visto como uma grande vitória, cada degrauzinho importa e deve ser comemorado! Batam no peito a cada conquista, mesmo que seja levantar da cama em um dia difícil. 

Obrigado!


Para quem não leu as matérias anteriores:

http://plantandociencia.blogspot.com/2021/05/plantando-ciencia-e-escolha-poder-aula-1.html

http://plantandociencia.blogspot.com/2021/05/plantando-ciencia-e-escolha-poder.html

http://plantandociencia.blogspot.com/2021/05/plantando-ciencia-e-escolha-poder_18.html

Um comentário: